Não por acaso a ilha de Florianópolis é considerada por muitos um dos melhores destinos litorâneos do Brasil.

Com águas clarinhas e calmas que frequentemente mais parecem piscinas naturais, as praias de Floripa são um convite irresistível para você aproveitar. De norte a sul da Ilha.

Para quem busca descanso e tranquilidade ou para quem procura agito e badalação, Floripa não é nada menos que ideal.
As opções na Ilha da Magia são democráticas e atendem a todos os públicos.

Aliás, Florianópolis é também o lugar perfeito para prática de esportes, destacando-se o surfe, windsurf e o Rafting. Passeios culturais, experiências gastronômicas e de compras, também fazer parte dos roteiros turísticos na cidade.

De fato, Floripa já é um destino consolidado e tem atraído ainda cada vez mais turistas do Brasil e do mundo todo. Sendo assim, listamos os melhores passeios e pontos turísticos para você aproveitar em Florianópolis.

1. Ilha de Anhatomirim + Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

passeios de Florianópolis
Passeios em Florianópolis – Ilha de Anhantomirim – Foto: Partiu pelo mundo

A charmosa Ilha fica a cerca de 46,5 km de Floripa, sendo um dos principais destinos e dos mais procurados pelos visitantes. E também pudera! É um local histórico cercado de belezas naturais.

Existem duas maneiras de fazer o passeio para a Ilha, sendo que uma delas é partido do centro de Florianópolis, da Av. Beira mar norte.

O trajeto inclui passagem pela Ilha de Ratones e Baía dos Golfinhos, onde há parada para observação dos simpáticos animais.
Posteriormente, o passeio de escuna chega a seu ponto alto: a visitação à Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim.

A construção datada do século XVIII foi erguida com o objetivo de proteger os portugueses das investidas espanholas. Hoje é um monumento inegavelmente importante para a localidade e segue sendo cada vez mais visitado.

Toda a construção engloba a Casa do Comandante que tinha como característica sediar uma câmara e cadeia. Foi ainda provavelmente a primeira sede do governo de Santa Catarina. Abriga também o quartel da tropa, maior quartel entre as fortificações brasileiras.

2. Praça XV de Novembro

Certamente um patrimônio histórico fundamental do estado de Santa Catarina e similarmente um dos principais pontos turísticos de Florianópolis.

A Praça XV de Novembro conta parte importante da história de Floripa, anteriormente Vila de Nossa Senhora do Desterro.

Foi a partir dessa praça que a cidade começou a expandir-se até a o mar. O jardim da praça foi plantado entre os anos de 1885 e 1887 e é um verdadeiro charme. Incluindo plantas como as palmeiras imperiais e até a famosa Figueira Centenária, muito bem cuidada e principal atração da praça.

Hoje a praça engloba variados eventos como ensaios das escolas de samba e os blocos de rua durante o carnaval. Ainda recebe também feiras, eventos de natal e outras datas comemorativas e feriados, bem como procissões religiosas.

Quem curte passear por locais tranquilos e aconchegantes não pode deixar de visitar a Praça Xv de Novembro.

passeios em Florianópolis
Praça XV de Novembro, Florianópolis – Foto: Ministério do Turismo
passeios em Florianópolis
Praça XV de Novembro, Florianópolis – Foto: Ministério do Turismo

3. Mercado Público de Florianópolis

passeios em Florianópolis
Mercado Público de Florianópolis – Foto: Ministério do Turismo

Construído anteriormente para impressionar Dom Pedro II e finalizado em 1851, o Mercado Municipal de Florianópolis mantem-se uma construção fundamental para a capital e que também ajuda a contar a sua história.

O espaço recebe shows musicais, eventos e possui diversos boxes de mercadorias tradicionais da região de Floripa.

Entre os itens do mercado estão lojinhas de artesanato, restaurantes, calçados, confecções, peixaria e açougue, empório e serviços.

passeios em Florianópolis
Parte interna do Mercado Público de Florianópolis – Foto: Ministério do Turismo

O prédio já passou por muitos altos e baixos, como quando teve que fechar após incêndio que atingiu toda sua ala norte. Dada a importância da construção, ainda que diante todos esses percalços ela foi totalmente recuperada e reestruturada de acordo com a estrutura original.

4. Ilha de Campeche

passeios em Florianópolis
Ilha do Campeche, Florianópolis – Foto: Ministério do Turismo
praias de florianópolis; passeios em Florianópolis
Ilha do Campeche, Florianópolis – Foto: Ministério do Turismo

Localizada no litoral leste de Floripa, a Ilha do Campeche é dos lugares mais lindos da região. A ilha fica de frente para a Praia do Campeche, uma das mais essenciais praias de Florianópolis, a cerca de 1,6 km. O trajeto da praia até a ilha pode ser feito em barcos, disponíveis a todo momento.

A paisagem local é realmente inesquecível. Composta por mar clarinho, pedras e uma vegetação diversa, guardando ainda um dos maiores patrimônios arqueológicos do país.

A localidade abriga 10 sítios arqueológicos que encantam curiosos e estudiosos. Ruínas de ocupação, rochas, oficinas líticas e mais de 100 gravuras talhadas nas rochas formam este acervo maravilhoso.

Por consequência, toda a Ilha é protegida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A ilha conta ainda com vegetação nativa da Mata Atlântica. Entretanto a fauna da ilha passa por problemas relacionados à extinção e é primordialmente recomendado aos visitantes que não alimentem os bichinhos que aqui vivem.

