As badaladas praias de Cancún provavelmente são a primeira coisa lhe vem à mente ao falarmos do México. E não é por acaso. Somente essas praias, que banham a Península de Iucatã, são responsáveis por atrair o mesmo número de turistas que o Brasil inteiro recebe. Impressionante, não?

O destino é badaladíssimo, sendo sua capital, a Cidade do México, uma das maiores do planeta e uma das mais visitadas por turistas de todas as partes. Fora de toda essa agitação, os Pueblos Mágicos revelam aos seus visitantes um lado mais cultural e histórico do México, com povoados que guardam desde cenários com casas coloridas até becos de pedras e tradições milenares.

O que são os Pueblos Mágicos do México?

Os Pueblos Mágicos (cidades mágicas) são localidades que possuem atributos simbólicos, lendas e histórias presentes no imaginário popular mexicano. Verdadeiros guardiões da autêntica cultura mexicana.

O programa foi criado pela secretária de turismo do México; com o objetivo principal de manter viva essas tradições, além de fomentar o turismo em todas as regiões. Ao todo, 111 localidades, espalhadas de norte ao sul do país, carregam o título de Pueblo Mágico. Cada um com sua autenticidade cultural e manifestações folclóricas. E claro, quando for fazer uma viagem ao México, você não pode deixar de conhece-los.

Tulum

iStock 665657268 e1554473083325 - No México, os Pueblos Mágicos guardam histórias, tradições e muito o que visitar
Foto por iStock / SL_Photography

O povoado litorâneo de Tulum é reconhecido como um dos corações da antiga civilização Maia, e reúne tudo aquilo o que muita gente procura em um destino de férias, ainda mais no México. Praias de água azul-turquesa, areia branquinha, ecoturismo, esportes aquáticos e claro, muita história. Aqui representada pelas estruturas ancestrais que resistiram ao tempo.

Essas estruturas podem ser visitadas no sitio arqueológico de Tulum. Você tem quatro opções de passeios para escolher. Dois deles de meio período: o tour Tulum Cancun, que faz apenas a visita ao sítio arqueológico; e o tour Tulum + Rio, que inclui uma visita a um rio subterrâneo. Outros dois passeios são de um dia inteiro: tour Tulum e Parque Jungla Maya e o tour Cobá + Tulum.

Real de Catorce, San Luís de Potosí

Pueblo Mágico Real de Catorce: 360 Meridianos. (pueblos mágicos México).
Pueblo Mágico Real de Catorce: 360 Meridianos

O Pueblo Mágico Real de Catorce já foi um importante centro de mineração no século 18, e até hoje, preserva em suas ruas de vários tons de marrons, a memória dos tempos prósperos que vieram com as minas. A antiga cidade fica em meio ao deserto, rodeada por picos e vistas espetaculares. Não deixe de visitar o Pueblo Fantasma, local com construções abandonadas e ruas de pedra. Sem dúvidas uma experiência e tanto.

San Miguel de Allende

800px San Miguel de Allende - No México, os Pueblos Mágicos guardam histórias, tradições e muito o que visitar
Foto: Ruiz, via Wikimedia Commons.

San Miguel de Allende está localizado no estado de Guanajuato, sendo considerado como Monumento Nacional e Patrimônio da Humanidade, devido à sua qualidade de vida, arquitetura barroca e ampla cena cultural.

San Miguel figura entre as principais cidades para visitar no México, apresentando em suas paredes de paralelepípedos, muitas histórias e segredos da cultura local. A Hacienda Las Amantes, por exemplo, foi construída sobre o modelo tradicional: com estábulos de poços de água. Sua fachada inspirada em prédios do século XVIII oferece uma experiência elegante digna do mansões mais reconhecidas no mundo.

Bacalar, Quintana Roo

iStock 1066238350 e1554473349741 - No México, os Pueblos Mágicos guardam histórias, tradições e muito o que visitar
Foto por iStock / Jedamus_Lichtbilder

Bacalar é outro dos Pueblos Mágicos que reunem belezas naturais e história. Aqui, das invasões piratas, batalhas no Fuerte de San Felipe e heranças da cultura maia.

O local é conhecido pela Lagoa das 7 cores, um dos cenários mais bonitos que você vai ver pelo México. A lagoa recebe esse nome porque, ao longo da sua extensão, a cor da água muda (devido à profundidade, às caixas de areia e até pela incidência do sol, por exemplo). São diferentes tons de azul com aquele toque cristalino visto nas águas do Caribe que deixam qualquer pessoa de boca aberta.

Palenque

Sítio Arqueológico de Palenque, Chiapas - México
Sítio Arqueológico de Palenque, Chiapas – México Foto: 360 meridianos

A cidade pré-hispânica de Palenque é um dos exemplos principais de santuários criados pela cultura Maia. O sítio arqueológico local tem uma área total de 18 km² e mais de mil construções, erguidas em meio a uma densa floresta tropical habitada por macacos e aves coloridas.

No Parque Nacional de Palenque dá pra curtir outras atividades voltadas para o ecoturismo, como trilhas e observação de animais.

Você pode encontrar a lista completa aqui. 

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)