Passar alguns dias de folga em um lugar especial certamente pode ser uma decisão difícil na hora de escolher o destino. Mas quando o assunto é Aquiraz, as dúvidas somem.

Localizada a cerca de 33 km de Fortaleza , Aquiraz é um dos responsáveis por boa parte do fluxo de turistas no Ceará. Isso porque a cidade reúne uma série de atrativos que vão desde belíssimas praias, até passeios para curtir com a família, excelentes opções de onde comer e hospedar-se, centro de artesanato e museus.

Outro motivo fica na praia de Porto das Dunas: é o Beach Park, maior parque aquático do Brasil e referência quando o assunto é férias em família.

Das oitos praias de Aquiraz a Prainha é uma das mais frequentadas pelos turistas, concentrando boas opções de barracas de praia; tem uma pequena e agradável vila onde trabalham as rendeiras locais e dá pra fazer uma visita ao Centro Histórico, localizado a 6 quilômetros dali.

Confira a seguir todas as dicas para visitar Aquiraz: como chegar em Aquiraz, onde ficar hospedado, melhores praias e passeios para aproveitar.

Índice da publicação

  • Passeios de buggy em Aquiraz
  • Centro das Rendeiras de Aquiraz
  • Engenhoca Park
  • Centro Histórico de Aquiraz
  • Beach Park
  • Praias de Aquiraz
  • Como chegar em Aquiraz
  • Onde ficar em Aquiraz
40969553031 edf8d1455b k 1024x576 - Aquiraz - Guia completo sobre o que fazer e quais lugares visitar
Barracas de Praia em Aquiraz – Foto: Ministério do Turismo

Roteiro de Viagem – Aquiraz em 4 dias

  • Dia 1: Beach Park
  • Dia 2: Passeio de buggy na Prainha, Visita ao Centro Histórico, Museu Sacro e Centro das Rendeiras
  • Dia 3: Visita ao Engenhoca Park
  • Dia 4: Dia livre para aproveitar a praia

O que fazer em Aquiraz: Dicas de viagem – Ceará

O Beach Park é o atrativo que mais chama atenção dos turistas que visitam Aquiraz, mas é possível aproveitar muito mais dessa pequena cidade. Um roteiro básico deve incluir ao menos um passeio de buggy; uma visita ao Centro Histórico (Aquiraz foi a primeira capital do Ceará) e ao Centro das Rendeiras.

Quem tem mais tempo disponível pode aproveitar para visitar também o Engenhoca Park, espaço que oferece diversas atividades ao ar livre para todas as idades.

Confira 8 motivos para reservar seus passeios em Aquiraz com a Levarti

Passeios de buggy em Aquiraz

Prainha Aquiraz. Passeio de buggy.
Passeio de buggy em Aquiraz – Foto: Levarti

Os passeios de buggy são uma das melhores atividades para se fazer na região de Aquiraz. Você pode optar por explorar praias mais próximas – como a Prainha e Porto das Dunas -, ou visitar praias um pouco mais distantes, como Águas Belas e Barro Preto.

Abaixo você confere mais informações sobre como funcionam cada um dos passeios.

Passeio de buggy na Prainha

O passeio de buggy na Prainha é o mais tradicional em Aquiraz e também um dos mais emocionantes. O roteiro inclui muita aventura no sobe-desce das dunas móveis; parada para banho na Lagoa formada entre o mar e o Rio Maceió – nesse local também é possível passear de jangada -, mais emoção com outra travessia de dunas entre a Prainha e o Rio Catu e por último, chegando até a Praia do Iguape, onde você ainda pode curtir o Insano Natural.

Passeio de Buggy em Barro Preto

Outro passeio de buggy famoso em Aquiraz é o da Praia do Barro Preto, considerada um paraíso ecológico da região. O roteiro desse passeio inclui passagem pelas dunas da Prainha, o Riacho Maceió, Praia da Marambaia, Praia Bela, do Presídio e a Praia do Iguape, que oferece uma visão panorâmica do Morro do Careca e ainda tem skibunda.

O passeio é bem completo e pode ser aproveitado com toda a família, inclusive crianças pequenas, que podem correr e brincar a vontade na praia pouco movimentada.

Praia de Águas Belas

Outros roteiros vão até a Praia de Águas Belas, considerada o recanto das piscinas naturais do Ceará. E assim como Barro Preto, ideal para quem busca sossego e tranquilidade.

Foto da Praia de Águas Belas - Passeio de Jangada. O que fazer em Aquiraz
Passeio de Jangada em Águas Belas

Passeio de buggy até Morro Branco e Praia das Fontes

O passeio que vai até Morro Branco e Praia das Fontes é mais longo e exige disposição, são quase 8h entre ida e volta e o tempo na praia. Há travessias de balsas em dois rios e muitas praias desertas. Mas no final, o cenário da Morro Branco faz valer a viagem!

