De fato o cinema é algo que encanta a todos. Seja por suas histórias inspiradoras, ação e emoção e muitas vezes, até pelos cenários onde os filmes são gravados. Aliás a escolha do local é um elemento importantíssimo no processo de criação de um filme.

Inegavelmente um fator que contribui  e muito na construção dessa atmosfera incrível do cinema é a locação. Naturalmente,  junto com a fotografia, ela faz toda a diferença para uma história ser contada. Tantos e tantos filmes clássicos que tiveram o sucesso que tiveram devem muito a essas escolhas estéticas. 

Neste guia, apresentamos locações especiais que deram todo um diferencial – e até mesmo um charme a mais – para suas respectivas produções e que certamente inspiram viajantes do mundo todo a conhecer esses locais.

O fabuloso destino de Amélie Poulain(Jean-Pierre Jeunet) 

Locação: Paris , França 

paris 843229 640 - Top 9: conheça locações reais de filmes famosos pelo mundo
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Este é um clássico da história recente do cinema e muito dessa aclamação se deve às escolhas estéticas, seja através das cores ou cenários. Sendo o filme passado na encantadora Paris, não fica difícil entender o porquê de ele ser considerado tão bonito visualmente. 

Outra coisa que se destaca sem dúvida é a paleta de cores do filmes, sempre com os mesmos tons de vermelho, verde e amarelo combinados entre si.

O sensível filme narra a história da jovem Amélie Poulain, que protege-se de muitas formas de situações cotidianas da vida (e logo no início do filmes descobrimos o motivo).

Em mais um dia comum, ela encontra uma caixa que transforma totalmente a sua forma de lidar com outras pessoas e mesmo consigo própria, além do mundo ao redor.

O senhor dos anéis (Peter Jackson)

Locação: Nova Zelândia 

tongariro 4328719 640 - Top 9: conheça locações reais de filmes famosos pelo mundo
Imagem de Jürgen Schilke por Pixabay

Toda a trilogia d’O Senhor dos Anéis se ambienta na Nova Zelândia, e os cenários são inegavelmente lindos. Os filmes foram dirigidos pelo neozelandês Peter Jackson e locou-se em mais de 150 ambientações neozelandesas, divididas entre ilhas do sul, do norte e até fiordes. 

O fato de a Nova Zelândia ter sido a escolhida para as filmagens dos filmes, mudou o turismo na região. De acordo com o The New York Times, 266 mil pessoas visitaram o Hobbiton, que serviu de cenário para o Condado, entre os anos de 2002 à 2012. 

A praia (Danny Boyle)

Locação: Tailândia 

A praia de Maya Bay, localizada na ilha de Koh Phi Phi Leh, na Tailândia foi o cenário principal do filme A Praia, romance de 1996 que em 2000 ganhou adaptação para o cinema, no qual foi protagonizado por Leonardo DiCaprio. 

69alw66g1of80goe6vjt6khr7 - Top 9: conheça locações reais de filmes famosos pelo mundo
Maya Baya, a praia que dá nome ao filme, é hoje um concorrido destino turísticoFonte: Turismo – iG @ https://turismo.ig.com.br/destinos-internacionais/dez-filmes-que-inspiram-viagens/n1597521227551.html

Logo após o filme, a praia chegou a receber mais de 200 barcos, totalizando mais de 4 mil pessoas por dia. Este turismo massivo que fez parte da rotina da ilha por um bom tempo foi degradando as belíssimas riquezas naturais e, em 2018, a ilha chegou a ser fechada pelo mesmo motivo. 

Outro cenário que encanta a quem vê o filme são as cachoeiras. Elas estão localizadas no Khao Yai National Park, o segundo maior parque nacional da Tailândia. As cachoeiras localizam-se bem no centro do Parque e são outra pedida imperdível. 

O filme narra a história de jovens mochileiros em busca de uma “praia secreta”, dita a eles por outro viajante que conhecem no mesmo hotel. As aventuras do grupo, o confronto com eles próprios e com os habitantes da praia permeiam conflitos e situações tensas, tudo isso nesse cenário paradisíaco. 

