Para quem procura por destinos paradisíacos nos passeios em Fortaleza, a Praia de Lagoinha é o destino perfeito.

Localizada na costa oeste do estado, a Praia de Lagoinha possui lindas paisagens formadas por dunas, coqueirais, lagoas e falésias. Um conjunto de atrativos naturais de cair o queixo.

A praia recebeu esse nome justamente por abrigar inúmeras lagoas de água doces, que deixam o destino ainda mais encantador. Sendo considerada, inclusive, como a segunda praia mais bonita do Ceará.

Lagoinha 2 - Praia de Lagoinha - Os principais atrativos e o que fazer

A primeira, claro, é Jericoacoara. Também no litoral oeste do Ceará. Nessa publicação você fica sabendo tudo sobre esse destino, os melhores passeios e como chegar.

O mar da Praia de Lagoinha também é encantador. Sempre tranquilo e com águas em tons de verde, rodeado por enseadas formadas pela ação das ondas. É perfeito!

Em uma das extremidades da Praia de Lagoinha é formada a mais linda paisagem de toda Fortaleza e Ceará. Entre duas dunas avermelhadas, cheias de coqueiros em meio à encosta, a praia faz uma espécie de meia-lua que desemboca em arrecifes no mar. Um desenho perfeito da natureza que vale muitas fotos durante a visita.

O que fazer na Praia de Lagoinha

Lagoa das Almécegas

Lagoa das Almécegas - Praia de Lagoinha
Lagoa das Almécegas – Praia de Lagoinha

Com águas super convidativas e refrescantes, a Lagoa das Almécegas é um ambiente aconchegante e pacato na Praia de Lagoinha. Além de apresentar um cenário de belezas incansáveis – formado por vários coqueirais ao seu redor.

O local é perfeito para toda a família. Uma parte da Lagoa das Almécegas tem águas rasas e tranquilas, ideal para as crianças brincarem a vontade. Em outra, os adultos podem aproveitar para mergulhar em águas mais fundas.

Essa parte fica próxima as barracas e de uma grande barragem, também perfeita para fazer belas fotos da sua viagem.

Do outro lado da barragem você encontra uma pequena cachoeira onde é possível ver pequenos peixinhos passando entre os pés. Acima dessa cachoeira há várias árvores que fornecem gostosas sombras para um merecido e bom descanso.

Lagoa do Jegue

Lagoa do Jeque, Praia de Lagoinha-CE. Passeios em Fortaleza

Passando as barracas na Lagoa das Almécegas, você encontra uma trilha que leva direto à Lagoa do Jegue, outro atrativo da Praia da Lagoinha.

O local é também ideal para curtir com as crianças. Sua extensão é bem grande, com águas que se misturam entre tons de verde e azul. Possibilitando ver todo o interior da lagoa e diversos peixinhos que enfeitam ainda mais o cenário.

Por concentrar-se em uma região desértica da Praia da Lagoinha, não existem barracas ou qualquer outra estrutura turística, sendo assim, é importante levar muita água e itens como protetor solar, guarda-sol e alimentos leves.

A lagoa fica ainda mais bonita no período chuvoso – que no Ceará vai de dezembro até junho. Nos outros meses a concentração de água é bem menor.

Para chegar até a Lagoa do Jegue você pode pegar a trilha com duração média de 30min, que inicia logo depois das barracas na Lagoa das Almécegas, ou contratando um passeio de buggy.

Passeios de buggy e quadriciclo

Passeio de buggy na Praia de Lagoinha - praias de Fortaleza
Passeio de buggy na Praia de Lagoinha

Passeios de buggy e quadriciclo são um dos principais atrativos para quem visita as praias de Fortaleza. Na Praia de Lagoinha não poderia ser diferente.

Como funciona o passeio de buggy em Lagoinha?

Você visita todos os pontos de parada da praia, o Cristo de Lagoinha (Estátua de Jesus Cristo na Cruz, um importante símbolo que fica um pouco distante do centrinho), a Lagoa das Almécegas, e a Lagoa do Jegue, com uma parada em uma das dunas para tirar uma foto.

O passeio tem a duração de 1h40min e o preço fica entre R$ 120,00 e R$ 150,00. Alguns passeios de buggy também levam até o mirante que possibilita uma vista de cima da praia. Vemos um conjunto de praia, dunas e coqueiros que forma uma bela paisagem.

*Consulta realizada em 20/Agosto/2019

Passeio 3×1

Outro aspecto interessante para quem visita Lagoinha, diferente de outras praias de Fortaleza, é que por aqui é possível aproveitar 3 passeios diferentes em um único dia.

O passeio é feito primeiro num pau-de-arara onde é visto o aspecto agreste da região e a vegetação nativa da praia. Outra parte é feita num catamarã que atravessa a Lagoa das Almécegas e finaliza em um passeio de buggy que passa por fontes de águas que brotam entre as dunas.

veículo pau de arara- tradicional para transporte de pessoas em algumas cidades do Ceará
O passeio 3×1 em Lagoinha inclui também um divertido tour pela praia em veículo pau de arara

Como chegar a Praia de Lagoinha

A belíssima praia de Lagoinha fica localizada no município de Paraipaba, a cerca de 130km de Fortaleza. Para chegar até lá você terá duas opções:

Passeios em Fortaleza:é possível agendar passeios com agências em Fortaleza que levam os turistas até as praias. O transporte é realizado em vans ou ônibus, de acordo com o número de passageiros. E as saídas acontecem sempre a partir dos hotéis.

Algumas empresas que realizam esse passeios são:

Alugar um carro: Você pode alugar um carro em Fortaleza e seguir via CE-085 até Lagoinha. No rentcars.com você compara os preços de aluguel entre várias locadoras.


Confira outros passeios pelas praias de Fortaleza para você aproveitar

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)