O que fazer em Mundaú? Entre as opções de passeio bate volta saindo de Fortaleza , a Praia de Mundaú é um dos melhores programas para quem curte destinos mais tranquilos e sossegados.

Quem já leu o clássico Iracema, do escritor cearense José de Alencar, já ouviu falar desse cenário. O pacato vilarejo fica no município de Trairi, no litoral oeste cearense (a caminho de Jericoacoara ), onde também estão outros dois destinos famosos do estado: Flecheiras e Guajirú.

Seus principais atrativos, da mesma forma que quase todos os outros destinos do ceará, são ligados à natureza. Mundaú tem uma praia praticamente deserta; cercada de dunas de areia branquinha, imensos coqueirais e ainda, piscinas naturais formadas pelos arrecifes espalhados pela costa.

Logo de cara, os visitantes que chegam pela primeira vez se depararam com a belíssima visão proporcionada enquanto se percorre o trecho de 10 quilômetros entre o entroncamento que dá acesso às praias de Flexeiras e Mundaú. De uma lado, vislumbra-se as dunas de areia e do outro, a praia de areias claras e mar azul.

O que fazer em Mundaú – CE

Dicas e informações sobre os principais atrativos para aproveitar na Praia de Mundaú

Dunas da Praia de Mundaú.
Dunas da Praia de Mundaú, Trairi (CE). Foto: Mochileiros/Pinterest

A Praia de Mundaú de fato é uma opção para quem busca passar os dias de forma tranquila e relaxada. No pequeno vilarejo local vivem pouco mais de 8 mil pessoas. A maior parte deles, da pesca, do comércio e do turismo, embora que ainda ainda tímido.

Esse aspecto pode ser observado em muitas das praias do litoral oeste cearense, já que são bem menos exploradas. Nesse sentido, é natural que a maior parte delas ainda mantenham-se rústicas e selvagens.

Apesar de já contar com ruas urbanizadas e lugares esturrados como as praças do Mirante e de São Miguel, onde fica uma linda igrejinha, a vila tem ares bucólicos. À noite, a praia, conta na maior parte de sua extensão, apenas com a iluminação de tochas, criando um clima pra lá de especial.

1. Piscinas naturais

As piscinas naturais de Mundaú estão situadas próximas a entrada da vila e podem ser aproveitadas, da mesma forma que em Flecheiras, durante o período de maré baixa. Os passeios de catamarã são o meio mais fácil de chegar até elas, contudo é possível acessar a atração apenas caminhando à beira mar.

2. Mirante da Praça

Mirante da Praça - Praia de Mundaú (CE).
Mirante da Praça – Praia de Mundáu, Trairi (CE). Foto: Gustavo Albano/Guia Viajar Melhor.

Além das imensas dunas, onde está instalado um parque eólico em Mundaú, dá pra similarmente apreciar uma bela vista panorâmica da região através do Mirante da Praça.

Ali é a foz do Rio Mundaú, protegida pela Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Mundaú. No local encontram-se diversos restaurantes, bares e lanchonetes, sendo por conseguinte, também uma boa opção para aproveitar à noite em Mundaú.

3. Passeios de Catamarã

Os passeios de barco Catamarã são certamente o principal atrativo para quem visita a Praia de Mundaú. Eles partem a partir do Mirante da Praça e percorrem cerca de 4 km pelo Rio Mundaú, garantindo uma visão privilegiada do cenário paradisíaco.

Existem duas opções desse passeio: O primeiro saindo às 8h30 da manhã e o segundo, por volta das 14h. Quando a maré estiver baixa, dá pra aproveitar além dos banhos no rio, o mergulho nas piscinas naturais.

Uma dica imperdível é aproveitar as paradas para banho e subir as dunas que formam um mirante natural, garantindo dessa forma visão privilegiada do cenário peculiar dessa praia. Além disso, dá pra aproveitar a tirolesa instalada no local e deixar o passeio ainda mais divertido.

4. Rio Mundaú

Com águas em tons de verde esmeralda que impressiona os visitantes, o Rio Mundaú é o grande cartão postal da cidade. A paisagem da foz é belíssima, e o encontro do rio com o mar ainda mais.

Agências costumam oferecer passeios de partem das pousadas em pau de arara até o rio e de lá, os turistas embarcam no catamarã.

5. Praia de Flecheiras

Coqueirais na Praia de Flecheiras, vizinha a Praia de Mundaú
Vizinha a Praia de Mundaú, Flecheiras tampem tem lindos coqueirais em suas margens.

A Praia de Flecheiras é a que possui melhor estrutura turística entre as praias de Trairi, de tal forma que a maior oferta de hotéis, pousadas, restaurantes fica mesmo por aqui. É possível chegar à praia de carro próprio ou em passeios de buggys vendidos nas agências.

As piscinas naturais também são um dos principais atrativos de Flecheiras. Mas suas particularidades, tais como sua pequena e rústica vila de pescadores, as lojinhas de artesanato e os bons restaurantes localizados em frente ao mar, a tornam uma ótimo opção para visitar pela região.

Como chegar em Mundaú

Como chegar em Mundaú: passeio bate volta saindo Fortaleza e de carro.

A Praia de Mundaú está localizada no município de Trairi, logo depois de Flecheiras. A partir de Fortaleza percorre-se cerca de 147 km até chegar a praia.

Passeio bate-volta

Os passeios bate-volta são bem comuns em Fortaleza e há duas opções para quem quiser visitar a Praia de Mundaú. Um deles é o passeio Flecheiras e Mundaú; e o segundo exclusivo para Mundaú.

Por serem bem menos procuradas que outras praias do ceará, não há saídas diárias desse passeio. A maioria das agências tem saídas no máximo três vezes por semana.

O valor do bate-volta para Mundaú fica em média por R$ 55,00; e o que inclui Flecheiras, R$ 100,00. As saídas ocorrem dos hotéis da Praia de Iracema, Av. Beira e Praia do Futuro. É possível reservar o passeio online, com várias opções de agências e preços, clicando aqui.

De carro

Mundaú está a aproximadamente 147 km de Fortaleza. Para chegar ao local de carro é necessário seguir pela CE-085, depois pela CE-163, duas rodovias estaduais com trechos ótimos e sinalizados.

Onde ficar em Mundaú

Vale a pena hospedar-se em Mundaú?

Mundaú tem poucas opções de pousadas, a maioria delas próximas ao Mirante da Praça e a praia. Portanto, a localização das pousadas não é um ponto a considerar. As mais famosas são a Pousada das Marés, Pousada Sol Poente, Pousada Aconchego e Estrela de Mundaú.

O pequeno vilarejo é bem rústico e sem badalação. Sendo dessa forma, indicado para quem está afim de curtir dias tranquilos e bem relaxados. As pousadas em Mundaú são simples, não espere nada muito luxuoso.

Reserve as melhores pousadas em Mundaú com preços especias aqui



Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)