Vitória, capital do Espírito Santo, é um dos melhores, mais seguros e mais econômicos destinos turísticos do Brasil. Poucas pessoas o conhecem, mas, quando vem, se encantam. Quer saber o por quê? A gente te conta!

Moderna e contemporânea, com ótima qualidade de vida, a capital Capixaba tem atrativos para todos os públicos: de belíssimas praias, como a Praia da Costa em Vila Velha e a Curva da Jurema em Vitória, até inúmeros pontos turísticos para você aproveitar.

Em um dia é possível visitar o sítio histórico (berço da colonização portuguesa) que fica em Vila Velha e, atravessando a 3ª ponte a 3,6km, a capital Capixaba, ambas com suas artes, culturas e histórias.

Mas essas não são as únicas opções do que fazer em Vitória: outros atrativos localizados em destinos como Vila Velha e Guarapari e as montanhas Capixabas, também podem ser incluídos em seus roteiros de viagens. 

Aliás a locomoção entre as cidades é super tranquila. Raros são os locais em que você demora para chegar. E o melhor, os passeios em Vitória tem ótimo custo-benefício, o que é um excelente fator na hora de escolher o nosso destino para a sua viagem.

Destaque do Turismo no Espírito Santo

A região tem como atrativos: o turismo de aventura, lazer, negócios, sua história, cultura, esportes radicais, agroturismo, turismo náutico, entre outras modalidades. O estado é rico em biodiversidade e mata atlântica. Possui 410 km de praias limpas, formando um conjunto de belezas naturais impressionantes com 100% de balneabilidade.

As cidades são limpas, o meio ambiente é preservado e muito arborizado. O clima Capixaba é tropical úmido e as temperaturas anuais tem média entre 20º a 39º graus.

A cerca de 105 km da capital, temos a região das montanhas capixabas, com uma formação rochosa diferenciada: a “Pedra Azul”, um espetáculo da natureza com altitude de 1.822 m do nível do mar e também, no alto da montanha encontramos suas 9 piscinas naturais.

No inverno, as temperaturas caem, podendo chegar a 4º graus, ou seja, temos sol e frio, tudo muito próximo (1h:30min da capital). Convidamos você e sua família a conhecer esse destino.

Melhores passeios em Vitória

Confira em nossa listagem os principais atrativos da capital Capixaba, e a melhor época para visitar e onde ficar. 

1. Praia de Camburi

praias de Vitória - Praia de Camburi.
Praia de Camburi, Vitória ES – Foto: Ministério do Turismo

Quem curte praticar exercícios físicos ao ar livre simplesmente vai amar a orla da Praia de Camburi na capital Vitória. Sempre movimentada e com paisagem de tirar o fôlego, o local é um dos mais frequentados pelos capixabas.

O calçadão da praia tem 6km de extensão. Oferecendo ainda alguns atrativos como o Píer de Iemanjá, de onde partem pequenas embarcações para passeios náuticos como: as escuna.

Além de shows e eventos esportivos, você encontrará bares e restaurantes, também, são excelentes opções para quem deseja estender a visita até a noite.

2. Praia do Canto e Praça dos Namorados

praias de Vitória - Praia do Canto
Praia do Canto, Vitória ES – Foto: Ministério do Turismo

A Praia do Canto e a Praça dos Namorados, fazem parte de um complexo para ampliação e crescimento da ilha de Vitória desde 1978. O projeto de urbanismo e paisagismo promoveu o crescimento da região e contempla a Praia da Curva da Jurema até chegar a Praça do Papa.

É uma das regiões mais frequentadas pelos moradores da cidade; principalmente por estar localizada em um bairro cercado por edifícios e próximo a área apelidada pelos boêmios como “Triângulo das Bermudas”. A boa estrutura da praia, permite a prática de diversas atividades ao ar livre, como por exemplo, piqueniques e caminhadas e refrescantes banhos de mar, claro.

Anoitecer na Praia do Canto - Foto: Ministério do Turismo
Anoitecer na Praia do Canto – Foto: Ministério do Turismo
Bares e restaurantes localizados na Praia do Canto - passeios em Vitória
Os bares e restaurantes na Praia do Canto também são um excelente atrativo para aproveitar. De dia ou à noite. Foto: Ministério do Turismo

A areia da praia é bem clarinha e lisa, e o mar transparente e calmo. Já a Praça dos Namorados , que cerca uma das praias de Vitória (Praia do Canto), é um dos melhores passeios na cidade para quem procura lazer para as crianças. Tem parquinho, pista de skate, área para exercícios, patinação e outras coisas. 

A feirinha, aos sábados, que acontece no local aos finais de semana, também é uma excelente programação. É possível encontrar desde objetos para decoração até barracas com variadas comidas típicas e artesanatos diversos. Em anexo, ficam a Praça dos Desejos e a Praça da Ciência, formando um complexo de lazer perfeito para toda a família.3

3. Praia Curva da Jurema

praias de Vitória - Curva da Jurema
Praia da Curva da Jurema, Vitória ES – Foto: Ministério do Turismo

As praias de Vitória encantam, principalmente quando o assunto é belezas. E um bom exemplo disso é a Praia da Curva da Jurema, uma obra prima construção civil (1970), bastante frequentada pelos moradores de vários bairros da capital, o local é lindo.

