Ilha Grande, a maior das ilhas da baía de Angra dos Reis, é um dos lugares mais lindos do Rio de Janeiro . Acessível a cerca de 1h30 de barco, seus 193 quilômetros quadrados divide-sem entre belíssimas praias, Mata Atlântica e um vilarejo, a Vila do Abraão, onde vivem cerca de 3.000 pessoas.

Entre as principais praias de Ilha Grande, estão a belíssima Lopes Mendes, uma das melhores para mergulhos, e a pequena Cachadaço, com o bônus de uma piscina natural.

Até o final do século passado, a ilha recebia apenas prisioneiros (até 1994, o Presídio Cândido Mendes funcionava aqui) e aventureiros. Com a desativação, o fluxo de turistas começa a aumentar – atraindo principalmente praticantes do ecoturismo.

O que fazer em Ilha Grande RJ – Roteiro e dicas de passeios para aproveitar na região

Uma das joias do litoral sul fluminense, o verde intenso do mar de Ilha Grande mistura-se à Mata Atlântica local, formando dessa forma um cenário difícil até de descrever. Os passeios de escuna e lancha proporcionam uma visão completa da Ilha, sendo um dos principais atrativos que pode-se aproveitar na região.

A maior estrutura turística fica mesmo na Ilha do Abraão, junto com uma boa oferta de hotéis, pousadas, hostels e campings, restaurantes, lojinhas de compras e agências de turismo.

Ilha Grande não tem ruas, o que dirá automóveis. Tudo é feito a pé, bicicleta ou de barco; o que traz uma sensação de liberdade ainda maior para os visitantes. A ilha forma com Paraty verdadeiro paraíso para os amantes do mar: são mais de 100 praias e uma dezena de outras ilhas para visitar.

Confira uma seleção com os principais programas para aproveitar em Ilha Grande.

1. Trilha pela Mata Atlântica

Percorrer as trilhas é a forma mais intensa de conhecer Ilha Grande, seja por dentro da mata fechada, encontrando cachoeiras e riachos, bem como à beira-mar. Os mapas de trilhas estão espalhados por toda a ilha e placas mostram as rotas. As trilhas estão numeradas de 1 a 16, com tempo médio do percurso e grau de dificuldade. A mata é exuberante e as paisagens ao longo das trilhas espetaculares.

Uma das mais populares é a que sai da Vila do Abraão ao Saco Dois Rios, do outro lado, onde ficava o presídio. Mas nem de longe é a mais próxima e nem a praias mais bonita. De qualquer forma, não é difícil encontrar pessoas caminhando e desbravando as belezas locais.

2. Mergulho na Lagoa Azul

Andrea DAmatoWikimedia Commons - Ilha Grande RJ - 8 passeios essenciais para fazer na região
A Lagoa Azul em Ilha Grande (RJ) é uma enseada de águas calmas e cristalinas. Passeio perfeito para curtir mergulhos com peixinhos coloridos. Foto: (Andrea DAmato/Wikimedia Comuns)
00783532 3h6c0g3e1c - Ilha Grande RJ - 8 passeios essenciais para fazer na região
Turistas mergulhando na Lagoa Azul, na Ilha Grande (Andrea DAmato)

Um roteiro completo em Ilha Grande decerto não poderia deixar de incluir um delicioso mergulho na Lagoa Azul; uma enseada de águas calmas e cristalinas repleta de peixinhos coloridos. As águas são tão cristalinas que nem é preciso usar o snorkel, o que inegavelmente contribui para o sucesso do local.

Assim como outra lagoa que também leva esse nome – a Lagoa Azul em Jericoacoara -, a Lagoa Azul de Ilha Grande tem águas verde-esmeralda; o que nem de longe diminui sua beleza. As escunas aportam aqui entre 10h e 12h – melhor horário para curtir a lagoa com mais privacidade. A partir da Vila do Abraão o percurso é de R$ 45min.

3. Praia Lopes Mendes

raia Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ) - considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Passeios em Ilha Grande.
Praia Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ) – considerada uma das praias mais bonitas do Brasil. Foto: Portal Ilha Grande

Lopes Mendes constantemente figura na lista de praias mais bonitas do Brasil, por conseguinte uma das mais procuradas pelos turistas em Ilha Grande. Com quase 3 quilômetros de extensão, é totalmente desabitada e preservada. Paraíso que destaca-se entre tantas outras na região.

