O Turismo LGBT de fato é dos que mais cresce e surpreendentemente movimenta o setor, ano após ano. Só para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa realizada em 2017 pela Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT), naquele ano o turismo como um todo cresceu 3,5%; enquanto o segmento de Turismo LGBT cresceu 11% no mesmo período.

E o Brasil, segundo dados do Fórum de Turismo LGBT, é o país latino com maior potencial neste segmento.

Fortaleza LGBT friendly

Uma das cidades mais queridas do público LGBT brasileiro sem dúvidas é a capital cearense, Fortaleza. A cidade possui muitos atrativos e estabelecimentos LGBT friendly.

De bares em bairros tradicionais como o Benfica e Aldeota, até museus, barracas de praia e pontos turísticos importantes como o Dragão do Mar, o que não faltam são lugares especiais na cidade onde a diversidade, além de respeitada, é celebrada.

Confira nossa lista com alguns desses espaços.

Dragão do Mar – um dos principais atrativos para roteiros do turismo LGBT

Inegavelmente um dos lugares mais abraçados pela comunidade LGBT local, bem como por visitantes que chegam à cidade, o Centro Dragão do Mar é um dos pontos de visita que mais celebram o respeito e igualdade entre as pessoas.

O centro cultural possui planetário, museus, café, praça, teatro e cinema. Esses últimos sempre exibindo peças e filmes de temática que abraçam a diversidade.

No entorno do Dragão há também atrativos quase que diariamente para esse público, visto que as casas de show estão sempre @s recebendo. As opções variam entre boates, casas de show e bares.

Dentre as boates destacam-se a Haus, a Level, a Viva Club e a Lancelot, por exemplo. Cada uma com programações diversas. A Level abriga a principal cena drag da cidade. A Haus é famosa pela música mais alternativa, o pop e o house.

Na lista de bares, o mais conhecido do complexo do Dragão é sem dúvidas o Chop do Bexiga, bar tradicionalíssimo e dos mais queridos de Fortaleza; Sempre com música ao vivo e o tradicional chop de vinho, carro chefe da casa. Vale muito a pena experimentar!

Similarmente o Órbita Bar também é um dos queridinhos na cena noturna da cidade, principalmente para os amantes de rock e música alternativa. Os LGBTs sempre marcam presença por aqui, já tendo o bar promovido inclusive festas temáticas especiais.

Calendário LBGT do Dragão

Ao passo que o Dragão é o principal centro cultural do estado, é também dos principais fomentadores de atividades acerca da diversidade.

O espaço está sempre aberto à exposições, eventos, mesas redondas, oficinas, shows, espetáculos de dança e teatro, enfim. Uma sobretudo variedade imensa de expressões artísticas ou iniciativas que dialogam com esse propósito.

É inclusive no Cinema do Dragão nossa primeira recomendação do calendário LGBT de Fortaleza. O For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual.

Trata-se de um evento anual que movimenta o Dragão e entorno. Com seus filmes, peças, espetáculos de dança, festas e oficinas voltadas para temática e público LGBT.

WhatsApp Image 2019 07 31 at 15.39.25 - Fortaleza LGBT friendly - Dicas de locais para visitar
For Rainbow (divulgação)

Outro evento importante do calendário LGBT de Fortaleza é o Curta o gênero, que já tem espaço cativo na cidade no cenário de discussões sobre sexualidade, gênero, feminismo e suas interseccionalidades.

São seis dias de mesa redonda, curtas, apresentações artísticas como o teatro e a dança, e a reunião de gente do Brasil todo discutindo esses temas.

Outro evento importante do calendário LGBT de Fortaleza é o Curta o gênero, que já tem espaço cativo no cenário de discussões sobre sexualidade, gênero, feminismo e suas interseccionalidades em Fortaleza. São seis dias de mesa redonda, curtas, apresentações artísticas como o teatro e a dança, e a reunião de gente do Brasil todo discutindo esses temas. 

O evento é realizado pela ong Fábrica de imagens e ocorre também de forma inteiramente gratuita, geralmente próximo à metade do ano e anualmente. O Curta o gênero ocupa diversos espaços como o próprio Dragão, a Caixa Cultural e o Centro Cultural Belchior.

Benfica – Fora do circuito do turismo LGBT, o tradicional bairro merece sua visita

Para viver a cultura LGBT de Fortaleza de maneira mais íntima e intensa, o Benfica é o lugar. Bairro universitário que abriga os centros de humanidade, o Benfica é boêmio e colorido em cada esquina. 

Decerto são diversas as opções LGBT friendly na região; muitas delas localizadas na famosa Avenida 13 de maio e outras em ruas menos conhecidas.

WhatsApp Image 2019 07 31 at 15.44.53 - Fortaleza LGBT friendly - Dicas de locais para visitar
Tertúlia Black na Rua Inst do Ceará, Benfica – Foto: Vós

Bares, restaurantes, livrarias e brechós, além de um shopping que leva o nome do bairro, fazem parte da lista de atrativos para se aproveitar por aqui.

Três espaços super conhecidos pelo público local são os bares The Lights, o Gato Preto e o Carnaúba Cultura.

The Lights e Gato Preto são vizinhos e juntam muita gente dos fins de noite até madrugada, principalmente nos finais de semana. A concentração de visitantes é quase maior do lado de fora do que mesmo no interior dos bares: muitos dos frequentadores se reúnem nos carrinhos de ambulantes e aproveitam os diversos sons locais.

