Definir um roteiro de viagem antes de desembarcar na capital cearense é o ideal para você não perder nada. Afinal, entre os diversos pontos turísticos de Fortaleza, passeios culturais e claro, as praias de Fortaleza, são dezenas de opções para você aproveitar.

Os principais pontos turísticos de Fortaleza – quase todos eles – concentram-se na região turística da cidade. Que engloba o Centro histórico, a Praia de Iracema, Praia do Meireles e a Praia do Futuro.

Quem gosta de fazer atividades culturais durante a viagem deve separar no mínimo 2 dias no roteiro de passeios em Fortaleza. A cidade tem diversos museus, prédios históricos, centros de artesanato e pontos turísticos importantes na cultura local.

Pesquisando passeios em Fortaleza? Confira nossa publicação especial com os melhores passeios bate-volta em Fortaleza. Incluindo ainda um roteiro de 6 dias na cidade.

Passeios em Fortaleza: Os 20 melhores pontos turísticos de Fortaleza para você visitar.

Uma seleção especial com os 20 melhores pontos turísticos de Fortaleza para incluir ao seu roteiro de viagem. Criada por nós, moradores de Fortaleza. Assim você se planeja e garante férias únicas. 

1. Theatro José de Alencar

LEVDSC 0263 1024x687 - Pontos turísticos de Fortaleza - 20 atrativos imperdíveis
Fachada do Theatro José de Alencar. Foto: Levarti

Theatro José de Alencaré um dos principais símbolos da cultura cearense. Referência artística e cultural nacional, é considerado Patrimônio Histórico e Artístico e Cultural da cidade.

O espaço recebe diversas manifestações artísticas através de eventos, oficinas, shows e espetáculos construídos dentro do próprio teatro. Sendo assim, uma excelente opção de passeios em Fortaleza. Aberto ao público, oferece visitas guiadas gratuitas com duração de uma hora.

  • Onde? Rua Liberato Barroso, 525, Praça José de Alencar, Centro.

2. Cineteatro São Luis

Cineteatro São Luis, popularmente conhecido como Cine São Luis, é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza e da mesma forma um dos palcos mais importantes da cidade.

“Obra do cearense Luiz Severiano Ribeiro encravada no centro histórico de Fortaleza, o Cineteatro São Luiz se constitui como um marco simbólico, afetivo e patrimonial da cidade”

O local abriga as mais diversas manifestações artísticas como cinemapeças de teatroóperas e shows musicais. Ou seja, o espaço cultural perfeito para você visitar com a família.

A programação completa do espaço pode ser conferida no site do teatro.

DSC 0190 - Pontos turísticos de Fortaleza - 20 atrativos imperdíveis
  • Onde?Rua Major Facundo, 500, Centro;
  • Horários e funcionamento da bilheteria:Terça a sábado – 10h às 18h30;
  • Venda de ingressos online: acesso o site da Tudus.

3. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Pontos turísticos de Fortaleza. Centro Dragão do Mar.
O “Dragão do Mar”é um dos principais centros culturais de Fortaleza

Localizado na Praia de Iracema, o Dragão do Mar é não apenas um dos principais pontos turísticos de Fortaleza, mas também um dos “queridinhos” para quem visita a capital.

O espaço abriga o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará. Além de um cinema, oPlanetário Rubens de Azevedoe um Anfiteatroonde são realizadas diversas apresentações. Em outras palavras: o local é um verdadeiro reduto das artes na cidade. 

Pontos turísticos de Fortaleza. Centro Dragão do Mar.
Planetário Rubens de Azevedo – Dragão do Mar. Foto: Levarti

No entorno do dragão diversas boates, bares e quiosques formam um dos points de turistas na cidade, principalmente os mais jovens.

  • Onde? Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema.
  • Funcionamento:Segunda à quinta-feira, das 8h às 22h; de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h;
  • Bilheteria:Terça a domingo, a partir das 14h. 

