Encontrar uma boa promoção na hora de comprar a passagem aérea é ótimo – mas nem sempre isso acontece.

Na realidade, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o preço médio das passagens aéreas no Brasil subiu 30,9% só de abril do ano passado para este.

Entretanto, os programas de fidelidade podem ajudar – e muito – na hora de garantir a passagem para o seu próximo destino.

Abaixo nós explicamos como eles funcionam e quais os principais programas existentes aqui no Brasil.

1. O que são programas de fidelidade/milhagem

Programas de fidelidade ou milhagem, são uma maneira de gerar fidelização entre uma companhia área e seus clientes.

Ao se cadastrar em um desses programas, o cliente passa a acumular milhas aéreas ou pontos sempre que voar com aquela companhia ou comprar produtos e serviços de lojas parceiras.

Ao alcançar uma determinada quantidade de milhas, o cliente poderá trocá-las para emitir uma nova passagem aérea em trechos nacionais e internacionais.

2. Como acumular milhas

milhas aéreas são perfeitas para você economizar na hora de viajar
Foto de Sourav Mishra da Pexels

Como citamos anteriormente, para acumular milhas é preciso basicamente voar com a companhia aérea que você escolheu ou contratar produtos e serviços em sites e lojas parceiras do programa de pontos.

Mas existem outras formas bem práticas para te ajudar a conseguir mais pontos.

Cartão de crédito – o cartão de crédito é uma das formas mais tradicionais de acumular pontos ou milhas.

O diferencial aqui é que ao invés de pontuar no programa da companhia aérea, com o cartão de crédito você acumula pontos que poderão ser convertidos posteriormente em milhas aéreas.

Alguns já convertem as compras diretamente, logo após o pagamento da sua fatura, e as próprias companhias oferecem cartões de crédito com suas marcas.

Parcerias entre as companhias aéreas – Você pode se inscrever em mais de um programa, mas lembre-se: é preciso acumular pontuação suficiente para trocar por passagens em cada programa.

A parceria entre algumas companhias permite acumular milhas em um determinado programa voando com outra companhia aérea. O que te dá mais opções na hora de escolher o bilhete mais em conta.

Gerencie suas contas e avalie se o ideal é concentrar suas viagens em uma única companhia ou aliança.

Produtos e serviços – Hoje em dia dá pra acumular pontos ou milhas em praticamente todos os lugares – desde postos de combustíveis, livrarias, lojas virtuais, operadoras de telefonia, seguros e até mesmo usando aplicativos de transportes.

Na maior parte desses estabelecimentos basta informar o CPF ou cartão fidelidade que as compras já valem para pontuação. Para saber em quais estabelecimentos você pode pontuar, é só consultar o site do seu programa de fidelidade.

3. Benefícios dos programas de milhagem

cartão fidelidade dos programas de pontos oferecem vantagem exclusivas
Foto de Negative Space da Pexels

Além de permitir trocar milhas (pontos) por passagens aéreas, ter um cartão fidelidade com a sua companhia aérea garante outros mimos na hora de viajar.

Confira alguns deles –

  • Check-in/ Embarque prioritário
  • Franquia de bagagem gratuita
  • Acesso a sala VIPs nos aeroportos
  • Antecipação gratuita de voos/ remarcação
  • Prioridade no recebimento da bagagem na esteira
  • Tarifas especiais/ Upgrades de voos
  • Atendimento personalizado

Para ter acesso a esses benefícios, cada programa possui categorias de fidelização diferentes. Quanto mais voar com aquela companhia aérea, mais benefícios.

4. Principais programas de milhagem nacionais

No Brasil existem 4 principais programas de milhagem. Abaixo nós contamos um pouco sobre cada um deles.

Smiles – Gol Linhas Aéreas

Ao voar Gol você poderá acumular milhas Smiles. O programa é um dos mais conhecidos do Brasil e conta com outras companhias áreas parceiras como Delta, Air France e KLM.

O Smiles conta com diversos parceiros e tem promoções recorrentes para emissão de bilhetes; além de permitir juntar milhas + dinheiro para garantir a passagem.

Latam fidelidade – Latam

O Latam fidelidade é um dos programas de pontos com maior rede de parceiros. São cerca de 27 companhias aéreas diferentes para acumular milhas.

O programa permite acúmulo e conversão de pontos na rede multiplus, considerada uma das maiores redes de fidelização do país.

Assim como o Smiles, o programa oferece a opção de realizar uma assinatura onde o cliente paga um valor mensal para acumular mais milhas.

Tudo Azul – Azul Linhas Aéreas

O Tudo Azul é o mais novo entre os programas de milhagem do mercado nacional. E também o que oferece mais vantagens de acordo com o número de milhas acumuladas.

São 4 categorias diferentes, cada uma com seus benefícios. O programa oferece um cartão de crédito do próprio programa, convertendo suas compras direto em pontos.

Amigo – Avianca

O Amigo, da Avianca é nossa última indicação para você escolher o seu programa de milhagem.

O programa permite emitir bilhetes para mais de 1.300 destinos dentro da rede Star Alliance. É possível acumular milhas voando Avianca e comprando em marcas parceiras do programa.


Este conteúdo faz parte de uma série de publicações com dicas e informações práticas para ajudar a organizar sua viagem. Confira as publicações anteriores.

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)