O ato de comer, além de essencial para nossa sobrevivência, é também uma experiência sensorial importantíssima – e é exatamente essa experiência que os roteiros gastronômicos oferecem.

A comida carrega consigo memórias – seja de um momento especial, uma pessoa importante ou de um local; analogamente, os roteiros gastronômicos oferecem além dessa possibilidade, uma imersão na cultura local, misturando cores, cheiros e sabores.

Em Fortaleza, decerto, um roteiro gastrônomico oferece uma viagem pelos mais variados sabores: dos frutos do mar, passando pelo cuscuz e a carne de sol até a deliciosa tapioca de coco.

De fato, é difícil resistir as delícias da cozinha cearense!

Confira nossa lista com 5 lugares imperdíveis para você se deliciar com os melhores pratos regionais em Fortaleza.

Onde comer em Fortaleza

1. Centro das Tapioqueiras

Quem vem ao Ceará não pode deixar de comer, ao menos uma vez, uma boa tapioca, iguaria indispensável no café da manhã por aqui.

O Centro das Tapioqueiras, localizado na Av. Washington Soares, é o local perfeito para isso. Embora mais afastado dos tradicionais bairros turísticos, vale a pena reservar uma manhã para visitar o local e deliciar-se com a tradicional tapioca servida com leite de coco.

Quem prefere outros sabores, em contrapartida terá à sua disposição um cardápio com mais de 60 combinações, entre doces e salgadas, servidas com um bom cafézinho ou cajuína, bebida tradicional do Ceará.

Visitar o centro é uma excelente pedida para fazer um café da manhã caprichado ou um lanche no final da tarde. Os preços são bons; portanto, é indicado para quem deseja fazer uma refeição sem gastar muito.

Centro das Tapioqueiras Fortaleza cardapio - Roteiro Gastronômico: os melhores lugares para descobrir a culinária cearense
Centro das Tapioqueiras de Fortaleza. Foto:

Onde? Av. Washington Soares, 10125, Messejana – Fortaleza.

2. Restaurante Lá na Roça

Pirão, macaxeira frita, galinha caipirinha, panela e buxada… se você sequer ouviu falar nesses pratos, então precisa conhecer o Lá na Roça, um dos melhores locais para comer comida cearense.

Almoçar aqui é realmente uma experiência. Mesas de madeira, luminárias de cipó e algumas redes fazem a decoração do local; tudo com o intuito de nos transportar para aquelas casinhas tradicionais do interior.

De segunda a domingo o bufê do restaurante inclui mais de 50 receitas nordestinas como arroz de leite, carne do sol, carneiro cozido, baião de dois, panelada, buchada e sarapatel.

Depois de provar tantas delicias certamente você vai querer deitar numa rede!

Vós Comidas Regionais Lá na Roça sarapatel 40 1024x682 - Roteiro Gastronômico: os melhores lugares para descobrir a culinária cearense
A comida regional cearense sem dúvidas vai te deixar com água na boca. Foto: VÓS

Onde? Av. Eusébio de Queiroz, 4425 – Centro, Eusébio.

Funcionamento: Café da Manhã – Terça a Domingo, das 08h às 11h; Self-Serviçe – Terça a Sexta, das 11h30 às 14h00; Sábados, Domingos e Feriados, das 11h30 às 15h.

3. Kina do Feijão Verde

O Feijão Verde é um dos principais ingredientes da cozinha cearense, afinal, essa iguaria é a base para deliciosos pratos que você só encontra por aqui.

40970474051 1af1ed7908 k 1024x683 - Roteiro Gastronômico: os melhores lugares para descobrir a culinária cearense
O feijão verde é um dos principais ingredientes da culinária cearense. Foto: Ministério do Turismo

No Kina do Feijão Verde ele é servido em diversas combinações; mas se você quer degustar esse prato da maneira mais cearense possível, a pedida é o feijão verde com queijo coalho, nata e creme de leite.

Há outras opções como carne de sol servida com baião de dois e batata frita, petisco de frango servido com molho especial à base de uva e outras delicias regionais. baião de dois com batata frita

Vós Comidas Regionais Kina do feião verde 98 1024x925 - Roteiro Gastronômico: os melhores lugares para descobrir a culinária cearense
Pratos tradicionais da culinária cearense. Foto: VÓS

Onde? Rua João Cordeiro, 1697 – Aldeota, Fortaleza

Funcionamento: Terça a Quinta e Sábado, das 10h às 23h30; Sexta, das 10h às 00h30; Domingo, das 10h às 20h.

4. Chico do Caranguejo

Inegavelmente, os frutos do mar são uma excelente pedida para você “forrar o buxo” em sua viagem por Fortaleza.

Assim sendo, todo cearense que se preza não perde a famosa “caraguejada”, noite que virou mais que tradicional na cena gastronômica da cidade.

Um dos locais mais tradicionais em Fortaleza para você se deliciar com essa iguaria é na Barraca Chico do Caranguejo, na Praia do Futuro.

A tradição da casa já vem desde 1987, e o Chico do Caranguejo é mais que referência em Fortaleza, não só para quem aprecia essa iguaria, mas também para quem procura por um lugar com atendimento de qualidade e excelente estrutura.

Quinta do Caranguejo em Fortaleza, uma tradição da cidade.
Quinta do Caranguejo em Fortaleza, uma tradição da cidade. Foto: Chico do Caranguejo

Onde? Av. Zezé Diogo, 4945 – Praia do Futuro, Fortaleza.

5. Cantinho do Frango

Outro local que não faz feio quando o assunto é comida regional é o Cantinho do Frango.

A casa funciona desde 1994, resgatando sabores tradicionais da cozinha cearense. Dentre os principais pratos estão a tilápia sem espinhas, o frango desossado, entre outras delicias.

No menu de guarnições, torresmos, pirão de ovos com queijo, além de pratos clássicos como feijoada, carneiro cozido com pirão e panelada.

Outra delicia servida no Cantinho do Frango é a tradicional cachaça, não só a cearense, mas também de outras 300 marcas de todas as regiões do país.

Com o intuito de aproximar e fortalecer os laços da cultura nordestina, projetos musicais e encontro de amigos também fazem parte dos atrativos da casa, que vão além de sua deliciosa comida.

Vós Comidas Regionais Cantinho Do Frango Feijoada 7 1024x683 - Roteiro Gastronômico: os melhores lugares para descobrir a culinária cearense
Pratos regionais servidos no Cantinho do Frango. Foto: VÓS

Onde? Rua Torres Câmara, 71, Aldeota – Fortaleza.

Funcionamento: Segunda a quinta, das 10h às 16h; Sexta, das 10h às 22h30; Sábados e Domingos, das 09h às 19h.


Depois de “encher o buxo” com tanta comida deliciosa, é hora de descobrir os melhores passeios e pontos turísticos para você aproveitar em Fortaleza – de dia ou à noite.

Confira nossas publicações especiais sobre a capital mais arretada do Brasil.

    Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)