Trancoso é um dos mais famosos distritos de Porto Seguro, situado no litoral sul da Bahia. O destino, assim como muitos outros dessa região do estado, é ideal para curtir sem pressa. Sendo assim, se você está buscando exatamente um lugar para curtir a natureza e relaxar, aqui é o ideal!

Quem nunca ouviu falar do Quadrado, uma das praças mais charmosas do Brasil, com suas casinhas coloridas e uma belíssima igreja. O passeio em Trancoso começa por aqui, mas pode estender-se até o vilarejo de Caraíva ou à Ponta do Corumbá. Dessa forma, um único dia não é suficiente para aproveitar todos os atrativos do charmoso vilarejo.

As praias de Trancoso são igualmente maravilhosas. E algumas delas estão acessíveis depois de uma curta caminhada, o que torna os passeios ainda mais agradáveis.

Nesse post você confere alguma dicas bem legais sobre o que fazer em Trancoso e os principais atrativos da região.

O que fazer em Trancoso: Porto Seguro – Bahia

Porto Seguro costuma ser a principal cidade para quem planeja um roteiro pelas praias do litoral sul da Bahia. Mas alguns distritos, como Trancoso por exemplo, também são excelentes lugares para você fixar-se e explorar mais a região.

Além da excelente infraestrutura e charme do Quadrado, as praias de Trancoso também são imperdíveis, além de oferecer passeios ecológicos e excelente gastronomia.

Quadrado – O charme de Trancoso

O Quadrado é o lugar que mais representa Trancoso e toda sua história, não só turisticamente. Fundada em 1586, Trancoso, originalmente uma aldeia jesuíta chamada de São João Batista dos índios, era composto por 50 casas e 500 habitantes, todos índios.

Mais tarde, o lugar ganhou a graça dos hippies que logo ocuparam algumas casas vazias do Quadrado. Em 1982 chega a eletricidade e na década de 90, finalmente os turistas.

Ao circular pelo Quadrado é bem provável que sua impressão seja exatamente essa: que o lugar ainda é apenas um conjunto de casas, com seus moradores fazendo coisas comuns como jogar bola na rua, andar de bicicleta ou conversar na pracinha. E talvez esteja aí o maior charme desse lugar: sua simplicidade e múltiplas histórias contadas ao longo dos séculos.

Casas do Quadrado, em Trancoso - Bahia. O que fazer em Trancoso
As casas coloridas no Quadrado em Trancoso formam um cenário cinematográfico. Foto: Melhores Destinos

Assim como quase todos os pequenos vilarejos do Brasil, no Quadrado há uma pequena igreja chamada de Igreja São João Batista, construída ainda no século 18.

O que fazer em Trancoso? Igreja de São João Batista, no Quadrado - Trancoso.
Igreja de São João Batista, situada no Quadrado de Trancoso. Foto: Ministério do Turismo

Cair de amores pelo Quadrado é comum, especialmente depois do anoitecer, quando os charmosos restaurantes sob as árvores ganham luz especial e se tornam perfeitos para um jantar romântico.

Restaurantes do Quadrado, Trancoso - Bahia
Os charmosos restaurantes do Quadrado oferecem uma experiência gastronômica incomparável. Foto: Melhores Destinos

Praias de Trancoso

As praias são os principais atrativos de Trancoso. Não há como negar! Cada uma delas com cenários especiais, que variam entre as belíssimas falésias, mas transparente, piscinas naturais, vastos coqueirais e longas faixas de areia, quase sempre desertas, para você caminhar.

As mais movimentadas são a Praia dos Nativos, e a Praia dos Coqueiros, localizadas próximo ao Quadrado.

Praia dos Nativos

Praias de Trancoso - Praia dos Nativos.
A Praia dos Nativos é uma das mais visitadas pelos turistas em Trancoso. Foto: Ministério do Turismo

A Praia dos Nativos é marcada por uma boa mistura entre o popular e refinado. Onde quiosques mais simples dividem espaço com pousadas superelesgantes e festas mais badaladas. Por aqui existem diversas opções de refeições à beira-mar e também ofertas de hospedagens mais próximas ao mar, o que não é comum nas praias de Trancoso.

O cenário mais marcante dessa praia talvez seja o encontro do rio com o mar; que forma uma deliciosa piscina de água doce que a ajuda refrescar o corpo e a mente.

Praia dos Coqueiros

Praias de Trancoso. Praia dos Coqueiros: Trancoso, Bahia.
Praia dos Coqueiros: Trancoso, Bahia. Foto: Ministério do Turismo

A Praia dos Coqueiros é uma das prediletas dos visitantes. Também conta vários quiosques deliciosos e cantinhos sossegados para quem deseja uma praia praticamente deserta. É possível chegar até aqui com uma caminhada de apenas dez minutos a partir do Quadrado, mas existem outras opções como carro, mototáxi, bike, quadriciclo… Não dá pra deixar de visitar!

