Localizado no litoral norte de Alagoas, a cerca de 100 km de Maceió, o município de São Miguel dos Milagres é um daqueles destinos que ainda preservam a simplicidade e o ritmo de vida pacato. A população do vilarejo não chega aos 8 mil habitantes.

Contrastando com Maragogi, um dos destinos mais procurados da região, São Miguel, junto com Porto das Pedras e Passo de Camaragibe,ainda são localidades em crescimento e que aos poucos vão entrando no roteiro dos turistas.

Esses três municípios ficam dentro da Área de preservação ambiental (APA) Costa dos Corais, abrigando a segunda maior barreira de corais do mundo, que se estende no litoral norte de Alagoas, desde Paripueira até Maragogi.

Por não ter estrutura para receber o turismo de massa, São Miguel dos Milagres tem como charme a mais uma atividade turística ainda mansa. Por conseguinte, as visitas a este paraíso tornam-se ainda mais especiais, pois há aquele gostinho de exclusividade.

A região é repleta de praias paradisíacas e piscinas naturais, algumas delas ainda quase intocadas. Perfeitas para quem busca descanso e contato com a natureza no mesmo lugar.

Costa dos Corais

Para quem gosta de lista, são 10 praias entre Barra do Camaragibe e Porto das Pedras. Conheça em detalhes cada uma delas.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres – Costa dos Corais

A hotelaria da região é no geral muito aconchegante e com preços mais elevados que muitos destinos do litoral nordestino. Há vários estabelecimentos pé na areia e alguns em lugares praticamente sem movimento, o que é perfeito para quem está realmente a procura de tranquilidade.

São Miguel é o município com mais opções de onde ficar por toda a rota. Sendo assim, grande parte dos turistas que visitam a região optam por hospedar-se por aqui.

Dica importante: muitos estabelecimentos, por serem voltados para viagens em casal, não aceitam crianças ou menores de 16 anos. É sempre bom verificar antes de reservar. 

Quando ir

A alta estação na região da Costa dos Corais é no verão, período em que os preços costumam ser ainda mais elevados. O ideal é reservar tudo com antecedência.

A temporada de chuvas é entre maio e julho.

1. Barra do Camaragibe

3879730658 58d1fa21bc o - São Miguel dos Milagres Alagoas -  Conheça a Costa dos Corais
Praia Barra do Camaragipe- Foto: Jon Lins @maceioalagoas

No sentido Norte/Sul a primeira praia é Barra do Camaragibe, uma pequena vila de pescadores emoldurada por cenários com praias de águas cristalinas e mornas, areias fininhas, mangues e as mais belas piscinas naturais da região.

A faixa de areia da praia é bem larga, o que a torna super convidativa para boas caminhadas no começo da manhã ou ao fim da tarde. Durante o dia, aproveite para refrescar-se no mar de águas translúcidas ou simplesmente arme uma rede entre os coqueirais e observe o tempo passar.

Barra de Camaragibe 2 - São Miguel dos Milagres Alagoas -  Conheça a Costa dos Corais
Praia Barra do Camaragipe- Foto: Jon Lins @maceioalagoas

Parece inspirador, não é mesmo? E na verdade, é! Inspirador e extremamente revigorante.

O encontro do Rio Camaragibe com o mar é outro cenário incrível da região, sendo quase obrigatória uma visita por aqui. Não deixe de conferir! 

2. Praia do Marceneiro

507710249 XG - São Miguel dos Milagres Alagoas -  Conheça a Costa dos Corais
Praia do Marceneiro – Foto: Férias Brasil

Com acesso asfaltado, a Praia do Marceneiro é mais uma das praias calmas e com pouca movimentação na região.

Por aqui dão as caras os primeiros arrecifes de corais, formando piscinas naturais que são um atrativo inesquecível de Marceneiro.

Além de curtir banhos extremamente relaxantes, é possível ainda encontrar peixinhos e caranguejos e até inesperadamente peixes-bois, considerados os donos nessa região.

A Praia conta com estrutura tímida, ainda como poucas barracas que oferecem bebidas, petiscos e sombreiros para você aproveitar o dia inteiro relaxando.

3. Praia do Riacho

Semelhantemente às praias da região a do Riacho encanta pela cor de seu mar verde esmeralda.

Suas águas também são super tranquilas, e por aqui é possível testemunhar outro encontro do rio com o mar. Dessa vez com o riacho que dá nome à praia.

Na maré baixa é possível ver muitos corais nas piscininhas que se formam na praia, o que costuma atrair diversos mergulhadores para a região.

Aqui a infraestrutura turística também é bem limitada. Portanto é recomendável que se acesse a praia preparado com água, chapéu e outros itens para bem-estar próprio.

Durante a visita, aproveite para passear pela pequena vila de pescadores e se encantar com o estilo de vida simples e feliz das pessoas que vivem por aqui.

Ah, e nós super recomendamos tirar um tempinho para esticar as pernas nas redes que ficam armadas na beira mar e simplesmente apreciar o maravilhoso trabalho da natureza.