Saiba mais sobre a Praia de Morro Branco e Praia das Fontes, destinos imperdíveis do litoral cearense.

Como funcionam os passeios de buggy em Aquiraz – Dicas

  • Algumas agências locais oferecem passeios de buggy pela região, os mais comuns são Prainha, Barro Preto e Praia do Presídio.
  • Os preços variam entre R$ 260,00 e R$ 750,00 por carro, que leva até 4 pessoas.
  • Leve dinheiro, a maioria das atividades opcionais (passeio de jangada, insano natural) não aceitam cartão.
  • Leve protetor solar e bastante água para refrescar-se. As temperaturas no Ceará costumam estar sempre altas.
  • Reserve com antecedência. Em períodos como Alta Estação (fim de ano, carnaval, feriados) as praias de Aquiraz costumam ficar lotadas. Além de correr o risco de ficar sem passeio, o preço costuma ser maior.

Centro das Rendeiras de Aquiraz

26097800317 db0d6977b0 k 1024x576 - Aquiraz - Guia completo sobre o que fazer e quais lugares visitar
Centro das Rendeiras de Aquiraz, CE – Foto: Ministério do Turismo

Quem visita o Ceará não pode deixar de levar uma boa lembrança desse estado tão lindo. Decerto o artesanato faz parte da cultura e da história do seu povo, retratadas com muitas cores e delicadeza nos mais diversos objetos.

No Centro das Rendeiras de Aquiraz, espaço com cerca de 38 lojinhas, você poderá garantir belíssimas peças produzidas pelas rendeiras locais à partir de técnicas como a renda de bilro, uma das mais tradicionais do Ceará, o bordado à mão, ponto cruz e labirinto. Cada uma mais lindas que a outra. 

As peças são as mais diversas: desde belos vestidos, camisas, e saídas de banho até toalhas de mesa, panos de prato, e jogos de cozinha. É tanta coisa linda que dá pra renovar o guarda roupa e a decoração da casa inteira em um só lugar. 

Experiência cultural no Centro das Rendeiras

Outra coisa legal de visitar o Centro das Rendeiras, além de claro, comprar, é poder ver as rendeiras trabalhando ali mesmo, com suas mãos que movimentam-se em ritmos quase dançantes e que formam muito mais do que belas peças de renda, mas também garantem a continuidade desse traço tão forte da cultura cearense. 

  • O Centro das Rendeiras de Aquiraz fica na na Prainha e funciona todos os dias – das 08h às 18h. A entrada é gratuita.
  • O endereço é Av. Damião Tavares de Souza S/N.

Engenhoca Park

Para além das praias e passeios de buggy, há muitas outras opções do que fazer em Aquiraz. Uma delas é visitar o Engenhoca Park, opção de atrativo que proporciona uma experiência inesquecível para crianças, jovens e adultos. 

Fundado em 2011, o Engenhoca Park é referência para quem procura por diversão e aventura e muito contato com a natureza,  afinal, são cerca de 40.000m² de puro verde para você aproveitar as mais diversas atrações. 

Arvorismo, tirolesa, caiaque, pedalinho, pesca esportiva, arco e flecha, slackline, trilhas ecológicas, mini golfe, passeios de carroça, fazendinha, redário e muitas, muitas outras atividades.

E tem mais: quem visita o Engenhoca Park poderá conhecer também o Museu do Engenho Colonial; espaço criado para contar a história do antigo engenho que deu origem a cachaça colonial, tradicional marca desse destilado no Ceará.

27098432548 1ec697c731 k 1024x576 - Aquiraz - Guia completo sobre o que fazer e quais lugares visitar
Ruinas Engenhoca, Aquiraz – CE- Foto: Ministério do Turismo

A exposição conta com cerca de 1000 objetos pertencentes a esse antigo engenho, exibindo todas as fases de produção da bebida. Desde as primeiras máquinas, de tração animal, até a utilização de peças à vapor. 

BNT 6633 1024x681 - Aquiraz - Guia completo sobre o que fazer e quais lugares visitar

Parada para o lanche

Quando a fome bater, não deixe de fazer uma visita ao Moenda Restô, um restaurante que oferece o melhor da gastronomia local com um toque contemporâneo. Como apoio ao Moenda Restô, o parque tem ainda um espaço gastronômico ideal para petiscos e drinks: o Alambique Bar.

O local oferece um ambiente rústico e acolhedor com mesas e cadeiras de madeira reaproveitada de tonéis antigos. É só chegar e se acomodar.