4. Emcetur – Centro de Turismo do Ceará

Emcetur - Centro de Turismo do Ceará. Pontos turísticos de Fortaleza.
Emcetur – Antiga cadeia pública de Fortaleza e que hoje é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza

Antiga Cadeia Pública de Fortaleza, a Emcetur, além de um dos principais e mais belos legados arquitetônicos da cidade, é também, junto com o Mercado Central, parada obrigatória para quem deseja adquirir os mais diversos artigos do artesanato cearense.

São 105 lojas com os mais diversos itens. Portanto, não deixe de fazer uma visita e garantir a sua lembrança de Fortaleza.

  • Onde?Rua Senador Pompeu, 350 – Centro;
  • Funcionamento:Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h; Sábado, das 08h às 16h; Domingo, das 08h às 12h. 
Mercado Central de Fortaleza. Passeios em Fortaleza.
No Mercado Central de Fortaleza você encontra os mais diversos itens da cultura cearense. Foto: Levarti

5. Mercado Central de Fortaleza

Mercado Central é o maior mercado do Nordeste, por conseguinte, um dos melhores pontos turísticos de Fortaleza para você comprar itens genuinamente cearenses.

O local conta com mais de 550 lojinhas distribuídas em 5 pavimentos. Repletas dos mais diversos artigos como renda, couro, objetos de barro, madeira, além de comidas e bebidas típicas como doces, licores, cachaças, rapaduras, castanhas dentre outras.

O Mercado central fica bem próximo de outros pontos turísticos de Fortaleza, como a Catedral Metropolitana, o Museu do Ceará e a Praça José de Alencar. Dá pra fazer um tour a pé por todos esses locais.

  • Onde? Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro.
Corredores do Mercado Central de Fortaleza
Mercado Central de Fortaleza. Foto: Ministério do Turismo

6. Mercado dos Peixes

Quem aprecia uma boa gastronomia, principalmente os frutos do mar, não pode deixar de visitar o Mercado dos Peixes. Ponto turístico de Fortaleza localizado bem próximo dos hotéis da Beira Mar.

São 45 boxes para venda de mariscos e outros 4 onde são preparadas as iguarias, com um atrativo adicional: a belíssima Praia do Mucuripe.

Durante o dia, os pescadores e comerciantes começam a chegar em torno de 5 da manhã, com peixes e frutos do mar fresquinhos para os compradores.

À noite, o Mercado dos Peixes torna-se outro ponto de encontro dos turistas, quando os boxes tornam-se pequenos restaurantes onde você escolhe na hora o peixe que vai consumir. Há ainda a opção de acompanhar essas deliciosas iguarias com uma cervejinha, acompanhada de uma boa música ao vivo.

  • Onde?Av. Beira Mar, 3479 – Meireles, Fortaleza. 
Mercado dos Peixes - Fortaleza - CE.
Mercado dos Peixes – Fortaleza – CE. Foto: Blog Praias de Fortaleza

7. Museu da Fotografia

Museu da Fotografiaé outro ponto turístico de Fortaleza perfeito para quem curte cultura e arte. 

Administrado pelo Instituto Paula e Silvio Frota, o espaço, uma construção moderna e arrojada, abriga mais de 2000 peças fotográficas, com acervo permanente e diversas exposições itinerárias.

Com a finalidade de “fomentar o conhecimento local, o Museu também busca tornar acessível e constante a educação pela fotografia”, oferecendo cursos, palestras e oficinas para aqueles que querem descobrir mais sobre esse universo.

  • Onde? Rua Frederico Borges, 545 – Varjota, Fortaleza.

8. Catedral Metropolitana de Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza
A Catedral Metropolitana é um dos símbolos arquitetônicos de Fortaleza. Foto: Ministério do Turismo

A Catedral é uma das mais belas e imponentes construções arquitetônicas do estado, construída em estilo gótico romano e levando mais de 40 anos para ser finalizada. Ela ocupa um dos principais pontos do centro da cidade de Fortaleza e tem capacidade para até 5 mil pessoas.

Próximo à Catedral, existem muitos comércios de artesanatos, roupas e utensílios, é provável que você queira aproveitar para ir as compras depois de visitar o local.

