O primeiro passo para planejar uma viagem é escolher o destino. É a partir desse ponto que é possível saber detalhes importantes como qual o melhor período do ano para viajar, onde se hospedar, que lugares visitar e o orçamento que será necessário.

Por isso, escolher um destino de viagem não é tão fácil quanto parece. Para aproveitar as férias ao máximo, sem dores de cabeças e preocupações, o ideal é analisar todos esses itens antes.

E Por quê?

Montar um bom planejamento para escolher o destino da sua viagem é a garantia de que você voltará para casa só com boas lembranças.

Abaixo explicamos em detalhes porque é tão importante analisar esses pontos e como eles influenciam diretamente na hora de decidir o próximo destino das suas férias.

Quando você pretende viajar

A época do ano é um dos pontos mais importantes a se levar em conta quando você está definindo o destino da sua próxima viagem. Isso porque, alguns fatores precisam ser levados em conta nessas situações: clima (frio ou calor, praia ou neve, chuva ou sol); orçamento disponível (existe alta e baixa em todos os lugares do mundo); perfil do viajante.

Todos esses fatores influem diretamente na hora de tomar essa decisão. Tenha clareza dos seus objetivos com relação a essa viagem. O modo mais fácil de definir isso é pensar em eventos ou atividades especificas que pretende realizar no seu destino.

Orçamento disponível para viagem

Como citamos anteriormente, um bom planejamento é a chave para que sua viagem de férias seja um sucesso. E organizar um orçamento é um dos passos mais importantes na hora de definir o seu próximo destino.

Aqui, vale sair pesquisando tudo antes – desde o valor da hospedagem, passagens aéreas (se for o caso), atrações turísticas, alimentação e gastos emergenciais.

Se o orçamento for limitado, fuja dos “destinos em alta”. Em geral, por estarem na mídia, os preços praticados para esses serviços tendem a subir.

Afeta também, os períodos de alta e baixa temporada.

  • Alta Temporada: período em que existe um maior número de turistas viajando para determinado destino; é também quando os preços tendem a ficar mais altos. No Brasil, a alta temporada costuma ser no verão, mas em alguns destinos específicos, como os de esqui, a alta temporada é no inverno.
  • Baixa Temporada: Ao contrário da alta, nesse período o número de turistas visitando um destino diminui, seja pelo clima ou por questões culturais; os preços tendem a cair nesse período.

Vale ressaltar que em feriados e datas comemorativas, mesmo em baixa temporada, os preços praticados podem ser mais altos.

Em sites como o Quanto Custa Viajar, é possível descobrir o custo médio de viagem para o seu destino, incluindo passagens, hospedagens, atrações turísticas e outros itens. Os valores são calculados de acordo com informações registradas pelos usuários do site.

Aqui nós preparamos uma publicação especial com mais dicas sobre como montar um orçamento para sua próxima viagem.

O seu perfil de viajante

DSC 1567 1024x687 - Escolher o destino da próxima viagem. Por onde começar?

Ter em mente o seu perfil de viajante também ajuda muito na hora de escolher o próximo destino da sua viagem.

O que isso significa?

Se você é o tipo de pessoa que foge de aglomerações, filas enormes e toda aquela agitação típica dos destinos mais badalados, por exemplo, já terá um bom critério para tomar essa decisão.

Um viajante que curte sol e praia, provavelmente, pesquisará por destinos no litoral; quem gosta de história, visitar museus e passear por parques tende mais a ir para os centros urbanos.

Mas não esqueça: viajar é exatamente sair da zona de conforto, descobrir novas culturas e experiências. Sempre leve isso em consideração.

Quanto tempo você tem disponível

84450c9d5c6f8d4f84b0cdebb16f7a8d - Escolher o destino da próxima viagem. Por onde começar?
O tempo disponível é um dos principais fatores na hora de escolher o seu próximo destino. Foto: Her Campus

Tempo é um fator importantíssimo na hora de escolher o seu próximo destino; afinal, não dá nem pra pensar em fazer uma Eurotrip (viagem passando por vários destinos da Europa), por exemplo, se você não tiver ao menos 20 dias disponíveis.

