Já pensou em fazer compras em sua viagem internacional e receber parte do dinheiro de volta? Parece bom demais para ser verdade, mas é exatamente assim que funciona o Tax Free, prática comum em diversos países para você economizar em suas próximas viagens.

O que é Tax Free ?

Toda vez que você faz uma compra no exterior, assim como acontece no Brasil, você paga impostos embutidos no valor total do produto. Alguns países entendem que não é justo turistas pagarem por impostos que serão revertidos para benefícios da população local; por isso devolvem parte desse valor.

Basicamente, o Tax Free é um programa de reembolso de impostos pagos por turistas durante suas compras naquele destino. O valor a ser devolvido varia de cada país, mas pode chegar a 25%.

Quais países adotam o Tax Free ?

O Tax Free é praticado em toda a União Europeia (incluindo Reuno Unido), e países como Argentina, Austrália, Japão, Irlanda, Marrocos, México, Suíça, Uruguai, entre outros.

Nos Estados Unidos, poucos estados adotam o Tax Free para os seus visitantes. Mas em estados como Louisiana e Texas você terá direito ao reembolso.

Como solicitar o Tax Free?

O processo de solicitação de reembolso no Tax Free é bem simples, basta seguir esses três passos:

1 – Primeiro confira se a loja em que pretende comprar é participante ou não do Tax Free. Você pode consultar essa informação nos sites das empresas que fazem o reembolso, como a Global Blue e a Planet Payment. Outra maneira é verificando direto com o funcionário da loja, eles saberão explicar como solicitar o reembolso.

2 – Na hora de pagar, solicite o formulário do Tax Free e os recibos de compra. Esteja com seu passaporte em mãos e cartão de crédito internacional, confirmando que você é estrangeiro. O formulário deve ser preenchido e carimbado pela loja, e deve incluir ainda a indicação da forma de reembolso: em dinheiro ou como estorno no cartão.

3 – Guarde todos os recibos e notas fiscais junto ao formulário.

Como receber o reembolso do Tax Free

1- O reembolso deve ser requisitado no aeroporto de embarque para o Brasil. Se estiver fazendo um tour pela Europa, por exemplo, a solicitação deve ser feita quando estiver saindo do destino final.

2 – Assim que chegar ao Aeroporto, procure pelo guichê de Tax Refund. Apresente seu passaporte, recibos de compras e o formulário que você solicitou na loja. Nesse momento, possa ser que você precise apresentar os produtos adquiridos. Por isso, a dica é guardar as compras na mesma mala. Evite também despachar a bagagem antes desse processo.

3 – Depois disso você receberá um carimbo de validação e será encaminhado ao guichê da empresa que realiza o reembolso. Se não tiver tempo para fazer isso, você poderá enviar depois pelo correio seu formulário carimbado e notas e será reembolsado via cartão de crédito.

4 – No guichê, o pagamento do reembolso será efetuado de acordo com a opção escolhida na hora da compra e conforme indicado no formulário.

  • Via cartão de crédito (com prazo em geral de 30 dias);
  • Em espécie (pode haver taxação de serviço).

Aproveite as compras

Depois de entender tudo sobre como funciona o Tax free e como ele pode te ajudar a economizar, hora de ir as compras e aproveitar muito.


Esse conteúdo faz parte de uma série de publicações com dicas e informações práticas para ajudar a organizar sua viagem. Confira as publicações anteriores.

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)