É de conhecimento de todo viajante brasileiro, e mesmo de quem ainda não começou à aventurar-se pelo país, que nossa maior riqueza realmente são as belezas naturais. E se estiver buscando lugares para acampar, saiba que de norte à sul do país você encontrará destinos maravilhoso para armar sua barraca de camping e desfrutar de muita natureza.

Confira essa seleção especial e prepare-se para explorar o Brasil de um jeito novo e que garante muitas aventuras.

Lugares para acampar no Brasil

Uma seleção especial com 8 lugares para acampar no Brasil. Da Floresta Amazônica até o litoral cearense.

Floresta Nacional do Tapajós, Pará

Floresta Nacional dos Tapajós
Floresta Nacional dos Tapajós

Para quem quer se aventurar pela imensidão amazônica, não pode perder essa oportunidade de acampamento. A Floresta Nacional do Tapajós fica pertinho de Alter do Chão, um pequeno vilarejo que abriga entre suas belezas praias, rios, florestas submersas e uma riqueza ambiental incalculável.

A Floresta dos Tapajós extende-se por 4 municípios do Pará onde vivem muitas comunidades tradicionais, que acabam servindo como “ponto de apoio” para quem está acampando na região.

Existem inclusive, opções de hospedagens familiares, ou seja: na própria residência dos moradores. Além disso, algumas delas disponibilizam espaço para barracas de camping.

Outra coisa bacana e que facilita muito para o viajante é que o espaço possui site oficial e lá existe uma tabela de preços referente aos serviços de hospedagem, trilhas e passeios disponíveis.

Aracati, CE

O município de Aracati, a 150 km de Fortaleza , é conhecido por possuir em seu território maravilhosas praias. Principalmente, a praia mais famosa do município: Canoa Quebrada.

Este inegavelmente é um dos destinos favoritos de quem vem ao Ceará em busca das praias, mas em contraste com essa procura, há opções de campimg em meio à vegetação amazônica em pleno litoral cearense. Trata-se da Eco Aldeia Flecha da Mata, uma iniciativa inovadora e sustentável no Ceará.

O projeto é uma estação focada na permacultura e nos princípios sustentáveis. Entre as ações aqui desenvolvidas, encontra-se tratamento de águas e resíduos e reutilização da água da chuva, por exemplo.

A Aldeia tem opções de hospedagem diversas. Entre elas, redários, a tenda do sono (um dormitório compartilhado para até 4 pessoas com colchões de solteiro, mosquiteiro, iluminação e energia). Além disso, possui ainda o chamado calangalô (uma casa tipo na árvore privada para até 3 pessoas) e, claro, espaço para barraca de camping.

A alimentação é vegana e vegetariana e os visitantes são convidados a participar das diversas atividades auto-sustentáveis. É uma vivência única e revigorante.

Paraíso Perdido, MG

G0022134 1024x768 - Lugares para acampar no Brasil: saiba onde estão os melhores destinos
Paraíso Perdido, Capitólio MG – Foto: Viaje seu mundo

Este é sem dúvida um dos mais lindos lugares para acampar no Brasil. E não apenas para acampar, é uma opção imprescindível para qualquer viajante que ama a natureza e também o ecoturismo.

Paraíso Perdido leva esse nome não por acaso. A região foi descoberta por dois motoqueiros que por lá passaram e se encantaram de cara. O parque possui quase 10 quedas de águas cristalinas e 18 piscinas naturais. Parece ou não um paraíso?!

Neste lugar localiza-se o Camping Paraíso Perdido que além do campimg como hospedagem também conta com as barracas de alvenaria. Essas barracas são privadas e possuem cama de solteiro.

Bonito, MS

26674755447 91470e4f9f z - Lugares para acampar no Brasil: saiba onde estão os melhores destinos
Nascente Azul, Bonito MT – Foto: Flavio André – Ministério do Turismo

Um dos destinos mais desejados do Brasil é Bonito, no Mato Grosso do Sul. As famosas grutas, cavernas, águas cristalinas e o verde do local, encantam a todos que veem os atrativos da região.

lugares para acampar no Brasil - Bonito MT
Nascente Azul, Bonito MT – Foto: Flavio André – Ministério do Turismo

Imagine, então, acampar nesse território belíssimos esculpido com capricho pela natureza. Este destino, sobretudo, é muito apreciado também pelos esportistas. As opções são diversas como stand up paddle, flutuação nos rios, descida de caiaque, cavalgada ou ainda passear de bike ou de quadriciclo.

Diante disso, o Camping Rio Formoso é uma opção e tanto de lugar para esticar sua barraca de camping. Para além disso, o espaço oferece também chalés privativos equipados para quem assim preferir. Similarmente, o espaço destinado para acampar também pode abrigar motor homes, modalidade de hospedagem em veículos, como trailers.

Conta também com áreas compartilhadas como cozinha, banheiros masculinos e femininos e quiosques com churrasqueira, por exemplo.

Você pode conferir mais informações sobre Bonito MT nessa publicação.