Ainda assim a ilha não deixa de ser um reduto para amantes e desbravadores da natureza, oferecendo opções de trilhas imperdíveis. Dentre elas a da Pedra Fincada, Pedra da Vigia, Caverna dos Morcegos, Praia Preta do Sul dentre outras.

5. Parque Municipal da Lagoa do Peri

praias de Florianópolis
Parque Nacional da Lagoa do Peri – Foto: Visite Floripa

O Parque Municipal da Lagoa do Peri é o maior sítio arqueológico de toda a ilha de Santa Catarina. No entanto as suas riquezas naturais vão para além disso. 

Com área de 20 Km2, está contido num dos últimos remanescentes de Mata Atlântica e abriga a maior lagoa de água doce da costa catarinense, com 5 km de espelho d’água.

O Parque conta ainda com uma reserva biológica, rica principalmente em fauna, a exemplo das lontras, espécie super comum por aqui. Além disso, 5 km de água doce, trilhas ecológicas, cachoeiras, grutas e engenhos. 

O Parque é dividido em 3 partes: uma área de lazer com estrutura para receber visitantes, uma reserva biológica e uma área que abriga descendentes dos primeiros colonizadores açorianos. Ainda hoje esses povos preservam engenhos de cana de açúcar e farinha no local.

Na alta temporada o Parque é ainda inegavelmente imperdível para quem gosta de praticar esportes náuticos ou simplesmente ter um lazer nas águas doces do Peri.

Por aqui fazem sucesso os pedalinhos, o stand up paddle e o caiaque, todos disponíveis para aluguel em barracas do parque. 

6. Jurerê Internacional

praias de Florianópolis
Praia Jurerê, Florianópolis, Santa Catarina – Foto: Viagem e Turismo

O bairro ou os bairros do Jurerê podem ser confusos para quem não é de Floripa, mas o fato é que é um lugar surpreendentemente bonito, badalado e também muito turístico.

Anteriormente chamado de Praia do Forte, o bairro que abriga hoje o Jururê foi dividido ainda na década de 50. Nesta mesma época, o bairro recebeu o nome da imobiliária responsável por loteamentos da região.

O endereço é um dos mais charmosos de toda a Floripa, com opções de passeios e atrativos que vão desde suas belas praias até os eventos gastronômicos e culturais, restaurantes, SPAs e muito mais.

praias de Florianópolis
Praia Jurerê, Florianópolis, Santa Catarina – Foto: Viagem e Turismo

7. Palácio Cruz e Sousa  

pontos turísticos de Florianópolis
Palácio Cruz e Sousa – Florianópolis , SC – Foto: Ministério do Turismo

Datado do século XVIII o Palácio Cruz e Sousa abriga hoje o Museu Histórico de Santa Catarina. E não poderia ser diferente.

O Palácio foi pensado e projetado para ser a sede do Governo do Estado da época e chegou a receber visitas ilustres como a própria coroa portuguesa.

O prédio passou por várias mudanças em sua estrutura física, recebendo traços de influência neoclássica, novas cores e pavimentos. A última grande reforma foi no período da então nova República.

O personagem que dá nome ao Palácio é um dos mais importantes poetas da história catarinense, João da Cruz e Sousa. Os restos mortais do poeta podem ainda ser encontrados em um salão do Palácio.

Hoje Museu Histórico de Cruz e Sousa, o espaço cultural é parada obrigatória para quem visita Floripa, pois engloba além da beleza e do traço histórico, um acervo igualmente rico.

O Museu expõe aos visitantes objetos destes períodos que o idealizaram bem como o modo de vida das pessoas daquela época e lugar, como sala de jantar, de música e quartos. 

O Museu Histórico conta com cinco tipos de acervo e são eles o Acervo Arquitetônico, Acervo Arqueológico, Acervo Arquivístico, Acervo Bibliográfico e Acervo Museológico. 

8. Morro do Macaco e Mirante Eco 360º

Com toda a certeza o Morro do Macaco reserva para os visitantes uma das vistas mais belas e privilegiadas de Floripa. 

O topo do Morro do Macaco fica a 191 metros de altura. O trajeto pode ser feito através de uma trilha de cerca de uma hora de duração. Dependendo da condição física de cada um.

O acesso à trilha que dá pro Morro fica na Praia de Canto Grande 

Há ainda uma trilha para outro dos muitos mirantes presentes no Morro, este agora conhecido como Mirante Eco 360º, um pouco mais alto, com 218 metros de altura. Este é o ponto mais alto da região de Bombinhas, onde está localizado o morro. 

No alto do mirante há ainda um museu imperdível principalmente para os curiosos acerca do mundo animal. O museu conta com amostras de espécies da fauna local, técnicas de pescaria e para além disso, um acervo muito curioso e interessante que reúne itens resgatados durante naufrágios na região. Certamente um dos mais indispensáveis passeios em Florianópolis.

A subida ao mirante é ainda mais empolgante para os amantes dos esportes radicais e aventura. É possível daqui praticar rapel ou escalada. É possível ainda descer do alto do mirante para a base mais baixa por meio da tirolesa, o visual é realmente fabuloso. 

Há ainda na base do mirante opções de esportes voltadas para crianças como tirolesa (bem menos radical nessa opção) e o arvorismo.


Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)