O que fazer em Fortaleza? Quais as melhores praias, pontos turísticos e os melhores passeios de Fortaleza? Essas são perguntas que muita gente se faz ao escolher a capital cearense como destino de sua próxima viagem.

Os passeios bate-volta são um dos principais atrativos da cidade. Com eles é possível para conhecer outras praias vizinhas como Canoa Quebrada, Cumbuco e Aquiraz.

As praias de Fortaleza também são perfeitas para aproveitar os tradicionais passeios de buggy e quadriciclo. Experiências que sem dúvidas não podem faltar em seu roteiro pela cidade.

Similarmente, visitar pontos turísticos de Fortaleza como a Praia de Iracema, as barracas da Praia do Futuro, o Dragão do Mar e a Praia do Beach Park, certamente são algumas das melhores opções do que fazer em Fortaleza.

Confira mais detalhes de cada um desses atrativos e aproveite as melhores experiências que Fortaleza tem a oferecer.

1. Praias de Fortaleza

As praias de Fortaleza inegavelmente destacam-se das outras capitas por sua excelente estrutura turística.

As mais famosas são a Praia de Iracema e a Praia do Meireles, onde está a maior oferta de hotéis e pousadas da cidade; além de muitos bares e restaurantes, barracas de praias e outros serviços.

DSC 0072 1024x687 - Passeios em Fortaleza - as melhores praias e pontos turísticos para conhecer
A Praia do Meireles oferece excelente estrutura turística para os turistas. Fonte: Levarti

O calçadão da Av. Beira Mar é sobretudo, um dos principais atrativos dessa região. Similarmente, o local é o principal ponto de movimentação; com turistas indo e vindo enquanto praticam suas caminhadas e atividades físicas e ainda, comprando na Feirinha da Beira Mar ou aproveitando as muitas barracas instaladas em boa parte de sua extensão.

No momento em que o sol se põe, a Ponte dos Ingleses torna-se o point da Beira-mar. Afinal, esse é um dos cenários mais lindos da cidade.

Ponte dos Ingleses
A Ponte dos Ingleses é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. Fonte: Levarti

A Praia de Iracema é também um dos bairros mais boêmios da cidade, com diversos barzinhos tradicionais que fazem parte da história local. Embora muitos deles só fiquem mais cheios à noite, durante o dia é possível encontrar alguns abertos, servindo cafés, bolos e tapiocas, por exemplo.

Alguns dos principais pontos turísticos de Fortaleza estão localizados aqui. Entre eles o Dragão do Mar, a Estátua de Iracema e a Ponte dos Ingleses, que já citamos aqui.

Estátua Iracema Guardiã - um dos principais pontos de turísticos de Fortaleza, localizada na Praia de Iracema
A estátua Iracema Guardiã é um dos símbolos da Praia de Iracema, em Fortaleza. Fonte: Levarti

2. Passeios bate-volta – praias de Fortaleza

O litoral cearense dividi-se entre os lados Leste e Oeste, cada um com seus cenários exuberantes que sem dúvidas merecem uma visita.

Quem não tem muito tempo livre e deseja conhecer mais das praias de Fortaleza pode optar por fazer os passeios bate-volta, que por aqui são bem tradicionais e garantem uma viagem de férias bem mais completa.

O mais famoso dele é o Passeio 3 praias em 1 dia. Onde visitamos a Praia de Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada. Certamente as praias mais famosas do Ceará.

Esses passeios são cobrados por pessoa. Saindo direto dos hotéis em Fortaleza e sempre acompanhados por um guia que auxilia os turistas durante todo o dia.

Passeios em Fortaleza: bate-volta

Os principais passeios do Lado Leste: Canoa Quebrada, Fortim e Parajuru, Morro Branco, Praia das Fontes e Aquiraz.

Os principais passeios do Lado Oeste: Praia do Cumbuco, Lagoinha, Flecheiras, Mundaú e Jericoacoara.

3. Passeios de buggy e quadriciclo

59f752114c7e8306299803f5 1532533434328 - Passeios em Fortaleza - as melhores praias e pontos turísticos para conhecer
Passeio de buggy na Prainha, Aquiraz -CE – Foto: Levarti

Quem vem ao Ceará não pode deixar de incluir ao seu roteiro os divertidos passeios de buggy e quadriciclo; atrativos especiais que garantem uma boa dose de adrenalina ao seu roteiro de viagem.

Mas calma, a adrenalina na verdade é opcional. Você também pode fazer um desses passeios com mais tranquilidade, sem muitas manobras, e ele ainda assim será emocionante, afinal, os roteiros visitados incluem passagem por dunas, trilhas na mata nativa, gigantes falésias e lagoas onde é possível aproveitar deliciosos banhos refrescantes.

Os principais destinos para se aproveitar esses passeios são a praia do Cumbuco, localizada apenas 35km de Fortaleza e Canoa Quebrada, onde é possível também contratar passeios de quadriciclo.


