Morro Branco é um dos destinos mais encantadores que você pode encontrar na região litorânea do Ceará. Essa praia, repleta de belezas naturais, fica localizada na cidade de Beberibe, a cerca de 85 km de Fortaleza , e é um dos destinos mais procurados por quem visita o Ceará, seja para divertir-se com os muitos passeios disponíveis ou simplesmente descansar em um lugar ensolarado e super aconchegante. 

ABF 5 side 300x66 - Morro Branco - Um guia com tudo o que você precisa saber!

Praia do Morro Branco. Foto: Levarti

Seu cenário é simplesmente espetacular! Suas gigantes falésias, formações rochosas que alternam-se em tons de vermelho e laranja, são indescritíveis e contrastam com o azul do mar e as dunas branquinhas que estendem-se por todo o litoral.

Divertidos passeios, seja ele de buggy, quadriciclo ou jangada; gastronomia de encher a boca, artesanato inigualável e excelente estrutura turística com hotéis, pousadas, barracas de praia e restaurantes, fazem de Morro Branco um destino mais que ideal para sua próxima viagem.

Quer conhecer mais detalhes? Então vem com a gente!  

O que fazer em Morro Branco 

Morro Branco é de fato o ponto central do turismo na cidade de Beberibe. Distante apenas 5km do centro da cidade, por aqui, “comboios” de buggys chegam a todo momento trazendo viajantes ávidos por muito sol, praia e diversão. 

Mas não pense que todos os atrativos estão concentrados apenas em Morro Branco; há muitos outros destinos incríveis pela região e com certeza, você não vai querer perder essa aventura. 

Passeios de Buggy

Tradicionais por todo o Litoral do estado, os passeios de buggy são praticamente indispensáveis em seu roteiro de viagem. É através destes passeios, super divertidos e com muita adrenalina, que você poderá explorar não só toda a extensão da praia do Morro Branco, mas também os belos cenários localizados na região. 

Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada

Praia de Morro Branco, praia das Fontes e Canoa Quebrada. Foto: Levarti

É simplesmente maravilhoso poder percorrer toda a extensão da praia, emoldurada pelas imponentes falésias avermelhadas, e sentir a brisa do mar balançar os cabelos e refrescar o rosto.

O roteiro mais tradicional desses passeios é o 3 praias em 1 dia, que inicia em Morro Branco, passando pela vizinha Praia das Fontes e por último Canoa Quebrada, já na cidade de Aracati. Este passeio pode ser facilmente contratado com agências direto na praia ou até mesmo em lojas online de turismo. Mas antes disso, deixa eu falar um pouco sobre esses dois outros destinos do passeio. 

Blog MorroBranco side 300x50 - Morro Branco - Um guia com tudo o que você precisa saber!

Praia das Fontes. Foto: Levarti

A Praia das Fontes, reconhecidamente um dos cenários mais lindos do Ceará, exibe aos seus visitantes uma imensidão de dunas de areias branquinhas, majestosos coqueirais e falésias coloridas de onde jorram fontes de água doce – daí o seu nome -, formando deliciosas lagoas em plena praia para você deleitar-se em águas super agradáveis. 

A água da praia é morna, limpa e tem uma orla praticamente deserta durante boa parte do ano, ideal para quem busca calmaria e tranquilidade, contando com uma paisagem natural bastante preservada, ótima para os amantes da natureza. 

Gruta side 300x66 - Morro Branco - Um guia com tudo o que você precisa saber!

Gruta da Mãe D’ água. Foto: Levarti

A gruta da Mãe D’água é outro excelente atrativo para quem chega por aqui. Ela fica entre uma das falésias mais altas da costa e tem uma queda d’água deliciosa. Mas atenção, só é possível chegar até aqui com a maré baixa, portanto, sempre peça ao profissional que irá conduzir o seu passeio para verificar antes essa informação.

Mais simples e pacata, não há muita estrutura turística por aqui. Ainda assim, não deixe de fazer uma boa caminhada pelo vila de pescadores onde você poderá explorar a cultura local, fortemente expressa no artesanato e nos deliciosos pratos da culinária litorânea. 

Pratos  - Morro Branco - Um guia com tudo o que você precisa saber!

