Vitória, a capital do Espírito Santo, é um daqueles destinos que poucas pessoas conhecem, mas que certamente encantam qualquer viajante que decida passar as férias por aqui. Quer saber o por quê? A gente te conta!

Moderna e com ótima qualidade de vida, a capital capixaba tem atrativos para todos os públicos – de belíssimas praias, como a Praia do Camburi e Curva da Jurema, até pontos turísticos importantes para quem aprecia artes, cultura e história.

Mas essas não são as únicas opções do que fazer em Vitória. Outros atrativos localizados em destinos como Vila Velha e Guarapari também podem ser incluídos em seu roteiro de viagem.

Aliás a locomoção na cidade é super tranquila. Raros são os locais em que você demora para chegar. E o melhor: os passeios em Vitória tem ótimo custo-benefício; o que é um excelente fator na hora de escolher o próximo destino.

Confira nossa lista com as principais atrativos de Vitória, praias, a melhor época para visitar e onde ficar.

Melhores passeios em Vitória

1. Praia de Camburi

praias de Vitória - Praia de Camburi.
Praia de Camburi, Vitória ES – Foto: Ministério do Turismo

Quem curte praticar exercícios físicos ao ar livre simplesmente vai adorar conhecer a Praia de Camburi. Sempre movimentada e com paisagem de tirar o fôlego, o local é um dos mais frequentados pelos residentes.

O calçadão da praia tem 6km de extensão. Oferecendo ainda alguns atrativos como o Píer de Iemanjá, de onde partem divertidos passeios de escuna pela praia, além de shows e eventos esportivos promovidos pela prefeitura.

Bares e restaurantes também são uma excelente opção para quem deseja estender a visita até a noite.

2. Praia do Canto

praias de Vitória - Praia do Canto
Praia do Canto, Vitória ES – Foto: Ministério do Turismo

Das praias de Vitória, a do Canto é uma das mais frequentadas pelos moradores da cidade; principalmente por estar localizada em um bairro cercado por edifícios e próximo a área apelidada pelos boêmios da região há mais de 20 anos de Triângulo das Bermudas.

Anoitecer na Praia do Canto - Foto: Ministério do Turismo
Anoitecer na Praia do Canto – Foto: Ministério do Turismo
Bares e restaurantes localizados na Praia do Canto - passeios em Vitória
Os bares e restaurantes na Praia do Canto também são um excelente atrativo para aproveitar. De dia ou à noite. Foto: Ministério do Turismo

A boa estrutura da praia, característica importante sobre as praias de Vitória, permite a prática de diversas atividades ao ar livre, como por exemplo, piqueniques e caminhadas e refrescantes banhos de mar, claro.

A areia da praia é bem clarinha e lisa, e o mar transparente e calmo.

3. Praça dos Namorados

A praça, que cerca uma das praias de Vitória (Praia do Canto), é um dos melhores passeios na cidade para quem procura lazer para as crianças. Tem parquinho, pista de skate, área para exercícios, patinação e outras coisas.

A feirinha, que acontece no local aos finais de semana, também é uma excelente programação. É possível encontrar desde objetos para decoração até barracas com variadas comidas típicas e peças de artesanato.

Anexas, ficam a Praça dos Desejos e a Praça da Ciência. Formando um complexo de lazer perfeito para toda a família. Não deixe de conhecer!

4. Praia Curva da Jurema

praias de Vitória - Curva da Jurema
Praia da Curva da Jurema, Vitória ES – Foto: Ministério do Turismo

As praias de Vitória não deixam a desejar quando o assunto é belezas naturais. E um bom exemplo disso é a Praia da Curva da Jurema.

Bastante frequentada pelos moradores, assim como a Praia de Camburi, o local é bonito e não decepciona. A dica é aproveitar boas caminhadas ao longo de sua extensa faixa de areia e em seguida, curtir um bom banho de mar.

Passeios em Vitoria ES - Praia da Curva da Jurema
Praia da Curva da Jurema – Foto: Ministério do Turismo

Outros atrativos são passeios de barco e ciclovias para quem curte pedalar. A noite, a praia vira ponto de encontro para jovens e adultos, com festas que tocam do jazz até a musica pop.

5. Ilha do Frade 

Ilha do Frade, Vitória ES
Ilha do Frade, Vitória ES – Foto: Ministério do Turismo

A Ilha do Frade é um dos seis bairros de Vitória que possuem “ilha” em seu nome. Mas o único que ainda possui águas por todos os lados.