Mamma Mia(Phyllida Lloyd)

 Locações: Grécia, Londres , Marrocos 

Nessa divertida comédia, estrelada por Meryl Streep e Amanda Seyfried, a paisagem fica por conta das ilhas gregas. O filme, baseado nas letras do ABBA, é daquelas comédias românticas leves e despretensiosas para assistir numa tarde. Dito isso, as belezas da Grécia e o clima tropical do filme vão te deixar tranquilo pra curtir essa experiência cinematográfica e de viagem. 

O sucesso foi tamanho do filme somado à sua locação que a empresa Star Clippers elaborou um roteiro de veleiro que passa por diversos cenários do filme. Uma das locações visitadas é a da ilha de Skopelos, que abriga a capelinha onde ocorre uma das principais cenas do longa. 

O filme narra a história de uma jovem que, prestes a casar e sem saber quem é seu verdadeiro pai, convida os três possíveis candidatos para o seu casamento. Todos eles vem correndo para encontrar o amor de suas vidas, a personagem de Meryl Streep. Donna (Meryl) se vê então obrigada a se esquivar para não ter que lidar com esse impasse entre os homens.

Harry Potter 

Locação: Grã Bretanha; País de Gales 

O bruxo mais famoso do mundo, o indesejável número 1 é sem dúvida nenhuma um dos principais símbolos da cultura pop das duas últimas décadas. São muitas histórias, muitos recordes quebrados e milhões de fãs fervorosos espalhados pelo mundo.

O que muita gente não sabe é que muitos dos cenários de Harry Potter são reais, como a estação King’s Cross. Na cidade de Oxford , por exemplo, fica um cenário muito importante da saga: o Colégio Christ Church, que serviu de cenário para o salão principal de Hogwarts, onde todos faziam aquelas refeições deliciosas. O mesmo prédio também deu vida às escadarias de Hogwarts (ou Hogwarts literalmente deu vida às escadas?).

oxford christ church college 696x522 - Top 9: conheça locações reais de filmes famosos pelo mundo
O Colégio Christ Church serviu de cenário para o salão principal de Hogwarts

Outra construção fundamental para a trama é mesmo o castelo de Alnwick. Este é o segundo maior castelo habitado da Inglaterra, perdendo apenas para o castelo de Windsor. O castelo servia como locação para a área externa de Hogwarts e é aberto à visitação, com programação para toda família. 

As praias da costa do País de Gales também serviram de palco para muitas cenas ao longo da saga. Entre elas a morte de Dobby e a chegada de Harry e seus amigos na casa de Gui e Fleur.

Grande Hotel Budapeste (Was Anderson)

 Locação: Alemanha 

O prédio que deu vida ao Grande Hotel Budapeste, de Was Anderson, é na verdade uma loja de departamento datada de 1913. Trata-se do Gorlitzer Warenhaus, localizada na cidade alemã que dá nome ao prédio, Gorlitz. A construção localiza-se metade na Alemanha e metade na Polônia, fica bem na fronteira entre os dois países. Ela localiza-se ainda a 20 minutos da República Tcheca.

Surpreendentemente o prédio já passou por muita coisa: já foi desativado, quase demolido e até quase adquirido pelo diretor Was Anderson. Na época em que ia acontecer a demolição, a produção do filme o escolheu para sua locação. Foi exatamente nesse período que o diretor quase adquiriu o prédio para livrá-lo desse acontecimento.

O fato mais curioso é que a cidade que abriga o prédio tem um histórico com o cinema e até mesmo com o Oscar. Existe uma publicação do The Guardian sobre o curioso prédio e sua cidadezinha. Nela, o jornal nos conta que a cidade já serviu de locação para diversos filmes consagrados. Entre eles, O Leitor (que garantiu o Oscar para Kate Winslet), A menina que roubava livros, Bastardos Inglórios, dentre outros.