9. Praia do Futuro

Praia do Futuro em Fortaleza
Praia do Futuro – Fortaleza, CE

Conhecida por suas barracas de praia, a Praia do Futuro consolidou-se no turismo local como parada obrigatória para quem visita Fortaleza.

A estrutura turística da praia chega a impressionar pela quantidade de barracas instaladas à beira mar. Algumas delas verdadeiros complexos turísticos onde você terá à disposição piscinas e playgrounds para crianças, lounges para descanso, bar e restaurante e até mesmo espaços para shows de musica ao vivo nos finais de semana.

As opções são super variadas, algumas com preços mais acessíveis e outras que cobram mais caro pelo conforto que oferecem. Tudo depende do quanto você estará disposto à gastar.

As águas do mar da Praia do Futuro são sempre quentinhas, sendo a mais indicada entre as praias de Fortaleza para quem adora dar um bom mergulho ou até mesmo praticar esportes aquáticos, já que as condições para esses esportes são mais que favoráveis no Ceará.

Confira nossa publicação com 5 mega barracas para você visitar na Praia do Futuro.

10. Casa do Juvenal Galeno

Nascida de uma história de amor pela literatura e a arte, a Casa de Juvenal Galeno foi inaugurada pela filha do poeta, Henriqueta Galeno, em 1936.

Anteriormente idealizado como o Salão Juvenal Galeno, em 1919, com o poeta ainda vivo, a casa era o palco de encontros literários, artísticos e de discussão e reflexão acerca do mundo.

Toda essa história afetuosa de Juvenal e sua família com a casa e a poesia e arte, culminou num dos principais espaços para os amantes de letras e arte no Ceará, e é assim até hoje.

Com biblioteca que possui mais de 20 mil títulos, dentre eles muitas relíquias de autores cearenses, a casa é um importante centro de encontro, pesquisa e experimentação da cultura e arte, com foco no Ceará.

O lugar conta ainda com mobiliário e utensílios centenários e de luxo da família Galeno.

  • Onde? R. Gen, Sampaio, 1128 – Centro, Fortaleza.

11. Casa do Barão de Camocim

Uma das construções mais antigas e luxuosas da capital cearense, datada do final do século XIX e com valor inegavelmente histórico. A casa do Barão de Camocim foi tombada com Patrimônio Histórico e Cultural do Ceará em 2007. E tornou-se, posteriormente, em 2018, centro cultural.

Reunindo obras de artistas de dentro e fora da cidade e integrando-se ao Vila das Artes, complexo de escola artística muito importante da capital, fomentando ainda mais a arte local, o casarão foi construído a mando do próprio Germiniano Maia, o Barão de Camocim, logo após ter recebido o título da então Coroa portuguesa.

Quem curte história, arte e arquitetura não pode deixar de incluir o local como parada no seu itinerário de viagem em Fortaleza.

12. Passeio Público (Praça dos Mártires)

O Passeio público é a mais antiga praça de Fortaleza. Sua construção deu-se em 1864, tendo recebido diversas denominações ao longo dos anos, até, por fim, ser chamada de Praça dos Mártires.

O espaço é um dos mais importantes da história de Fortaleza e possui uma das mais belas vistas da capital.

De frente para o mar e cercada de história através de tantos outros prédios, como o Museu da Indústria, o Forte Nossa Senhora da Assunção e a Santa Casa de Misericórdia, a praça chama atenção pelo aconchego e calmaria em pleno centro de Fortaleza.

  • Onde? Praça dos Mártires – Centro, Fortaleza.

13. Forte Nossa Senhora Assunção

batch DSC 1843 1024x685 - Pontos turísticos de Fortaleza - 20 atrativos imperdíveis
O Forte Nossa Senhora de Assunção é reconhecido como o local que deu inicio à Fortaleza. Foto: Levarti

Este é literalmente o começo da cidade de Fortaleza. Idealizado pelo engenheiro Silva Paulet, as obras do Forte foram realizadas por trabalho voluntário e escravo.