Citamos a Eurotrip apenas como exemplo; caso pretenda fazer uma viagem para um determinado destino, em geral internacional, que seja muito distante, a regra aplica-se da mesma forma.

Se você tem uma semana livre, ou só alguns dias do feriado, considere viajar para locais mais próximos e de fácil acesso, já que você não quer perder os poucos dias de folga dentro de um avião ou na estrada.

Por falar em feriado, nós preparamos uma lista com os melhores destinos para você curtir no feriado de Corpus Christi no Ceará. Confere lá!

Promoções de passagens aéreas

Você ainda poderá escolher o seu próximo destino de acordo com os melhores preços das passagens aéreas, principalmente se estiver com orçamento limitado.

Companhias aéreas e programas de milhagem (Smiles, Latam Fidelidade, Tudo Azul e Amigo, para citar os nacionais), costumam lançar promoções periódicas para destinos específicos.

Inscrever-se nas newsletters (e-mails informativos) desses programas é uma boa forma de ficar acompanhando todas as promoções e oportunidades de emissão de bilhetes promocionais; sem dúvidas isso vai te ajudar na hora de escolher seu próximo destino.

Aplicativos como Kayak, Google Voos e Skyscanner, te enviam notificações sempre que o preço dos voos para um determinado destino está abaixo da média.

É possível também criar alertas personalizados para um voo especifico. Exemplo: trecho de ida partindo do Aeroporto Internacional de Fortaleza para Guarulhos, em São Paulo.

Essas ferramentas são uma “mão na roda” porque automatizam o processo de buscas para você. – Já vi gente virar a madrugada pesquisando preços de passagens por aí.

Documentação

216910ce22f844d6689e6d870c6c9b6d - Escolher o destino da próxima viagem. Por onde começar?
Verificar se você está com toda a documentação exigida no seu destino de viagem é imprescindível. Foto: Kammy Almeida

Obter um visto para turista pode ser um processo caro e um pouco demorado, dependendo do destino.

Se a viagem está próxima e você não está com toda documentação em mãos, pode ser uma boa optar por um destino que não te obrigue a ter um visto – afinal, já imaginou se o visto ou qualquer outro documento não ficar pronto a tempo da viagem?

Por isso, é bom certificar-se de todas as exigências para entrada de turistas no destino que você escolher. Essa informação pode ser encontrada nos sites do consulado-geral dos países.

A validade do seu passaporte também precisa ser verificada. Em vários países, a exigência é de que ele esteja válido por, no mínimo, 6 meses a partir da viagem.

A vacinação contra determinas doenças também é exigida em muitos países. A dica é também consultar o consulado de cada país e obter informações concretas e seguras.

Lembrando que as vacinas devem ser tomadas com antecedência, variando conforme o tipo de proteção que proporcionam.

Para comprovar que a vacinação foi realizada, é necessário solicitar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Este documento não tem custo e é emitido em postos da ANVISA localizados em aeroportos internacionais, fronteiras e portos. Para fazer o pedido, basta apresentar a carteira nacional de vacinação atualizada.


E você, já sabe qual o destino da sua próxima viagem? Se sim, compartilha com a gente nos comentários e também qual desses itens foi o mais importante na hora da escolha.

Além de todas essas dicas maravilhosas, aqui no nosso blog você confere várias outras publicações sobre diversos destinos; dica de ouro para ajudar você escolher o próximo destino!


Sua próxima viagem será com os amigos ou com a família? Então confira nossa publicação especial sobre “Como Organizar uma viagem em grupo”.

Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)

GUTE-URLS

Wordpress is loading infos from com

Please wait for API server guteurls.de to collect data from
site.levarti.com.br/como-organizar...