Tem areia fina e clara, mesclando tons de verdes e azuis e sombra de amendoeiras. As ondas atraem um grande número de surfistas e a tornam predileta na ilha para a prática de esporte; mas banhistas comuns também podem aproveitar. Não há casas, barracas, nem nenhum vestígio de estrutura turística.

4. Praia Caxadaço

Praia do Caxadaço, Ilha Grande (RJ).
Foto: Flickr – cheystyle


Praia do Caxadaço, Ilha Grande (RJ).
Foto: Guia Viajar Melhor

A Praia do Caxadaço forma uma pequena baía onde só o que existe são águas tranquilas e coloridas. Sendo considerada inclusive, fenômeno raro, já que praias oceânicas costumam apresentar águas mais agitadas.

Do alto das rochas – alcançadas por uma trilha rápida no canto esquerdo da praia -, avista-se a barreira natural responsável por transformar o agitado oceano Atlântico em um lugar de calmaria e tranquilidade. Dá pra aproveitar a parada do passeio para mergulhar e apreciar o belíssimo cenário.

Para aproveitar esse passeio em Ilha Grande deve-se pegar uma lancha pelo roteiro Volta à Ilha. Ele é facilmente contratado nas agências de turismo. O valor do tour, por pessoa e sempre de lancha, tem preço médio de R$ 160 na alta temporada, podendo ter valor reduzido em dias de pouco movimento.

5. Cachoeira da Feiticeira

Cachoeira da Feiticeira, Ilha Grande (RJ). Passeios em Ilha Grande RJ.
Apesar de contar uma queda relativamente pequena, a Cachoeira da Feiticeira oferece excelentes banhos refrescantes. Foto: Monique Renne/ Guia Melhores Destinos

Cachoeiras também fazem parte dos passeios em Ilha Grande. E a Cachoeira da Feiticeira é uma das mais famosas delas. Mesmo que a queda não seja tão grande – são cerca de 15 metros – o banho refrescante compensa o esforço de chegar ao local: são 1h30 de caminhada saindo da Vila do Abraão. Outra opção é alugar o táxi-boat, que leva até a Praia da Feiticeira, economizando 30 minutos do percurso.

6. Lagoa Verde

ilha grande lagoa verde glauco umbelino wikimedia commons - Ilha Grande RJ - 8 passeios essenciais para fazer na região
Lagoa Verde, Ilha Grande (RJ). Foto: (Glauco Umbelino/Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

A Lagoa Verde também é um dos passeios fundamentais na Ilha Grande, da mesma forma que a Lagoa Azul. A água rasa do local favorece a observação de peixes, por isso, o snorkel é material imprescindível para curtir ao máximo. Ao lado, a Ilha da Longa é ligada à praia por pedras e cascalhos durante a maré baixa. Fica bem próxima da Praia Grade de Araçatuba, cercada de vegetação nativa que torna o local ainda mais encantador.

7. Praia do Abraão

Vista aérea da Praia do Abraão, Ilha Grande (RJ).
Vista aérea da Praia do Abraão, Ilha Grande (RJ). Foto: ilhagrande.org

A mais movimentada praia da Ilha Grande, a Praia do Abraão é considerada o principal polo turístico da região. Reune vários restaurantes, bares, pousadas e lojinhas de artesanato. Sendo da mesma forma, o principal porto da ilha, onde chegam barcos e balsas do continente trazendo os turistas e de onde saem os passeios para Ilha Grande e outras ilhas de Angra.

Devido o grande fluxo de embarcações, não é considerada ideal para banho. Além disso a água também não é tão clara quanto o resto da ilha, o que pode frustrar um pouco. Já o pôr do sol é uma excelente atividade para curtir na praia do Abraão. No fim do dia, quando os barcos retornam, o cenário fica mais bonito e dessa maneira garante boas fotos.

8. Passeio de escuna

Além dos passeios de lancha, quem visita a Ilha Grande poderá curtir os passeios de escuna. A maior vantagem dessa embarcação é o preço, bem mais abaixo dos valores das rotas com lanchas. A desvantagem de fato fica pelo número de pessoas no mesmo passeio (mais de 50) e por não fazer todos os roteiros disponíveis nas lanchas.

Os passeios, no geral, incluem frutas, bebidas não alcoólicas e equipamentos para mergulho, como snorkel e máscara. Também estão inclusas paradas para almoço, que pode ser no próprio barco ou em um restaurante.


Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)