O Brasil é um país incrivelmente lindo! Isso é fato. Cheio de diversidades, lugares maravilhosos e passeios incríveis. De Norte a Sul do Brasil é possível descobrir novas aventuras o ano todo. E uma excelente forma de deixar tudo isso ainda mais interessante é fazendo um mochilão pelo Brasil.

Saber quais os melhores lugares para visitar e até mesmo algumas dicas importantes sobre esse tipo de viagem é super importante para que tudo corra bem. Principalmente se esse for o seu primeiro mochilão.

Para ajudar você nessa tarefa rumo ao descobrimento de incríveis cenários e experiências, selecionamos 5 lugares imperdíveis para sua trip pelo Brasil.

Confira também algumas publicações especiais pra te ajudar a organizar sua trip pelo Brasil desde já.

Por quê fazer um mochilão pelo Brasil?

Com tantas belezas naturais e lugares incríveis para conhecer, uma trip pelo Brasil sem dúvidas, pode lhe proporcionar momentos inesquecíveis. Seja para quem curte praias, serras, esportes radicais, cultura e história ou gastronomia.

Se você tem o mínimo de espirito aventureiro, com certeza já pensou em fazer um mochilão. E é bem provável também que tenha pensado em destinos pela Europa ou America Latina. Esses lugares são realmente incríveis, mas nosso país também não fica pra trás.

Existem lugares pelo Brasil que talvez você nunca imaginou. E aqui te apresentamos alguns deles.

Trip pelo Brasil – 6 destinos para fazer mochilão pelo Brasil

1. Ouro Preto – Rota das Cidades históricas

Trip pelo Brasil - Ouro Preto, Minas Gerais
OURO PRETO / MINAS GERAIS / BRASIL (26.02.2018) Rua do Bancos (Rua Sao Jose). Foto: Pedro Vilela / Agencia i7

Primeiro destino da nossa lista, Ouro Preto é ideal para quem quer conhecer sobre a história do Brasil. A cidade respira o período colonial brasileiro e andar por suas ladeiras nos leva direto ao século XVIII, quando a corrida do ouro tomou força e a cidade se tornou uma das mais importantes do país.

A Rota das cidades históricas mineiras tem cerca de 600km, que inclui Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Congonhas, Tiradentes, São João del Rei e Inhotim.

2. Jericoacoara – Rota das Emoções

Duna Pôr do Sol em Jericoacoara - Trip pelo Brasil
Duna Pôr do Sol em Jericoacoara – created by dai camera- Foto: Levarti

Destino tradicional do litoral cearense, Jericoacoara faz parte da Rota das Emoções, uma das mais famosas no Brasil pra quem curte viagens ao estilo mochilão.

Embora o número de visitantes em Jeri tenha aumentado consideravelmente nos últimos anos, o destino ainda mantém-se rústico e com belezas naturais praticamente intocáveis. O clima de sossego e tranquilidade na vila é contagiante! Quase não se ver o tempo passar.

Outros destinos que podem – e devem – ser visitados na Rota das Emoções são o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses. Verdadeiros espetáculos da natureza que vão surpreender você.

Leia mais sobre a Rota das Emoções

3. Belém – Rota pela Amazônia

Ilha do Combu - Belém, Pará. Mochilão pelo Brasil
ILHA DO COMBU / BELÉM/ PARÁ – Foto: Bruna Brandão, Ministério do Turismo

Subindo para a região Norte, outro destino ideal para iniciar sua trip pelo Brasil é Belém do Pará. A brasilidade por aqui está presente em todos os elementos: da gastronomia, rica em pescados e frutos extraídos da floresta amazônica, até as danças tradicionais, o artesanato de barro e principalmente no receber caloroso do seu povo.

Partindo de Belém, a rota inclui ainda a Ilha de Marajó, Santarém, Alter do Chão, Parintins, Manaus e o Arquipélago de Anavilhanas. São cerca de 1.600 quilômetros de Floresta Amazônica percorridos de barco.

4. Maceió – De Alagoas a Pernambuco

PRAIA IPIOCA / MACEIÓ/ ALAGOAS -  Trip pelo Brasil
PRAIA IPIOCA / MACEIÓ/ ALAGOAS – Foto: Marco Ankosqui, Ministério do Turismo

Se você for um viajante que procura por belas praias e sol o ano todo, então sua trip pelo Brasil sem dúvidas deve incluir a rota que vai de Maceió a Pernambuco, mais precisamente até Olinda.

É nessa trilha que você desfrutará de algumas das melhores praias do nosso Brasil. Das mais movimentadas até as mais tranquilas e paradisíacas. Paradas pelas capitais são quase obrigatórias, principalmente se você curte vida noturna agitada e passeios históricos.

O roteiro completo parte de Maceió e segue passando por São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Japaratinga, Maragogi, Tamandaré, Porto de Galinhas, Recife e Olinda.

5. Porto Seguro – Costa do Descobrimento

PRAIA MUNDAÍ / PORTO SEGURO / BAHIA
PRAIA MUNDAÍ / PORTO SEGURO / BAHIA – Foto: Márcio Filho, Ministério do Turismo

Tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em 1999, a Costa do Descobrimento é considerada o berço da história e da cultura do Brasil. Além de claro, possuir belezas naturais surpreendentes. O conjunto perfeito para você fazer seu mochilão pelo Brasil.

Cercada por diversos atrativos naturais – como praias, baías, enseadas, falésias, recifes de corais, manguezais e rios navegáveis – a região é considerada uma das mais bonitas do Brasil e perfeita para a prática do ecoturismo e turismo de aventura.

Os principais destinos integrantes da Costa do Descobrimento são: Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Praia do Espelho, Caraíva, Trancoso, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Santo Antônio, Coroa Vermelha, Mutá, Mogiquiçaba, Belmonte e Guaiú.

6. Maciço do Baturité – Rota do Café

Nós sabemos que os cerca de 400 quilômetros de litoral cearense são praticamente irresistíveis. Mas que tal um mochilão por um Ceará digamos, mais frio?

A Rota que engloba os municípios de Guaramiranga, Mulungu, Pacoti e Baturité tem oito atrativos, entre museus, sítios, prédios históricos e como não poderia deixar de ser, muitas fazendas de cafés. A região, conhecida como Serra de Baturitéou Maciço de Baturité, conta com uma área de proteção ambiental, abrangendo 32.690 hectares.


Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)