Camarão e Caranguejo: pratos típicos da região. Foto: Ministério do Turismo

Já em Canoa Quebrada, destino que dispensa apresentações, os atrativos dividem-se entre suas belezas naturais, centenas de barracas e restaurantes espalhados por toda a praia, lojas de artesanato na Rua Broadway, passeios de buggy, jangada, quadriciclo e até de parapente. 

Labirinto das Falésias 

Outro atrativo que não pode faltar na sua lista do que fazer em Morro Branco é visitar o Monumento Natural das Falésias de Beberibe, popularmente conhecido como Labirinto das Falésias. 

40260616334 0e3937888b k 1024x576 - Morro Branco - Um guia com tudo o que você precisa saber!

Labirinto das Falésias de Beberibe. Foto: Ministério do Turismo

Lapidado naturalmente ao longo de milhares de anos pela força da erosão nas falésias, a caminhada por entre essas incríveis formações rochosas é realmente impressionante. Muitas pessoas ainda aproveitam o passeio pelo labirinto para aproveitar a vista belíssima do pôr-do-sol que pode ser verificada do alto do labirinto, mais precisamente onde se encontra o farol.  

Pela região você ainda pode encontrar casas de veraneio, rede hoteleira, portos de jangadas e ainda uma feirinha de artesanato que reflete a cultura do local.

Centro de Artesanato de Morro Branco

O Artesanato é um atrativo a mais para quem visita Morro Branco e a região. Famosa pelos belíssimos desenhos criados com areias coloridas, antes extraídas diretamente das falésias (hoje em dia os artesãos locais utilizam-se de areias artificiais para a produção do artesanato, uma forma de garantir a preservação das falésias), não há quem não queira levar uma ou duas garrafinhas para casa, seja para decoração ou presentear alguém especial.

A renda de bilro, outro artesanato tradicional por aqui, é feita ali mesmo pelas rendeiras locais enquanto você está passeando –  e comprando – outros artigos como vasos de cerâmica, quadros, artigos de palha e barro. É tanta coisa linda que dificilmente você sairá daqui com apenas um ou dois itens.

40214812594 91e2b49761 k 1024x683 - Morro Branco - Um guia com tudo o que você precisa saber!

Artesanato com areias coloridas. Foto: Ministério do Turismo

Lagoa do Uruaú

Como já falamos, quem visita  Morro Branco tem a oportunidade de aproveitar deliciosos banhos refrescantes em muitas lagoas pela região. A Lagoa do Uruá é uma delas, e cá entre nós, é a mais especial de todas.

Localizada em uma área de proteção ambiental (APA), a Lagoa do Uruá merece um dia inteiro de visitação. Isto porque seu cenário é um verdadeiro espetáculo da natureza. Margeada por vegetação nativa em toda sua extensão,  de um lado, e do outro, por dunas e coqueirais. Suas águas doces e refrescantes proporcionam aos seus visitantes momentos únicos de relaxamento e bem estar, algo bem próximo de um SPA à céu aberto.

Além de tudo isso, o local ainda possui uma boa estrutura com barracas à beira da lagoa servindo deliciosos petiscos e bebidas geladas. Há ainda opções de atividades super divertidas como passeios de jangada, banana boat e trilhas pela vegetação.

Uma dica importante: se desejar percorrer as trilhas, é necessário a contratação de um guia local autorizado pelos órgãos ambientais. Dessa forma, você está garantindo mais um incrível passeio na sua viagem e contribuindo com a preservação desse lugar tão especial.

Conheça as Praias da Região

Terra de muito sol, gastronomia com diversos sabores e cores, cenários paradisíacos e um povo alegre que adora receber, o Ceará é sem dúvidas o destino ideal para sua viagem! 

Estando em Morro Branco, um dos principais atrativos do estado, além de aproveitar tudo isso, ainda poderá curtir incríveis passeios até praias vizinhas que certamente irão tornar o seu roteiro de viagens ainda mais completo.

Partindo de buggy, facilmente você chegará à Praia do Diogo, ideal para quem busca ares de tranquilidade mas não dispensa belezas naturais. Seu mar de águas em tons azulados combina perfeitamente com as gigantes dunas que se formam ao redor, tornando o lugar perfeito para quem busca sossego e paz. 

A Praia de Barra Nova é outro destino ideal para quem deseja relaxar. Seu principal atrativo é o encontro do Atlântico com o Rio Choró, que juntos criam um cenário de perfeita harmonia e tranqüilidade num ambiente singelo e acolhedor. Sua faixa de areias douradas são um convite para boas caminhadas que findam com um delicioso banho refrescante em piscinas naturais que se formam com a maré baixa. Um verdadeiro convite para desfrutar a natureza!  