A Carnaúba Cultural está sediada numa casinha já muito conhecida dos boêmios do Benfica. Anteriormente Casa Vândala, o local sempre chamou muitos jovens para as noites de Fortaleza.

Aqui a programação é mais light, sempre acabando por volta das 22h. Vale a pena chegar no finalsinho da tarde e curtir o espaço. Rola som, comidinha, bebida e oficinas no espaço, que é um dos points da galera mais alternativa da cidade.

Aliás outra característica dos “rolês” de Fortaleza é que os de rua fazem bastante sucesso. Além do Benfica, dá pra aproveitar esse tipo de programação na famosa Praia dos Crush (trecho da Praia de Iracema ocupado por pessoas em sua maioria LGBT) e ainda em alguns pontos do centro histórico da cidade.

Salão das Ilusões

O Salão das ilusões é em suma importantíssimo para o circuito e público alternativo da capital cearense, bem como espaço fundamental para as LGBTs. Aqui fomenta-se diversas linguagens artísticas assim como o consumo consciente e sustentável.

O espaço, que situa-se no centro de Fortaleza, recebe exposições, oficinas e é também ponto de discussões e reflexões importantes.

Confira Os melhores museus e espaços culturais de Fortaleza para você visitar

Nas dependências do espaço temos o famoso Brechó Arara e ainda o projeto Sala Vazia, mais um que fortalece as artes locais e a diversidade.

A Casa recebe ainda, artistas locais e até mesmo de outros países latinos. Vale a pena conhecer em sua passagem por Fortaleza, sem dúvida.

Bar Lions – Histórico e diverso

WhatsApp Image 2019 08 01 at 14.55.57 - Fortaleza LGBT friendly - Dicas de locais para visitar
Encontro de jovens no Bar Lions, Centro de Fortaleza – Foto: NULL (Jornal O Povo)

Outro point dessa galera em Fortaleza é o Bar Lions, no coração da cidade e instalado em um prédio histórico.

O Lions é um bar até comum, mas quando acontecem festas temáticas lá, e principalmente as LGBTs, se transforma! A praça inteira onde fica o bar, a Praça dos Leões, fica lotada de jovens dispostos a curtir até madrugada adentro. E assim são as festas locadas no bar, é ânimo que não acaba mais.

Essas festas, sem dúvidas, garantem um colorido especial e diferente as ruas do centro.

Praia de Iracema

A famosíssima Praia de Iracema é possivelmente o espaço mais democrático da cidade de Fortaleza, recebendo uma diversidade enorme de público todos os dias – o movimento aqui não para mesmo.

São muitas opções de barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, casas noturnas e muitos outros. 

Decerto todos os espaços da maravilhosa Praia de Iracema e seu calçadão são super recomendáveis para LGBTs e claro, demais públicos. Mas aqui vamos recomendar especificamente o trecho da Praia dos Crushs.

Anteriormente Praia do Lido, a praia foi rebatizada recentemente pelos jovens LGBTs, que sempre iam ao trecho para paquerar ou ficar curtindo a praia com os amigos.

O sucesso e adesão foi tão grande que hoje em dia, quem visita essa parte da praia nos finais de semana certamente vai encontrar as areias lotadas.

Outro espaço muito frequentado pelo público diverso de Fortaleza nas intermediações da Praia de Iracema é o Mambembe. O bar e restaurante é conhecido por sempre juntar pessoas LGBTs com suas programações alternativas e moderninhas.

Uma das noites mais esperadas é quando o bar recebe o Cabaré d’As Travestidas . Importante coletivo de artistas transformistas e ativistas que a muitos anos movimentam a cena do teatro e das noites locais. As meninas produziram peças como Br Trans e Quem tem medo de travesti? ambas de repercussão nacional e internacional.

Coletivo As Travestidas - Turismo LGBT em Fortaleza
Coletivo As Travestidas (Divulgação)

O Mambembe conta ainda com programação diversa, dependendo muito do dia e do que estiver rolando pela cidade. Tem festas temáticas de música latina, flash back, rock, música brasileira dentre outras.

Praia do Futuro

Semelhantemente, a Praia do Futuro é um point de todo e qualquer turista que vem a Fortaleza. Esta é a principal praia para banho na capital e o movimento é grande, principalmente de manhã e à tarde.

Mas engana-se quem achar que o burburinho se encerra com o cair do sol: à noite o movimento acontece nas barracas da praia, algumas com calendário fixo de festas e eventos especiais para os frequentadores.

A barraca lgbt friendly mais tradicional da praia é a Cabumba, que além de ser um excelente espaço para aproveitar o dia, ainda conta com pratos e drinks deliciosos, vale conhecer.

Igualmente outras ótimas opções são a Órbita Blue, a Crocobeach, a Santa Praia e o Chico do Caranguejo, por exemplo.

Parque do Cocó

Para quem gosta de uma vibe mais tranquila, o Parque Ecológico do Cocó é mesmo a melhor opção. É possível andar de bike, fazer as trilhas do parque, praticar atividades físicas ou simplesmente curtir um piquenique com os amigos.

No anfiteatro do parque eventualmente rolam shows musicais e eventos como o Ecléticos Livre Festival. O festival foca em artistas independentes locais e nacionais e reúne muita gente no parque com sua programação gratuita. O evento também ocorre anualmente.

O Cocó também recebe uma gama de público e as LGBTs sempre estão ocupando esse espaço. O Parque, que é a maior área verde da cidade, é bem agradável e muito tranquilo. Ideal para relaxar e aproveitar de maneira mais calma o que Fortaleza tem a oferecer.


Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)