  • Para quem deseja visitar o parque, o Engenhoca oferece um serviço de translado gratuito saindo de Porto das Dunas. É preciso reservar antes ligando para o número (85) 3361.1010.
  • O parque funciona de quarta a domingo, das 10h30 às 17h.
  • Os ingressos podem ser reservados nesse link.

Centro Histórico de Aquiraz

O pequeno sítio histórico leva ao século 18, época em que Aquiraz foi capital do Ceará. A principal atração é o Museu Sacro São José de Ribamar, na antiga Casa de Câmara e Cadeia (1742), com imagens do século 18 e exposições temporárias.

Outros atrativos para se visitar é o antigo Mercado Velho (ou Mercado da Carne), hoje Mercado das Artes, construção histórica do século XIX, considerado o coração da Antiga Aquiraz. A Praça Matriz guarda a segunda igreja mais antiga do Ceará, construída no século XVIII, tendo sua história ligada à criação da Vila São José Ribamar, a primeira capitania do estado.

Saiba mais sobre o Museu Sacro e sua importância em Aquiraz

Museu Sacro São José do Ribamar

40927578642 a3164440b7 k 1024x683 - Aquiraz - Guia completo sobre o que fazer e quais lugares visitar
Museu Sacro em Aquiraz – CE

Tombado pelo estado em 1983, o Museu Sacro São José do Ribamar é pioneiro na Arte Sacra do Ceará, nome dado a toda produção artística qualificada e destinada ao culto do sagrado, abrigando um rico acervo datados dos séculos XVII, XVIII e XIX.

O museu foi inaugurado em 1967 pela secretaria de turismo do Ceará, em um antigo prédio que antes abrigava a Casa da Câmara de Aquiraz. 

Construído no século XVII, conta com cerca de 1.400 peças entre imagens de santos e anjos, objetos utilizados em procissões religiosas, missais, e muitas outras peças que remetem ao período barroco colonial no Ceará. 

Parte interna do Museu Sacro São José do Ribamar
Museu Sacro São José do Ribamar. Foto: Secult-CE

Beach Park

40969519971 0ef9df7c10 k 1024x576 - Aquiraz - Guia completo sobre o que fazer e quais lugares visitar
Complexo Beach Park em Aquiraz, CE – Foto: Ministério do Turismo

O Beach Park é o coração de Aquiraz quando o assunto é turismo. Durante todo o ano a cidade recebe turistas interessados no atrativo, que junta brinquedos incríveis com água, calor e lindas paisagens do litoral do Ceará.

Dentro do parque existem diversas atrações, espaços para compras e prestação de serviços que vão de lanches até ajuda com acessórios. No parque você ainda encontra resorts que são altamente luxuosos à espera de quem procura uma experiência completa. Unindo diversão com comodidade e contato com a bela natureza praiana de Aquiraz. 

  • O parque abre para visitantes das 11h até as 17h. Por isso, vale programar chegar um pouco antes das 11h para aproveitar todos os minutos ao máximo.
  • Quem está hospedado no complexo pode entrar um pouco mais cedo, às 10h, mas a maioria dos brinquedos só abre mesmo às 11h.
Beach Park
Beach Park em Aquiraz Ceará. Foto: SETUR Aquiraz

Praias de Aquiraz

Localizada no litoral leste cearense, Aquiraz não deixa a desejar quando o assunto é praias e belezas naturais. São oito no total, sendo as mais famosas: Porto das Dunas, onde fica o Beach Park, a Prainha e a Praia do Iguape.

Prainha  1024x575 - Aquiraz - Guia completo sobre o que fazer e quais lugares visitar

Prainha

Dentre as mais procuradas pelos visitantes podemos citar a Prainha, um dos lugares mais aconchegantes do litoral cearense.

Sua estrutura simples e rústica, banhada por um mar de águas quentes e tranquilas, a tornam um destino ideal para quem deseja aproveitar dias radiantes de sol, deliciosos banhos refrescantes e descansar em meio à natureza.

REDDSC 4912 1024x687 - Aquiraz - Guia completo sobre o que fazer e quais lugares visitar
O skibunda também é um dos principais atrativos da Prainha

Na Prainha você encontrará também boas opções de barracas para degustar o melhor da culinária litorânea. A dica é pedir o peixe frito com baião de dois, prato tradicional do Ceará que vai te deixar com água na boca.

Porto das Dunas

Porto das Dunas também está inclusa nessa lista: famosa por abrigar o Beach Park, essa é uma excelente opção para quem gosta de unir belezas naturais e conforto urbano. Aqui estão instalados luxuosos hotéis, condomínios e casas de veraneio.

Com uma extensa faixa de areia, Porto das Dunas é palco também de divertidos passeios de buggy, quadriciclos e até mesmo em cavalos, experiências maravilhosas que não podem faltar em sua viagem.

