De fato o litoral cearense, seja o lado leste ou oeste, tem fama no Brasil todo por suas praias paradisíacas e super desejadas. Duas delas são a Praia de Flecheiras e a Praia de Mundaú.

Situadas no município de Trairi, a cerca de 150km da capital Fortaleza, Flecheiras e Mundaú são daqueles destinos imperdíveis para você descansar e relaxar durante os passeios em Fortaleza. Afinal, nada melhor que aproveitar uns dias de tranquilidade depois de curtir as agitadas praias da capital.

Ainda pouco conhecidas nos roteiros tradicionais de passeios em Fortaleza, esse dois destinos tem muito o que oferecer. Confira com a gente!

Tranquilidade e belezas naturais em Mundaú 

O que fazer na Praia de Mundaú – uma das melhores opções de passeios a partir de Fortaleza

Praia de Mundaú- CE. Na foto: o mar azul de Mundaú e dunas de areia amareladas
Praia de Mundaú- CE

Quase que deserta, a Praia de Mundáu leva esse nome porque os índios que a descobriram, ao ver o rio local acharam se tratar de uma grande lagoa (Mundáu para eles). Daí o nome Rio Mundaú.

Aliás, esse é um dos principais atrativos por aqui. Na praça do Mirante, no centro, fica a foz do rio, protegida pela Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Mundaú.

A beleza do local é realmente impressionante. Seja pela cor da água verde esmeralda ou pelo rico ecossistema, com manguezal, cajueiros, coqueiros e diversas espécies de peixes e crustáceos.  

Passeios pelo Rio Mundáu

Entre os atrativos de Mundaú, no rio, temos como destaque um delicioso passeio de catamarã.

O passeio faz uma parada para banho, onde é possível subir as dunas para contemplar o visual da foz do Rio Mundaú de cima. No local dá pra fazer também o esquibunda, atividade super comum nas praias de Fortaleza.

O passeio custa em média R$ 30,00 por pessoa. São quase 20 kms percorridos, onde é possível ver a Ilha da Bandeira, a Ilha dos 4 Coqueiros e também ainda durante o percurso observar o manguezal e seu ecossistema. 

Passeios na Praia de Mundaú

Já na praia de Mundaú, podemos realizar outro passeio de catamarã, durante a época da maré baixa.

O passeio leva para visitar os bancos de corais, que localizam-se à 500 metros da faixa de areia da praia. Os arrecifes encontrados justamente barram o mar e mantém as águas calmas, o que torna o passeio ainda mais agradável. 

Mas o ponto alto do passeio é mesmo a observação de corais, águas-vivas, moluscos e peixinhos que habitam por ali. É possível descer do catamarã e ver mais de perto toda essa beleza do ecossistema marinho.

Os passeios são sempre acompanhados por guias locais que explicam tudo sobre a região, seu ecossistema e particularidades. 

Passeios, Piscinas naturais e esportes radicais em Flecheiras

O que fazer em Flecheiras – um dos cenários mais encantadores do Ceará

Praias de Flecheiras. Areia Branca, céu azulados e barcos na praia. (praias de Fortaleza)
Praia de Flecheiras – Foto: segredos do mundo

Na Praia de Flecheiras, a tranquilidade também se faz presente, porém já com uma infraestrutura maior para receber os visitantes. São diversas pousadas, bares e restaurantes próximos a praia.

Somados às belezas naturais de Flecheiras, o destino torna-se perfeito até mesmo para esticar mais os dias pela região.

Passeios de buggy e quadriciclo

Assim como nas praias de Fortaleza, em Flecheiras é possível fazer passeios de buggy e quadriciclo, se aventurando pelas dunas locais ou até mesmo explorando outras praias na região. Como por exemplo, a Praia de Mundaú e Guajiru.

O pôr do sol visto da duna é inegavelmente a melhor parte para quem realiza o passeio. As cores do crepúsculo, misturadas as do mar azulado da Praia de Flecheiras, criam um cenário memorável para sua viagem.

Aqui é considerado o melhor ponto da Praia de Flecheiras para curtir, conhecer novas pessoas e claro, admirar a paisagem.

pôr do sol nas dunas da praia de Flecheiras.
O pôr do sol nas dunas é um dos principais atrativos de Flecheiras – Foto: segredos do mundo

Piscinas naturais em Flecheiras

Outra dica imperdível para aproveitar em Flecheiras é refrescar-se nas piscinas naturais de águas cristalinas, formadas durante a maré baixa.

Por serem mais rasas e super tranquilas, essas piscinas são perfeitas para curtir com as crianças ou pessoas mais idosas. A prática de mergulho também é super comum por aqui. Mas claro, não é preciso ser um profissional para curtir muito essas maravilhosas piscinas naturais.

Esportes radicais em Flecheiras

Os ventos nessa região não param. Como resultado, a praia de Flecheiras e a vizinha Guajiru são conhecidas pelas excelentes condições para práticas de esportes aquáticos. O windsurf, o kitesurf e o próprio surfe fazem muito sucesso entre residentes e turistas, muitos deles inclusive vem atraídos pelos ventos. 

Como chegar em Trairí – Praia de Flecheiras e Mundaú

A Praia de Mundaú e Flecheiras estão localizadas no município de Trairí, a cerca de 150 km da capital Fortaleza. Para chegar até lá você terá duas opções:

Passeios em Fortaleza: é possível agendar passeios com agências em Fortaleza que levam os turistas até as praias. O transporte é realizado em vans ou ônibus, de acordo com o número de passageiros. E as saídas acontecem sempre a partir dos hotéis.

Algumas empresas que realizam esse passeios são:

  • OceanView – Oferece apenas o passeio para Mundaú;
  • Vitorino Turismo – Oferece a opção de visitar Flecheiras e Mundaú em um único dia;
  • Planeta Tur – Oferece os passeios Mundaú e Flecheiras em dias variados.

Alugando um veículo: Você pode optar por alugar um veículo em Fortaleza. O acesso é muito simplificado, feito pela CE-085. Há placas sinalizadoras por toda a via.


Confira outros passeios pelas praias de Fortaleza para você aproveitar 

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)