4. São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres - Maragogi.
São Miguel dos Milagres. Foto: Givaldo Turismo
39714561750 b70bc5de42 k 1 1024x710 - São Miguel dos Milagres Alagoas -  Conheça a Costa dos Corais
Praia do Patacho – São Miguel dos Milagres

Preservando-se como um sossegado vilarejo de pescadores, São Miguel dos Milagres é o carro chefe da região da Rota Ecológica.

Com poucas diferenças entre as praias do município, Milagres destaca-se justamente por possuir uma infraestrutura turística maior. As pousadas, em sua maioria de charme, são um atrativo a mais, com estrutura aconchegante e pé na areia.

No centro do Vilarejo há muitas casas, mercadinhos e alguns outros comércios. O que é uma excelente estrutura se comparado com outros municípios da rota.

Ademais há restaurantes pelo vilarejo para quem desejar ter outras experiências. O forte da região são os frutos do mar, entre eles polvo, caranguejo e camarão.

Os mariscos são fresquinhos, já que a região vive também da pesca e degustá-los com a vista paradisíaca da localidade é extremamente prazeroso. 

Quem optar por hospedar-se em São Miguel, o que naturalmente é o mais indicado, poderá curtir boas caminhadas pelas praias quase sempre desertas, passeios de jangadas até as piscinas naturais, mergulhos e passeios ecológicos.

Quem não perde uma boa aventura poderá contratar ainda, passeios de buggy pelo litoral de São Miguel, passando pelo Mirante da cidade e o túnel verde, estradinha cercada por coqueirais e outras plantas que é um charme só.

39714555490 97bef18ed0 k 1024x683 - São Miguel dos Milagres Alagoas -  Conheça a Costa dos Corais
São Miguel dos Milagres – Foto: Ministério do Turismo

6. Porto da Rua

Praia do Toque  1024x683 - São Miguel dos Milagres Alagoas -  Conheça a Costa dos Corais
Praia do Toque – São Miguel dos Milagres

Tão calmas que mais parecem uma enorme lagoa. É assim que podemos definir as águas do mar de Porto da Rua, considerada uma das praias mais movimentadas da Costa dos Corais.

Colada ao vilarejo de Porto da Rua, a estrutura local é uma das melhores, assim como São Miguel dos Milagres. 

Bares, restaurantes e algumas barracas servem como suporte para quem deseja passar um dia inteiro por aqui. 

Há também mercadinhos, lojas de conveniência e farmácia próximos. Por ser ao lado da vila Porto da Rua, a praia é um pouco mais povoada, mas nada que destoa muito da calmaria da reservada região.

A praia possui ainda um mirante que torna-se excelente opção para você curtir o pôr do sol. Não deixe de conferir!

Outra dica é aproveitar esse momento em um restaurante ou bar, que ficam nos pés ou quintal da praia. Excelentes para relaxar e contemplar a vista enquanto degusta os maravilhosos mariscos da localidade.

7. Tatuamunha + Santuário do Peixe-boi

A Praia de Tatuamanha é um dos lugares mais lindos e preservados de toda a Rota dos Corais.

Abrigando áreas de mangue, o encontro do rio com o mar, trilhas ecológicas e trechos de mata atlântica, o local parece ainda intocável. O que na verdade é um dos seus grandes diferenciais.

A parte da praia onde ocorre o deságue do rio no mar, conhecido como Boca do Rio, é um verdadeiro santuário ecológico de onde é possível fazer lindos passeios de barco.

Esse é o principal local de morada do Peixe-boi, espécie que infelizmente encontra-se ameaçado de extinção. Há pouquíssimos deles pela costa brasileira (aproximadamente 500 animais).

60ea80 3b756e278a5d486db42c106db537acbc - São Miguel dos Milagres Alagoas -  Conheça a Costa dos Corais
O peixe-boi é uma das principais espécies encontradas na Rota dos Corais

Como funciona o passeio

Seguindo por uma trilha que corta um manguezal, chegamos ao ponto de partida. Lá então pegamos o barco que nos levará ao santuário. Por ser um lugar de preservação, o santuário recebe por dia somente 70 visitantes. Recomendamos reservar antes o passeio, de preferência em sua pousada. Elas geralmente tem esse contato e conseguem fazer a reserva.

Os peixe-boi, dóceis e simpáticos que são, geralmente se aproximam e exibem-se para os  turistas, sem precisar de muito esforço. Porém é proibido tocar nos bichinhos, somente fotos são permitidas. Este passeio dura em média uma hora e custa R$ 40,00 por pessoa. 

Coladinho com a praia, o pequeno vilarejo local possui muitos casarões antigos que ajudam a contar a história desse rico lugar. 

8. Praia de Lajes

casa bicicleta - São Miguel dos Milagres Alagoas -  Conheça a Costa dos Corais
Praia de Lajes – São Miguel dos Milagres – Foto: Márcio no Mundo

Entre a Praia de Tatuamunha e Praia do Patacho, Laje é conhecida por ser rodeada de coqueirais e por ser das mais queridas da rota. A Praia é das mais extensas da região, mas ainda segue o padrão de serenidade das demais.

Um dos seus principais atrativos são os passeios de jangada; que oferecem além de uma visão particular da praia, uma divertida experiência de pescaria onde ao final, o pescado é servido ainda na jangada para o turista.

Experiência que sem dúvidas vai deixar boas lembranças e na sabores na memória.


Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)