Praia do Barro Preto

A Praia do Barro Preto é um convite de Aquiraz para dias de  descanso e relaxamento.

A pequena vila de pescadores ainda preserva suas raízes culturais e sobretudo as maravilhas presenteadas pela natureza, como lagoas, coqueirais e vegetação rasteira, que junto do seu mar de águas calmas e azuis criam um ambiente de perfeita harmonia. Um verdadeiro paraíso! 

Praia do Iguape

Outra praia que não deve faltar no seu roteiro de viagem é a Praia do Iguape, um belíssimo cenário da região formado por dunas fixas e móveis, lagoas de água doce, mangues e vegetação rasteira. Uma verdadeira obra prima da natureza.

Com boa estrutura turística para receber seus visitantes, formadas por hotéis, pousadas e restaurantes, a Praia do Iguape é uma excelente opção para quem procura destinos movimentados durante o ano todo, principalmente durante o carnaval, período em que a praia recebe um grande fluxo de visitantes em busca de muita folia e diversão. 

Praia do Presídio

Não deixe de visitar também a Praia do Presídio, destino certo para quem está buscando por dias de sol, belezas naturais e clima de tranquilidade. 

Com cenário simples, mas encantador, sua extensa faixa de areia fofa e branquinha é perfeita para boas caminhadas à beira mar, que aliás, é outro excelente atrativo dessa praia: suas águas tranquilas, com variados tons de azul, são perfeitas para refrescar-se nos típicos dias de calor no litoral cearense. 

A boa gastronomia é outro excelente motivador para você visitar à Praia do Presídio: por aqui, barracas e restaurantes bem próximos à praia servem os melhores frutos do mar da região e outras delícias da cozinha cearense, um show de cores e sabores para sua viagem.

Praia do Batoque

27098577288 29ac7ce070 k 1024x576 - Aquiraz - Guia completo sobre o que fazer e quais lugares visitar
Praia do Batoque, Aquiraz- CE – Foto: Ministério do Turismo

Por último, a Praia do Batoque, um oásis com extensa faixa de areia branquinha que ainda mantém suas belezas praticamente intocáveis.

Que tal esticar as pernas e simplesmente contemplar toda a majestade da natureza? Essa é a proposta dessa praia encantadora.

Como chegar em Aquiraz

Quem vem de Fortaleza segue pela Avenida Washington Soares, cai na Eusébio de Queiróz e acessa a CE-040, que dá acesso ao Centro. Se você for seguir para o Beach Park, o caminho é outro: saía pela Washington Soares, entre na Ministro Lisboa, acesse a Manoel Mavignier e chegue na Avenida Litorânea (CE-025), que termina na frente do Beach Park.

Onde ficar em Aquiraz

Além dos quatros hotéis do Complexo Beach Park – Oceani Beach Park, Acqua Resort, Suítes Bech Park Resort e Milos Beach Hotel – a região tem outros hotéis com serviços excelentes.

O Camel Charme Resort tem quartos ambos, com varanda, rede e vista para o mar. O serviço impecável e atencioso vai da água de coco na chegada ao chocolate que as camareiras levam no quarto à noite. No Dom Pedro Laguna, alguns dos quartos, todos confortáveis, dispõem de piscina privativa.

O Hotel Laguna Blu está localizado em frente à Prainha, a apenas 30 minutos de carro do centro de Fortaleza. Oferece piscina ao ar livre e quartos com ar-condicionado e varanda.

Localizado em frente à Praia do Presídio, o Jangadeiro Praia Hotel oferece buffet de café da manhã, Wi-Fi gratuito e um miniparque aquático. Dispõe de uma piscina, uma sauna, salão de jogos, um jardim, balcão de turismo e restaurante.

Curiosidades sobre Aquiraz

A 1ª cacique de uma tribo indígena no CE – Finalista Prêmio Cláudia

Localizada a cerca de 30km de Fortaleza, a comunidade indígena Jenipapo-Kanindé, situada na terra indígena denominada Lagoa Encantada, em Aquiraz, foi a primeira do Brasil a ser liderada por uma mulher: Maria de Lourdes da Conceição Alves –  a Cacique Pequena.

Guerreira na luta pela defesa de sua terra e da cultura indígena, Cacique Pequena foi eleita por seu povo para liderar a tribo ainda na década de 90, permanecendo no posto desde então.

Em 2017, Cacique Pequena foi uma das indicadas do Prêmio Cláudia, importante premiação nacional que celebra o papel e importância da força da mulher na construção de uma sociedade mais justa e igualitária através de trabalhos desenvolvidos em todas as esferas sociais.


Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)