O mar na Praia dos Coqueiros sofre grande influência da maré. A depender do horário, está bem raso e calmo, como uma grande piscina. Já na maré alta, a água pode chegar até os quiosques. Aliás, se você não abre mão de infraestrutura, gastronomia mais elaborada e música, fique nos primeiros quiosques da praia. Quem prefere curtir a sensação de sossego deve seguir para a direita da Praia dos Coqueiros.

Praia do Rio da Barra

Mais isolada e portando, ideal para quem está fugindo do agito e badalação, a Praia do Rio da Barra é um verdadeiro paraíso entre as Praias de Trancoso.

Localizada entre a Praia dos Nativos e a Praia de Taípe (em Arraial d’Ajuda), Rio da Barra é cercada por lindas falésias em tons de bege, rosa, vermelho e ocre. Tem faixa de areia é bem longa, clarinha e fina. O que certamente a torna um convite mais que irrecusável para boas caminhadas. Já o mar, na maré baixa, conta com deliciosas piscinas naturais e, de quebra, a foz do Rio da Barra com água doce para os visitantes.

A infraestutura local é quase inexistente, o que há torna realmente quase deserta. Mas Rio da Barra está no meio do percurso entre Trancoso e Arraial d’Ajuda, passeio comum entre os turistas que curtem caminhadas à beira-mar. Vez ou outra, poderá passar por você algum viajante em caminhada.

Praia de Taípe

Praia de Taípe: Arraial d'Ájuda, Bahia
Praia de Taípe: Arraial d’ajuda, Bahia. Foto: Ministério do Turismo

Oficialmente, a Praia de Taípe faz parte de Arraial d’Ajuda, mas por conta de sua proximidade com Trancoso, é até difícil dizer onde esse praia começa e onde termina. Mas claro, o fato que nos interessa aqui é que Taípe é igualmente charmosa e repleta de atrativos naturais que valem muito a visita.

Taípe é marcada por lindas falésias de diversos tons, algumas com quase cinqüenta metros de altura. A vegetação é nativa e cercada por coqueiros. A faixa de areia é bem longa, com o mar variando seus tons entre o verde e azul. Impossível não se apaixonar!

Embora seja mais deserta, você encontrará alguns quiosques na Praia de Taípe. Aproveite para deitar-se nas redes armadas para apreciar o mar enquanto aproveita uma água de cocó. Parece um sonho não é mesmo?

praia de taipe - Trancoso: o que fazer nesse paraíso do litoral sul baiano

Praia Barra do Rio dos Frades

Localizada em uma região de proteção ambiental, a Praia da Barra do Rio dos Frades tem um visual bem diferente se comparada com outras praias de Trancoso. O encontro do Rio dos Frades com o mar é marcado por um lindo manguezal, tornando o local ainda mais especial. Dá pra escolher entre um banho de água doce ou salgada.

Chegar ao Rio dos Frades é que não é tarefa simples. O acesso ao local só é possível de quadriciclo ou a pé. O ideal é fazer o passeio na maré baixa, para ser mais fácil atravessar o rio e chegar à praia, principalmente para quem faz o percurso de quadriciclo.

Praia do Espelho

A Praia do Espelho é outra que figura no topo das praias favoritas dos turistas. As famosas piscinas naturais dessa praia são o desejo da maioria dos visitantes. O cenário local é cinematográfico. Tem falésias em tons de rosa, bege e ocre, além de intensos coqueirais e o rio que desemboca no mar.

Para visitar as piscinas naturais é preciso visitar o local na maré baixa, preferencialmente nas luas nova e cheia, quando a maré tem maior variação e as piscinas ficam ainda mais bonitas.

O Litoral Sul da Bahia é repleto de vilarejos e cidades que valem uma parada. Entre os mais próximos, estão Arraial d’Ajuda, Corumbau e Caraíva.

Conheça os vilarejos da região – Arraial d’Ajuda, Corumbau e Caraíva.

Vilarejo de Caraíva, Porto Seguro - Bahia
O pequeno Vilarejo de Caraíva também encanta com suas casas coloridas e clima bucólico. Foto: Melhores Destinos

Os três oferecem praias maravilhosas, mas o clima é bem diferente em cada uma delas. Arraial é bem povoada, cheia de turistas e garante a animação. Já Caraíva preza por um clima mais rústico e com ares charmosos, onde a vida do turista anda em ritmo desacelerado entre o rio e o mar. Corumbau, entre os três, é o que tem mais cara de vila tradicional de pescador, onde ainda há pouca influência do turismo. 

Faça compras no Quadrado e nas lojas de artesanato da região

Não dá pra vir ao litoral baiano e não levar algum objeto especial como lembrança. Além de claro, as muitas fotos que você com certeza vai fazer em todos os lugares. As decorações das pousadas e restaurantes; almofadas com motivos da igrejinha; bem como os artesanatos de todas as cores, estão à venda nas lojas do Quadrado. Visite algumas delas e não deixe de levar um pedaço de Trancoso para decorar sua casa. Quem prefere roupas e acessórios pode encontrar diversas lojinhas, algumas com peças assinadas por estilistas famosos. Mas também dá pra aproveitar aquelas comprinhas básicas que agradam a todos.




Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)