Canela, RS

27014122518 19091ab6d1 z - Lugares para acampar no Brasil: saiba onde estão os melhores destinos
Cascata Caracol, Canela RS – Foto: Renato Soares – Ministério do Turismo

Qual viajante brasileiro nunca sonhou em conhecer a região serrana gaúcha? São tantas cidadezinhas e tantas belezas para visitar que fica difícil escolher um só destino entre tantos lugares.

Um dos lugares para acampar mais recomendáveis e conhecidos da região é o Parque da Cachoeira. Localizado a 18km do centro de Canela e a somente 25km de Gramado , o Parque possui diversos atrativos como trilhas ecológicos e piscinas naturais.

Dentre as opções de hospedagem, além das barracas de camping, eles dispõem de cabanas e apartamentos privados, equipados e confortáveis. Também possuem áreas de comum convivência, como mesas e churrasqueiras externas. As diárias custam entre R$ 15,00 – R$ 390,00 (referência setembro/19) para pessoas a partir dos 12 anos.

Similarmente outra atividade bem comum no Parque são os piqueniques entre famílias e amigos ou mesmo até entre os hóspedes. O Parque, por ficar meio afastado, dispõe de uma loja de conveniência com itens essenciais para os viajantes e funciona das 08:00 às 17:00.

Serra da Cantareira, SP

Surpreendentemente, São Paulo também possui seu charme para quem deseja descanso ou uma viagem mais focada na natureza. A Serra da Cantareira conta com inúmeras trilhas ecológicas e o famoso Pico do Jaraguá, o ponto mais alto de São Paulo.

O Parque Estadual do Jaraguá, onde situa-se o Pico, possui entrada gratuita e funciona diariamente. A Trilha do Pai Zé, mais conhecida por lá e que sobretudo dá acesso ao Pico, leva até 2 horas de caminhada para a sua conclusão.

Outra tilha bastante apreciada no Parque é a Trilha da Bica. Essa mais mais tranquila e rápida, dando acesso a uma bica de água potável. Não deixe de aproveitar.

Outra trilha do Parque é a Trilha do Silêncio, toda adaptada para cadeirantes. Vale muito a pena colocar na sua lista de lugares para acampar uma visitinha na região da Cantareira, decerto não irá se arrepender.

Bonito, PE

bonito elotur22 - Lugares para acampar no Brasil: saiba onde estão os melhores destinos
Camping do Mágico, Bonito PE – Foto: Blog Janelas Abertas

Mais um lugar bonito e que vale demais a sua visita pra armar sua barraca de camping, e dessa vez bem no Nordeste. A cidade de Bonito fica em Pernambuco a cerca de 148km de Recife e pode entrar para seu próximo roteiro para a capital pernambucana.

Uma opção para quem não quer demorar muito é fazer passeio bate e volta saindo de Recife, que costuma ter um bom público interessado. Porém, com toda a certeza, recomendamos mesmo é ficar um poucos mais e acampar nesse que é um dos melhores lugares para acampar na região Nordeste.

Dentre os atrativos da região, desta-se principalmente as cachoeiras, exatamente assim, no plural. Outras atrações imperdíveis para os mais dispostos são o rapel e a tirolesa.

Antes de tudo, para fincar sua barraca de camping recomendamos o Camping do Mágico, que dispõe também de estrutura muito boa. Entre esses atrativos estão piscina, banheiros e restaurante. Além disso, uma corredeira passa bem onde está localizado o camping e agrada muito os viajantes, que se deliciam por lá. O espaço também disponibiliza de atividades como tirolesa e arvorismo.

Chapada dos Veadeiros, GO

40252549774 98546a2c61 z - Lugares para acampar no Brasil: saiba onde estão os melhores destinos
Cataratas Dos Couros, Alto Paraíso de Goiás – Foto: Augusto Miranda – Ministério do Turismo

Decerto não podemos deixar de indicar a surpreendente e incrível Chapada dos Veadeiros. Este é um destino turístico que vem crescendo cada vez mais. Muitos dos viajantes apaixonados pelas belezas naturais já incluíram o destino em suas listas de desejos.

Nesse destino, existem nuitos tipos distintos de atração. Tanto para turistas que desejam descanso e leveza quanto para aqueles que preferem se aventurar. Dentre eles destacam-se massagem, meditação e e observação de pássaros à tirolesa e rapel próximos às quedas d’água.

O que não falta também na Chapada são cachoeiras, a perder de conta, bem como os cânions e outras formações rochosas, como o Vale da Lua, um dos lugares mais visitados da Chapada dos Veadeiros.

Um dos campings mais escolhidos para hospedagem na região é o PachaMama, que conta com estrutura também super bacana, inclusive para observação do céu, com telescópios. O espaço possui também lugar para fogueira e outros espaços de convivência. O camping não conta com barracas próprias, sendo necessário levar a sua.


E você, tem algum lugar especial onde gosta de armar sua barraca de camping ? Conta pra gente aqui nos comentários! Aproveite e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais e descubra outros destinos indicados por seus amigos.

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)