A dica é aproveitar ao máximo e fazer caminhadas ao longo de sua extensa faixa de areia e em seguida, curtir um bom banho de mar. 

Passeios em Vitoria ES - Praia da Curva da Jurema
Praia da Curva da Jurema – Foto: Ministério do Turismo

Outros atrativos são passeios de barco e ciclovias para quem curte pedalar. A noite, a praia vira ponto de encontro para jovens e adultos, com festas que tocam do jazz até a musica pop.

4. Praça do Papa

A Praça do Papa é um espaço para eventos, sua área bem localizada da vista para o Convento da Penha e para a Cidade de Vila Velha. É uma aérea nobre, com vista privilegiada da chegada da baía de Vitória.

O espaço contém áreas para eventos, parques infantis e ainda uma trilha que fica atrás do restaurante e leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio (projeto Tamar), onde há um mirante. A vista de lá é fantástica! Ao pé da trilha fica uma pequena enseada, a Praia do Suá.

Ali temos três monumentos importantes de Vitória, sendo eles: 

Cruz Reverente – criada em homenagem à visita do Papa ao Espírito Santo, em 1991 – daí a origem do nome da praça.

Memorial da Paz – espaço onde está escrito a palavra “paz” em todos os idiomas.

Rosa dos Ventos – coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação e traz uma esfera de inox ao centro.

5. Palácio Anchieta

Palácio Anchieta, Vitória ES
Palácio Anchieta – Foto: Ministério do Turismo

O Palácio Anchieta é um tesouro para quem aprecia história e arquitetura. Sede do poder executivo do Espírito Santo, localizado bem em frente do Porto de Vitória, na cidade Alta.

 No salão do Palácio você encontrará exposições de arte, cultura e ciência, sendo dessa forma excelente atrativo para quem busca aprofundar-se na cultura local.

A entrada é gratuita, como já citamos anteriormente. Em dias úteis (de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h) é possível conhecer parte do palácio.

 Aos sábados e domingos (das 9h às 16h) a parte superior ficar aberta a visitação. A recomendação é reservar com seu agente de viagem.

6. Convento Nossa Senhora da Penha

5cc0a37c240000850603c005 1557233778552 - Vitória - O que fazer nesse destino imperdível do Espírito Santo
Convento da Penha , Vila Velha ES – Foto: Ministério do Turismo

O Convento de Nossa Senhora da Penha, tem sua pedra fundamental desde 1558, mas não há registro de quantos anos demorou sua construção. É um dos símbolos turísticos do Espírito Santo e um marco do poder da igreja e da coroa portuguesa desde o descobrimento em 1500. É o maior templo da época e o mais antigos do Brasil.

O Convento fica no alto de um penhasco no bairro da Prainha, em Vila Velha, a cerca de 154 m de altura e cercado pela Mata Atlântica, o que torna a visão de lá a mais espetacular da região.

Você pode subir sua estrada principal a pé, por dois caminhos: pela estrada dos escravos (penitência), ou por onde passam os carros. Existem vans no local que levam até ao estacionamento no alto do morro. Chegando lá você encontrará três mirantes e uma escadaria que dará acesso até a igreja, uma subida generosa de 365 degraus. No Convento há missas diárias, desde sua existência, um diferencial e um marco do catolicismo no estado, em diferentes horários.

Onde ficar em Vitória

Por ser uma cidade não muito grande, a maioria dos hotéis estão localizados na Praia do Canto e pela Orla de Camburi. Quem se hospeda nessa região pode contar com bons restaurantes, bares e outros estabelecimentos comerciais.

Nos finais de semana as diárias na Ilha são mais baratas por ser uma cidade direcionada ao turismo de negócios.

Quem quiser ficar pertinho da praia para banho, deve dar preferência a hotéis na orla de Vila Velha, na Praia de Itaparica e Praia da Costa. Por aqui, as condições do mar e mergulho, são melhores. 

Com informações do Guia Melhores Destinos

Quando ir em Vitória

Vitória é um destino ideal para visitar durante o ano todo. Mas o fluxo é maior no verão, quando as temperaturas variam entre 24°graus e 38°graus, ou seja, raramente faz frio.

Nesse período há sempre shows e eventos esportivos, principalmente na Praia de Camburi ou na Praia da Costa. Diferente dos outros destinos, nos finais de semana os hotéis são mais baratos.

O período de chuvas vai de outubro a janeiro (evite novembro se não quiser pegar chuvas fortes) e os períodos de sol e maior calor são aguardados durante o verão.


Localizada a cerca de 58km de Vitória, Guarapari é um outro destino imperdível do Espírito Santo. Confira nossa publicação especial e conheça algumas das mais de 50 praias de Guarapari, um paraíso do litoral capixaba.

Conteúdo extraído da Agência Chofer Brasil Turismo Receptivo (@chofer_brasil). Adaptado para Blog Levarti.

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)