Barra Nova 78 - Morro Branco - Um guia com tudo o que você precisa saber!

Praia de Barra Nova. Foto: Levarti

Além de suas belezas naturais, barracas à beira mar oferecem deliciosos pratos com cardápio à base de arraia, um pescado em abundância na região. Nos passeios de buggy, falésias e dunas tornam-se mirantes naturais, proporcionando uma incrível visão panorâmica do local, aproveite! 

Já a Prainha do Canto Verde, tem história pra contar: seus moradores subiram a bordo da jangada SOS Sobrevivência e partiram rumo ao Rio de Janeiro em protesto contra a pesca predatória, em 1993. Símbolo de resistência contra esse tipo de atividade, que interfere nos ciclos naturais do meio ambiente, a pequena comunidade de pescadores inspira não só por sua história de luta, mas também em seu cenários de belezas exuberantes.

Carnaval em Beberibe

O Carnaval é outro grande atrativo para quem está viajando pelas terras cearenses nesse período do ano, e claro, se você for um dos sortudos de ter nascido nesse lugar tão lindo!

Nos dias de folia, que começam já na sexta feira, véspera de carnaval, e só acaba na quarta feira de cinzas, as praias de Beberibe ficam lotadas pelos foliões, atraídos pelos blocos de rua e as muitas atrações musicais que costumam apresentar-se em palcos instalados à beira mar.

A excelente estrutura turística da cidade, com muitos hotéis e pousadas espalhados por quase todo o litoral, garante a hospedagem; além de claro, às muitas opções de atividades para você curtir que já comentamos por aqui.

Bem, nós sabemos que nem todo mundo curte carnaval… Então se liga na próxima dica pois ela pode ser um excelente refúgio para você que quer apenas curtir o feriadão da forma mais tranquila possível.

Aproveite sessões de relaxamento no SPA Oca dos Índios

Viajar é mesmo um revigorante para nossas almas, não é mesmo? Mas, vamos combinar que depois de explorar tantos lugares, subindo e descendo dunas e falésias, sempre bate um pouco de cansaço no fim do dia. Bem, isso não é um problema para quem está visitando Morro Branco.

Que tal descansar ao som das conchas e ondas do mar e ainda aproveitar maravilhosas sessões de massagens e relaxamento? Na Pousada e SPA Ocas dos Índios isso é possível. Seja você hóspede ou não. O local, com arquitetura completamente inspirada na cultura indígena, cercado por flores e vegetação nativa, inspira paz e tranquilidade, oferecendo ainda serviços como restaurante, piscinas, redarios e até banhos em banheiras com flores e plantas medicinais. Tudo pensando para que você saia daqui completamente revigorado. 

Como chegar em Morro Branco / Beberibe 

Morro Branco e Beberibe ficam distantes cerca de 83 km da Capital Fortaleza; um percurso com duração média de apenas 1 h e 20 minutos. Para ter uma viagem mais segura e rápida você pode contar com serviços de transfer privativos que partem diretamente dos hotéis ou Aeroporto de Fortaleza. 

Há também opções de passeios com apenas um dia de duração, mais indicados para quem tem pouco tempo e não pode estender a visita. Esses passeios, em geral, seguem o mesmo roteiro do já citado passeio 3 praias em 1 dia, com a diferença de que saindo de Fortaleza você está adquirindo apenas o serviço de transfer, não o passeio de buggy pelas praias.

Tá com uma galera e quer levar todo mundo junto? Sem problemas! A preços super acessíveis, é possível contratar vans com capacidade para até 15 pessoas, e o melhor, você não precisa estar necessariamente hospedado em um dos hotéis da capital. Rachando serviço entre todo mundo fica super barato.

Curiosidades sobre Morro Branco

Morro Branco é cheia de curiosidades e belezas que não se encontram apenas nos atrativos da região, mas que chegam até mesmo as telas da TV. A região de paisagem ímpar, já foi cenário de gravações de novelas como “Tropicalente” e “Final Feliz”, incluindo ainda a minissérie “Sansão e Dalila”, além do filme “O Noviço Rebelde” e o programa “No Limite”. Visitar Morro Branco e Beberibe vai além de turismo, inclui cultura, diversão e arte! 

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)