A Fortaleza, que inclusive deu nome à cidade, foi o primeiro respiro de vida da atual capital cearense, que iniciou-se através de uma vila construída no entorno do Forte.

Atualmente o local serve como base da 10a Região Militar, resguardando ainda, peças históricas como armamentos, utensílios e outras peças em um museu interno aberto à visitação.

Próximo ao Forte estão o Mercado Central de Fortaleza, o Museu da Industria, a Catedral Metropolitana de Fortaleza e o Passeio Público, que citamos anteriormente.

  • Onde? Av. Alberto Nepomuceno, s/n – Centro, Fortaleza 

14. Bar do Pirata

Bar do Pirata - Fortaleza. Foto: Bar do Pirata
Bar do Pirata – Fortaleza. Foto: Bar do Pirata

Um dos principais atrativos turísticos de Fortaleza, o Bar do Pirata foi inaugurado ainda na década de 80.

Com fama internacional, a casa abre os trabalhos da semana em plena segunda-feira, que na verdade é o principal dia para se curtir o lugar: conhecida como a segunda feira mais louca do mundo, o Pirata reúne principalmente muitos turistas e alguns residentes para um maravilhoso forró pé de serra.

Situado na região mais turística da cidade, a Praia de Iracema, o local é uma excelente opção para quem está curtindo o calçadão da Beira Mar e quer dar uma esticada, já que em Fortaleza as noturnas costumam fechar na segunda.

12 e1567184528388 - Pontos turísticos de Fortaleza - 20 atrativos imperdíveis
Muito forró e arrasta pé no Bar do Pirata. Foto: Bar do Pirata

Embalados por forró pé serra na segunda e também por diversos outros tipos de música e festa,o Pirata ainda recebe peças, quadrilhas e shows musicais variados. A entrada da casa custa em torno de R$ 50,00 e conta também com um cardápio variado de comidinhas e bebidas.

  • Onde? Rua dos Tabajaras, 325 – Praia de Iracema, Fortaleza

15. Beach Park

Beach Park - Fortaleza
Beach Park- atrativo que garante diversão e alegria para toda a família. Fonte: Ministério do Turismo

Ao contrario do que pensa a maioria dos visitantes, o Beach Park não está localizado exatamente em Fortaleza, e sim na sua Região Metropolitana, mais precisamente em Aquiraz.

Visita obrigatória para quem vem ao Ceará, o Beach Park é um dos maiores complexos turísticos do Brasil, com mais de 200.000m2, divididos entre o parque, três resorts e um hotel; além de uma estrutura na praia do Porto das Dunas onde é possível ter uma maravilhosa experiência gastronômica.

As 18 atrações do parque são separadas em três categorias: radicais, moderadas e para toda família. O maior parque aquático da América Latina já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, como quando foi eleito pelos usuários do Trip Advisor como segundo melhor parque aquático do mundo.

Seja viajando com a família, ou até mesmo sozinho, uma visita ao Bech Park é o seu passaporte para a diversão.

  • Onde? R. Porto das Dunas, 2734, Porto das Dunas – Aquiraz

16. Praia de Iracema

Estátua de Iracema - Praia de Iracema Fortaleza (passeios em Fortaleza)
O monumento Iracema Guardiã é um dos símbolos da Praia de Iracema e de Fortaleza. Foto: Levarti

A Praia de Iracema é um dos principais e mais badalados pontos turísticos de Fortaleza.

Carregado de muita historia, o famoso bairro boêmio da capital segue como principal cartão postal da cidade, contemplando diversos tipos de lazer, entre gastronomia, entretenimento, práticas de esporte e outros diversos espaços pela praia, que juntos formam um encantador e acolhedor lugar para visitantes e residentes.

Feirinhas de artesanato e outras mercadorias também fazem parte dos atrativos para quem visita a Praia de Iracema. O burburinho é maior à noite, mas durante o dia, claro, não faltam pessoas aproveitando para pegar um belo bronzeado nas areias da praia.