Uma dica super importante: Por envolver uma série de manobras e passagem por solos móveis, caso das dunas, é super importante contratar apenas empresas autorizadas à realizar esses passeios.

Utilize nossa ferramenta de buscas e encontre os melhores passeios de buggy e quadriciclo no Ceará, com as melhores empresas.


4. Pontos Turísticos de Fortaleza – Museus da cidade

Para além das praias de Fortaleza, durante sua viagem poderá aproveitar ainda uma diversidade de passeios e atividades culturais pela cidade.

Uma dica super bacana para incluir no seu roteiro é visitar os vários museus espalhados por toda a cidade. Alem de guardar e preservar as histórias do Ceará, alguns desses museus nos apresentam o passado de personagens importantes da nossa literatura, da evolução da industria, da fotografia e de como a arte e cultura popular cearense foram se desenvolvendo com o passar dos anos.

Principais museus para visitar em Fortaleza:

Museu da Industria: As memórias do desenvolvimento da história industrial cearense estão preservadas e expostas no Museu da Indústria, localizado no corredor histórico do Centro de Fortaleza.

Onde? Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro

Museu do Ceará: O primeiro museu oficial do Estado, criado em 1932. Fica localizado em uma parte também histórica de Fortaleza. No acervo, composto por cerca de 13 mil peças, estão itens que ilustram diversos aspectos culturais de indígenas, do cangaço e do período da escravidão.

Onde? Rua São Paulo, 51 – Centro

Museu da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea: O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, é lugar para vários elementos artísticos e da históricos do Ceará. Parte deles está no Museu da Cultura Cearense e no Museu de Arte Contemporânea, que abrigam obras de artistas locais, nacionais e até internacionais. 

Onde? R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema


Se você é apaixonado por cultura e história não pode deixar de conferir nossa publicação especial com “Os melhores museus e centros culturais de Fortaleza”.

5. Conheça o Beach Park

Praia do Beach Park em Aquiraz - um dos melhores passeios em Fortaleza
Beach Park – atrativo que garante diversão e alegria para toda a família. Fonte: Ministério do Turismo

O Beach Park é sem dúvidas um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. Mas não poderia ser diferente, afinal, esse é o maior e um dos mais famosos parques aquáticos do Brasil. E sem dúvida alguma: vale a pena curtir um dia inteiro por aqui.

Localizado em Aquiraz, a cerca de 35km de Fortaleza, o parque tem brinquedos e atrações para todos os gostos e idades; dos mais tranquilos até os mais radicais. 

Além do parque aquático, o complexo turístico engloba ainda 4 hotéis, a Vila do Mar, lojas de artesanato, bares e restaurantes. 

6. Passeio de Veleiro pela Orla de Fortaleza

Passeio de Veleiro na Orla de Fortaleza
Os passeios de veleiro garantem uma visão privilegiada de toda a orla da cidade. Fonte: Levarti

A Orla de Fortaleza é de fato uma das mais encantadoras de todo o Brasil. Dividindo-se entre as belíssimas construções modernas e detalhes mais simples, como as coloridas jangadas que repousam na beira mar.

Esse cenário é sobretudo mais bonito visto de dentro do mar; uma das possibilidades oferecidas por empresas que realizam passeios de veleiro nas praias de Fortaleza.

O roteiro clássico inicia a partir da Praia do Náutico, navegando por toda extensão da Orla até chegar na Praia de Iracema, um dos principais pontos turísticos de Fortaleza.

Nesse ponto acontecem algumas paradas para banhos e fotos. Além disso, bebidas e algumas comidas são servidas dentro do barco para quem quiser petiscar.

Os horários disponíveis variam em cada empresa, mas ainda assim, o que mais indicamos é o do fim da tarde, porque você poderá assistir um espetacular pôr do sol dentro do mar.

Antes de contratar esses passeios, acima de tudo, é importante verificar alguns detalhes: certifique-se de que o veleiro possui estrutura de resgate, com boias e coletes salva-vidas, por exemplo.

7. Aproveite a Quinta do Caranguejo em Fortaleza

Os frutos do mar certamente são um dos destaques da culinária cearense. Servidos sempre bem fresquinhos, em bares, barracas de praia e alguns restaurantes que antes de tudo, são verdadeiros pontos turísticos de Fortaleza.

Uma dessas iguarias é justamente o Caranguejo, que em Fortaleza ganhou um dia especial: a Quinta do Caranguejo, hoje um dos principais atrativos turísticos de Fortaleza.

Nesse dia, barracas e restaurantes ficam sempre lotados de turistas e residentes, todos querendo se deliciar em meio à tantas opções de preparo do caranguejo.

E se você não quer perder essa noitada deliciosa, O Portal Sabores preparou uma lista com os 10 melhores lugares para comer caranguejo em Fortaleza. Confira clicando aqui.


Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)