Em todo o Brasil, cerca de 8,1 milhões de pessoas realizam viagens domésticas movidas por suas crenças religiosas. No mundo, esse número sobe para impressionantes 300 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro do Turismo.

No Ceará, a religiosidade é um dos traços mais fortes na vida e cultura do povo. Dessa forma, fé e festejos embalam diversas localidades do estado. Levando centenas e até milhares de pessoas a peregrinar para destinos como Juazeiro do Norte, Canindé, Santana do Cariri e Quixadá.

Os fiéis realizam essas viagens a fim de reforçarem sua fé, agradecer por bênçãos ou até mesmo apaziguar seus sofrimentos. Exclusivamente no Ceará a maioria da população é católica. Dessa forma os cearenses tornaram-se muito devotos a santos. Criando no estado muitos polos religiosos que favorecem práticas religiosas como as romarias.

Conheça 5 destinos religiosos para visitar no Ceará

Canindé

Canindé é um dos principais pontos de romaria do Ceará e portanto, um importante polo de turismo religioso. Todos os anos milhares de peregrinos vão à Canindé em busca de pedir benção e proteção ao Santo de Assis. A principal romaria acontece entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro, dias dedicados ao São Francisco das Chagas.

Um dos principais atrativos e pontos de visitação é um monumento com 30 metros de altura que representa São Francisco das Chagas, situado na entrada da cidade. Outro ponto importante é a Casa dos Milagres, onde são deixados objetos que representam uma graça alcançada.

Monumento em homenagem à São Francisco de Assis. Canindé - CE
Monumento em homenagem à São Francisco de Assis em Canindé – Foto: Ministério do Turismo

A romaria realizada em Canindé é a segunda maior romaria franciscana do mundo e a maior da américa latina. Os romeiros percorrem mais de 120km debaixo do sol forte no dia do São Francisco das Chagas até chegar ao maior santuário franciscano das américas.

Juazeiro do Norte

estátua padre cícero juazeiro - Fé e devoção: conheça 5 destinos religiosos no Ceará
Colina do Horto, Juazeiro do Norte – CE – Foto: Ministério do Turismo

A cidade mais importante da região do Cariri é também um dos principais destinos religiosos do Ceará. Juazeiro do Norte, como sabemos, desenvolveu-se em torno da imagem e vida de Cícero Romão Batista – O Padim Ciço.

Nascido no Crato, o Padre Cícero tinha 28 anos quando se mudou para Juazeiro do Norte, em 1872. Foi aqui que o religioso ganhou fama de milagreiro, além de se transformar na grande figura histórica do município.

Os principais atrativos de Juazeiro do Norte, como não poderia deixar de ser, estão todos relacionados ao padre, considerado por muitos fiéis como santo. Não deixe de visitar a Colina do Horto, o Museu Vivo e o Santuário de São Francisco.

Saiba mais sobre todos os atrativos de Juazeiro do Norte nesse publicação especial.

Além do Padre Cícero, o Ceará tem muitas outras personalidades importantes e histórias para compartilhar. Saiba mais sobre eles aqui!

Santana do Cariri

benigna1 procissão cariri site diocese de crato - Fé e devoção: conheça 5 destinos religiosos no Ceará
Romário em Santana do Cariri em homenagem à menina Benigna – Foto: Diocese do Crato

Destino vizinho de Juazeiro do Norte, Santana do Cariri também é um dos principais polos de turismo religioso no Ceará. Por aqui a fé e devoção movimentam-se em torno da história da menina Benigna Cardoso da Silva.

Órfã de pai e mãe, estudiosa e muito ligada à religião, foi por causa de uma não correspondência no amor que sua vida foi tirada.

Na tarde do dia 24 de outubro de 1941, nove dias após o seu aniversário, Benigna foi surpreendida por Raul Alves. Ciente da sua rotina de pegar água na cacimba todas as tardes, a poucos metros da sua casa, Raul tentou seduzi-la. A resistência à violência só fez aumentar a raiva do rapaz, que possuía a mesma idade da vítima, resultando em um ato atroz: o saque de um facão e o desferimento de cortes pelo corpo da vítima.

Larissa Viegas – Jornal O Povo

O corpo foi sepultado no dia seguinte e, desde então, as visitas ao túmulo da menina seguem constantes, assim como ao local do martírio. Os principais festejos acontecem entre os dias 15 e 24 de outubro, aniversário e morte da menina Benigna.

benigna poço onde morreu cariri site miséria - Fé e devoção: conheça 5 destinos religiosos no Ceará

A missa das flores encerra as celebrações e é nesse dia que há a maior concentração de romeiros na cidade. Cerca de 40 mil pessoas vão à romaria de Benigna. São pessoas do Brasil inteiro e de algumas partes do mundo que participam. Sobretudo a Romaria de Benigna é motivada pela campanha para que ela seja beatificada pelo Vaticano.

Quixadá

santuário quixadá diário do nordeste 1024x768 - Fé e devoção: conheça 5 destinos religiosos no Ceará
Santuário Mariano de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão – Foto: Diário do Nordeste

Outro destino cearense bastante procurado pelo fiéis religiosos é Quixadá, localizado a cerca de 168km da capital Fortaleza . O principal ponto de visitação na cidade é o famoso Santuário Mariano de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, situado no Alto da Serra do Urucum.

Os principais períodos de visitação são nos meses de fevereiro e outubro, quando acontece as celebrações à Nossa Senhora e homenagens à São Francisco, que acontecem no Mosteiro de São José, na Serra do Estevão, respectivamente.

Destinos religiosos do Ceará
Estátua de Nossa Senhora Imaculada no Santuário Mariano de Quixadá – Foto: Alerta Sertão

Barbalha

procissão do pau barbalha g1 globo - Fé e devoção: conheça 5 destinos religiosos no Ceará
Festa do Pau Bandeira em Barbalha- CE – Foto: G1

Barbalha é o ponto de encontro para devotos de Santo Antônio, padroeiro da cidade. anualmente, milhares de devotos vão até Barbalha para participar dos festejos do mês de julho, onde ocorrem homenagens ao santo casamenteiro.

Um dos principais ritos que acontecem na cidade é a festa do Pau da Bandeira, dividido em duas fases.

Na primeira fase, dezenas de devotos entram na Chapada do Araripe para pegar um tronco de árvore que é deixado no meio da floresta para secar.
Posteriormente, a segunda fase consiste numa procissão que ocorre dias depois do corte da madeira. Os devotos carregam nos ombros o tronco cortado até o centro da cidade e erguem em frente a Igreja Matriz do Santo Antônio com uma bandeira do santo. Mulheres solteiras acreditam que se tocarem o tronco terão mais chances de casar.

procissão barbalha site badalo 1024x682 - Fé e devoção: conheça 5 destinos religiosos no Ceará
Procissão em homenagem à Santo Antônio – Barbalha, CE

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)