Localizada no Litoral Sul da Bahia, uma região repleta de belas praias, história, natureza e badalação, Porto Seguro agrada aos mais variados estilos de viajantes, desde os que curtem destinos estilo pé na areia, aos que não dispensam o agito e badalação de hotéis mais luxuosos e estádias cinco estrelas.

A pequena cidade histórica fica próxima de outras igualmente desejadas pelo viajantes, como Arraial d’Ajuda, Caraíva e Trancoso, possibilitando roteiros mais completos para quem deseja explorar ao máximo os atrativos da região.

Conheça os principais atrativos de Trancoso, outro destino imperdível do litoral sul da Bahia.

A parte histórica cidade abriga construções e igrejas datadas dos séculos 16 e 17. Nessa área não é permitido circular veículos. Para conhecer os atrativos é preciso caminhar pelas ruas, o que na verdade torna a experiência no local ainda mais agradável.

O que fazer em Porto Seguro

Letreiro Porto Seguro - Bahia
Letreiro Porto Seguro – Bahia. Foto: Márcio Filho/Ministério do Turismo

Centro Histórico

Casarões coloridos na Cidade Alta (Centro Histórico) em Porto Seguro. O que fazer em Porto Seguro.
Os casarões coloridos da Cidade Alta formam um belíssimo cenário em meio à outras construções seculares. Foto: Márcio Filho/Ministério do Turismo

Assim como Salvador, Porto Seguro conta com uma cidade alta e a cidade baixa. Na Cidade Alta, ou Centro Histórico, é onde ficam concentradas as belíssimas igrejas e casarões seculares.

O valor histórico do local é tamanho que o Centro Histórico de Porto Seguro é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tendo sido um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil.

No local estão construções importantíssimas como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, construída em 1535; o Paço Municipal, do século XVIII; a Igreja de São Benedito, de 1550, e a Igreja da Misericórdia.

Outro ponto importante não só da história local mas também do Brasil é o Marco do Descobrimento, considerado o mais antigo patrimônio histórico brasileiro. No Trevo Cabral, há uma estátua de Pedro Álvares Cabral, bem próximo a escadaria que dá acesso ao centro histórico bem como um mirante com vista para o mar.

Marco do Descobrimento, Centro Histórico de Porto Seguro.
Marco do Descobrimento, Centro Histórico de Porto Seguro. Foto: Márcio Filho/Ministério do Turismo

Praias de Porto Seguro

A Praia mais procurada de Porto Seguro é Taperapuã, repleta de barracas de praia com muita música e excelente gastronomia. A agitação maior costuma ser no verão, mas em períodos como feriados costuma sempre ficar lotada.

As barracas mais procuradas são a Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares. Vale a pena passar por elas, ainda que apenas para conhecer. Se preferir barracas mais tranquilas, procure pela Cabana Malibu, que tem música MPB ao vivo e preços mais justos.

Praia de Mundaí

Praia de Mundaí - Porto Seguro BA - praias de Porto Seguro
Praia de Mundaí – Porto Seguro BA. Foto: Márcio Filho/Ministério do Turismo

Seguindo pela orla Norte, vizinha de Taperapuã, a Praia de Mundaí é bastante procurada por banhistas, atraídos por suas águas mornas e cristalinas. Mundaí conta ainda com uma faixa de areia de fofa perfeita para boas caminhadas.

Praia do Mutá

A Praia do Mutá é uma das mais tranquilas de Porto Seguro e fica no limite da cidade, próximo de Santa Cruz da Cabrália. É uma das melhores opções para quem está à procura de um lugar tranquilo e sossegado, sem a típica agitação de outras praias como Taperapuã. A água é bem azul e as ondas calmas. Lindos coqueirais formados à beira da praia ajudam a tornar o cenário ainda mais cinematográfico.

Praia da Coroa Vermelha

Logo depois da Praia do Mutá, em Santa Cruz da Cabrália, fica a Praia da Coroa Vermelha. Nela, há um ponto que marca o local da primeira missa celebrada no Brasil e também os cruzeiros, marco de onde os portugueses desembarcaram no Brasil.

O mar, com águas tranquilas e calmas, é propicio para banhos. E na maré baixa, piscinas naturais aparecem repletas de corais e peixinhos coloridos. Há também um museu indígena e lojas de artesanato.

Praia do Espelho

Praia do Espelho, Porto Seguro - BA
Praia do Espelho, Porto Seguro – BA. Foto: Márcio Filho/Ministério do Turismo

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho é um daqueles passeios imperdíveis em Porto Seguro. O título não é por menos: essa praia é margeada por belíssimas falésias e mar de águas cristalinas que reflete o brilho do céu. Um verdadeiro espetáculo para os nossos olhos.

Quem não estiver de carro pode visitar a Praia do Espelho contratando passeios nas agências no centro de Porto Seguro.

Observação de baleias

Se estiver em Porto Seguro entre os meses de Julho à Outubro, um passeio mais que imperdível para aproveitar na cidade é a observação das baleias Jubarte.

Consideradas os maiores mamíferos do mundo, essas baleias podem pesar entre 30 e 40 toneladas, distribuídos por cerca de 16 metros de comprimento. Nesta época, elas migram das águas geladas do Atlântico para o litoral quentinho baiano, para se reproduzirem.

Saindo do píer de Porto Seguro, o passeio é uma verdadeira imersão. No período da navegação, que dura cerca de 1h30, uma bióloga palestra sobre as baleias e os cuidados para o passeio.

A duração total é de quatro horas, sendo uma hora só de observação. Pode até dar sorte de eles levarem o hidrofone, um aparelho para ouvir o canto das baleias. Um espetáculo da natureza inesquecível.  

Parque Marinho de Recife de Fora

Criado em 1977, o Parque Marinho de Recife de Fora é outro excelente atrativo, além das Praias de Porto Seguro. Terceiro maior centro de biodiversidade marinha do Brasil, a reserva abriga todas as espécies de corais do Brasil, inclusive algumas em extinção. Além de peixes diversos, tartarugas, raias e ouriços.

Para chegar até o local passeios de escuna partem de praias locais. O percurso leva cerca de 50min e só sai na maré baixa. Ao chegar, é possível fazer mergulhos de snorkel para observar toda a beleza do ecossistema local.

Por conta da preservação, a área de visitação é delimitada. Não dê comida aos peixes, respeite às regras.

Reserva da Jaqueira

vaigem pelo tempo 01 - Porto Seguro - Bahia. Entre belas praias e construções seculares, o destino encanta!
Índio Pataxó pintando o rosto de uma visitante da Aldeia. Foto: Agência Pataxó Turismo

A 10 quilômetros de Porto Seguro, a reserva indígena dos índios pataxós é composta por mais de 30 famílias; prontos para compartilhar com os visitantes seus costumes e história.

O passeio é ideal para quem gosta de descobrir novas culturas e interagir com elas. Organizado pela própria comunidade, tem explicações guiadas pelos próprios índios, em caminhadas pela mata. Quem procura uma imersão mais completa, também pode pernoitar na própria aldeia.

Passarela do Álcool

Passarela do Álcool - Porto Seguro Bahia
Passarela do Álcool – Porto Seguro Bahia

A passarela do Álcool é o ponto mais popular de Porto Seguro à noite. A área, cheia de casinhas coloridas, fica repleta de barracas vendendo bebidas e artesanato, com muitas pessoas nos bares e nos restaurantes. Esse é um programa indicado para pessoas de todas as idades, incluindo famílias com crianças. Seja para fazer compras, tomar um drink ou comer, é superindicado o lugar.



Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)