Vicky Cristina Barcelona (Woody Allen)

Locação: Espanha; Nova York  

Neste filme jovial e apaixonante, Woody Allen nos apresenta à duas mulheres que chegam à Espanha numa viagem de férias. Elas chegam então a casa de um amigo, na linda Barcelona. A partir daí a história nos leva a conhecer as personalidades de ambas, bem como sua interação com outra cultura e também com um casal em uma situação complicada.

Existem duas locações do filme similarmente incríveis. A primeira trata-se da Casa Milà, também conhecida como La Pedrera. O espaço primordialmente cultural tem diversas programações para diversos públicos. O espaço conta com exposições de arte, shows musicais, espetáculos de dança e teatro. Além disso, tem ainda recitais de poesias e workshops. 

la pedrera casa mila - Top 9: conheça locações reais de filmes famosos pelo mundo
A Casa MIlà – ou La Pedrera, como é popularmente chamada – é, com certeza, um dos pontos turísticos mais interessantes da capital da Catalunha.

Outro espaço inegavelmente marcante, muito provavelmente mais na vida real que no próprio filme é o Els 4 Gats. Trata-se de um restaurante histórico para Barcelona, onde o então jovem Picasso de 17 anos mostrou suas obras pela primeira vez. O prédio é originalmente de 1897, porém a versão que conhecemos, sua nova forma, foi reinaugurada nos anos 70.

Me Chame pelo seu nome (Luca Guadagnino)

Locação: Itália 

O premiado e aclamado Me Chame Pelo Seu Nome tem, inegavelmente, em suas escolhas estéticas, muitas das belezas da produção. As cores utilizadas somado aos cenários rústicos e históricos, bem como as belezas naturais mostradas no filme, compõe cenários absurdamente encantadores.

Como resultado, devemos falar de Bergamo e Sirmione. Essas cidadezinhas escolhidas para representar a Itália e os cenários lindos, testemunhados e compartilhados por Elio e Oliver. Bergamos, por exemplo, trata-se de uma cidadezinha medieval e aos pés dos alpes italianos. Sem dúvida o cenário mais impressionante e que aparece no filme, é a Cascate del Serio. Esta cachoeira de 315 metros de altura é a maior da Itália e segunda maior da Europa.

road to Bergamo old upper town 1005x1024 - Top 9: conheça locações reais de filmes famosos pelo mundo
Bergamo – Italia

Já Sirmione destaca-se por ser cercada pelo Lago di Garda, o maior lago da Itália. A região conta também com praias de verdadeiros cenários paradisíacos, com águas cristalinas. Já no filme, Elio e Oliver vão ao Grotte di Cattulo, sítio arqueológico fundamental para a região e para a história do país. 

Labirinto do Fauno (Guillermo del Toro)

Locação: Espanha 

Outro filme deslumbrante da nossa lista é o fantástico O Labirinto do Fauno. Para as duas realidades, dois planos, essas variações de cores e estética são imprescindíveis para quem assiste ao filme. 

Um dos principais cenários é a vila de San Rafael. É neste ambiente que a jovenzinha Ofélia cai no moinho em direção ao fauno. O pequeno vilarejo fica a menos de uma hora de Madri . O vilarejo localiza-se na Guadarrama Mountains

Do mesmo modo, as ruínas de Belchite também tem seu papel relevante nessa trama. É aqui que acontece a primeira cena do filme. Essa pequena cidade chegou a ser destruída em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. Por consequência, permaneceu deserta e sem restauração por um longo período. Apesar disso, as ruínas do lugar chamam muito a atenção. É possível ver igrejas, casas e até mesmo marcas de balas nas paredes.

belchite 1 - Top 9: conheça locações reais de filmes famosos pelo mundo
Ruínas de Belchite

Em 2010, a prefeitura de Belchite novo cercou as ruínas de Belchite antigo. Como resultado, atualmente só é possível visitar o lugar através de visitas guiadas ofertadas pela própria Prefeitura.


Confira outras publicações sobre Artes, Cultura e Diversão

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)