Por ser considerado um dos principais bairros turísticos da cidade, grande parte da oferta hoteleira de Fortaleza fica por aqui, bem em frente ao calçadão da Beira- Mar.

17. Estoril

Estoril, Praia de Iracema Fortaleza. Pontos turísticos de Fortaleza.
O Estoril, na Praia de Iracema, é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. Foto: Levarti
Estoril, Praia de Iracema Fortaleza. Pontos turísticos de Fortaleza.
Estoril, Praia de Iracema – Fortaleza

O Estoril de Fortaleza é mais uma construção histórica que além de impressionar pela beleza, ajuda a contar a história da cidade.

Sendo a primeira construção de grande porte próxima ao mar na capital, o Estoril já passou por muitas transformações e teve diversas utilizações diferentes de seu espaço.

O prédio hoje abriga a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor) mas que ainda é aberto a visitação do público com eventos e feiras pontuais, já foi cassino dos soldados americanos na segunda guerra, Vila Morena, bar e restaurante, onde fez sua principal fama nas noites de Fortaleza até poucos anos atrás, com música ao vivo, noites temáticas e recebendo bloquinhos no pré carnaval da cidade.

O entorno do Estoril possui também diversas casas noturnas, facilitando o trânsito intenso de pessoas pela Rua dos Tabajaras e paralelas na época de seu auge como bar e restaurante. No mais, hoje, sediando a Setfor, o espaço abre para eventos, feiras gastronômicas e de artesanato, shows musicais e eventos temáticos no prédio.

  • Onde? Rua dos Tabajaras, 397, Praia de Iracema, Fortaleza 

18. Praça do Ferreira

Praça do Ferreira, centro de Fortaleza. Pontos Turísticos de Fortaleza.
A Praça do Ferreira é considerada por muitos como o coração de Fortaleza. Foto: Levarti

Considerada o coração de Fortaleza, a Praça do Ferreira abriga muitas Fortalezas em um só lugar, assim como muitas histórias.

Desde o hotel mais importante da história da cidade, ao Cinema mais belo e luxuoso, a pastelaria mais histórica e o episódio que originou a famosa vaia cearense, bem como o palco aberto de muitos artistas de rua e vendedores ambulantes.

A praça ainda encaminha o turista a muitos outros pontos turísticos e históricos de Fortaleza, e é ponto principal do centro histórico da cidade, sendo assim, quem curte passeios históricos não pode deixar de visitar o local.

  • Onde? R. Floriano Peixoto – Centro, Fortaleza 

19. Centro Cultural Banco do Nordeste

Um dos principais centros culturais de Fortaleza e já consolidado no mapa cultural e artístico da cidade, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) promove desde 1998 atividades ligadas a arte, cultura e outros saberes.

Localizado no centro de Fortaleza, o local oferece ainda tours pelos espaços culturais e outros museus da região central da cidade. São quatro andares de espaços para exposições itinerantes ou permanentes, biblioteca e um teatro.

Onde? R. Conde d’Eu, 560 – Centro, Fortaleza

20. Mercado dos Pinhões

Mercado dos Pinhões - Fortaleza
Mercado dos Pinhões – Fortaleza

O Mercado do Pinhões é primordialmente necessário para quem respira cultura, manifestações populares, arte e feirinhas.

Num espaço com toda a estrutura de ferro na cor verde, que é sua marca registrada e que, de longe é visto por sua esplendorosa forma, o Mercado é um dos queridinhos da juventude de Fortaleza, assim como inesquecível para quem visita o local.

Semanalmente ocorrem também shows musicais de ritmos diversos como chorinho, samba, forró, dentre outros. Feiras orgânicas, de gastronomia e até eventos de moda e design embalam a programação local. Ou seja, sempre tem algo para fazer no Mercado dos Pinhões.

  • Onde? Praça Visconde de Pelotas, S/N – Centro

Confira também:

Passeios em Fortaleza: Os 6 melhores passeios bate-volta

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)

GUTE-URLS

Wordpress is loading infos from com

Please wait for API server guteurls.de to collect data from
blog.levarti.com.br/o-que-fazer-a-...