O local é uma Área de Preservação Ambiental (APA) com 9 praias locais, dois lagos e variadas espécies na fauna e flora. Sendo assim, um dos melhores passeios em Vitória para quem aprecia belezas naturais.

As águas das praias são super clarinhas, o que as tornam ideais para mergulhos e observação das espécies marinhas. Uma das mais conhecidas é a praia das Castanheiras, que leva esse nome justamente pela enorme árvore dessa espécie presente no local. Aliás, os piqueniques são uma atividade bem comum por aqui também.

Outra excelente sugestão é alugar um caiaque ou uma prancha de SUP na Escola de Vela, na Praça dos Desejos, e ir contornando a ilha. Mas claro, é preciso ter experiência com esse tipo de atividade.

O acesso à Ilha do Frade se dá pelo bairro Praia do Canto, entre as praças dos Namorados e dos Desejos.

6. Praça do Papa 

A Praça do Papa é outro atrativo de Vitória para você aproveitar com a família. Sua área tem aproximadamente 67.000 mil metros quadrados, localizada em uma das aéreas nobres, com vista privilegiada da Baía de Vitória.

O espaço contém áreas para eventos, parques infantis e ainda uma trilha que fica atrás do restaurante e leva à Reserva Ecológica Ilha do Papagaio, onde há um mirante. A vista de lá é fantástica! No pé da trilha há uma pequena enseada, a Praia do Suá.

Três monumentos importantes de Vitória também estão aqui, sendo eles:

Cruz Reverente – criada em homenagem à visita do Papa ao Espírito Santo, em 1991 – daí a origem do nome da praça.

Memorial da Paz – espaço onde está escrito a palavra “paz” em todos os idiomas.

Rosa dos Ventos – coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação e traz uma esfera de inox ao centro.

7. Palácio Anchieta

Palácio Anchieta, Vitória ES
Palácio Anchieta – Foto: Ministério do Turismo

O Palácio Anchieta é um tesouro para quem aprecia história e arquitetura. Sede do poder executivo do Espírito Santo, localizado bem em frente do Porto de Vitória, na entrada da cidade Alta.

No salão do Palácio você encontrará exposições de arte, cultura e ciência, sendo dessa forma excelente atrativo para quem busca aprofundar-se na cultura local.

Serviço: Entrada gratuita – Em dias úteis (seg à sex, das 9h às 17h) é possível conhecer a parte de baixo do palácio.

Sábados e domingos (das 9h às 16h) a parte superior ficar aberta a visitação. É preciso reservar antes ligando diretamente para o local através do telefone (27) 3636-1032.

8. Convento Nossa Senhora da Penha

5cc0a37c240000850603c005 1557233778552 - Vitória - O que fazer nesse destino imperdível do Espírito Santo
Convento da Penha , Vila Velha ES – Foto: Ministério do Turismo

O Convento de Nossa Senhora da Penha, fundado em 1558, é um dos símbolos turísticos do Espírito Santo. Sendo também um dos mais antigos do Brasil.

O Convento fica no alto do bairro da Prainha, em Vila Velha, a cerca de 154m de altura e cercado pela Mata Atlântica, o que torna a visão lá de cima ainda mais espetacular.

Você pode subir sua estrada a pé, de carro ou com vans que vão até o estacionamento. Logo após, para alcançar a antiga construção, há uma subida de 365 degraus. No Convento há missas diárias, em diferentes horários. 

Onde ficar em Vitória

Por ser uma cidade não muito grande, a maioria dos hotéis estão localizados na Praia do Canto e pela Orla de Camburi. Quem se hospeda nessa região pode contar com bons restaurantes, bares e outros estabelecimentos comerciais.

Nos finais de semana as diárias na Ilha são mais baratas. Isso acontece porque quem quer ficar pertinho da praia deve dar preferência a um hotel em Vila Velha, próximo da Praia da Costa.

Quem prefere ficar pertinho da praia deve dar preferência a um hotel em Vila Velha, próximo da Praia da Costa. Por aqui, as condições do mar e mergulho, são inclusive melhores.

Com informações do Guia Melhores Destinos

Quando ir em Vitória

Vitória é um destino ideal para visitar durante o ano todo. Mas o fluxo é maior no verão, quando as temperaturas variam entre 18°C e 26°C – ou seja, raramente faz frio.

Nesse período há sempre shows e eventos esportivos, principalmente na Praia de Camburi. Diferente dos outros destinos, nos finais de semana os hotéis são mais baratos.

O período de chuvas vai de outubro a janeiro (evite novembro se não quiser pegar chuvas fortes) e os períodos de sol e maior calor são aguardados durante o verão.



Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)