Se você está visitando o Espírito Santo é bem provável que tenha reservado alguns dias a mais para conhecer as belezas naturais de Pedra Azul e a rota do Lagarto. 

Mas se a ideia é explorar ao máximo as belezas e atrativos da região, você não pode deixar de passar pelo município de Domingos Martins, que fica cerca de 50 km da capital capixaba. O destino é uma das principais rotas turísticas do Espírito Santo. 

Você sabia?

Os atrativos turísticos do Espírito Santo, não cobram taxas ou ingressos, para serem visitados. 

Ficou curioso pra saber mais? A gente te conta a seguir sobre esse maravilhoso destino.

Domingos Martins ES – O que fazer

Os principais atrativos e passeios em Domingos Martins começam por sua história colonial.

Ela é conhecida como “Cidade do Verde”, por ser cercada pela mata atlântica. A cidade é berço da imigração alemã, italiana e de pomeranos (localizada entre as atuais Polônia e Alemanha).

Já o Parque Estadual da Pedra Azul é o maior atrativo na região das montanhas Capixabas. O local é perfeito para uma caminhada ecológica ouvindo a natureza; aproveitar trilhas que levam as deliciosas piscinas naturais, fazer atividades com esportes radicais, turismo de aventura, e ainda saborear uma maravilhosa gastronomia, oferecida no agroturismo local. 

O charme da região é fazer a Rota do Lagarto, uma estradinha de 8km cercada por belezas naturais muita mata atlântica e, um pouco mais a frente, encontrará o Rabo do Lagarto com suas lojinhas. A Pedra Azul é um maciço rochoso de 1.822 metros de altura do nível do mar, ao lado fica a Pedra das Flores com 1.909 metros de altura, ambas podem ser avistadas da BR 262.

Parque Estadual da Pedra Azul

O parque é um dos mais visitados por turistas, principalmente no período de inverno. As principais espécies da flora encontradas são: orquídeas, um jardim de bromélias, ingás, cedros, cassias e ipés. 

Monumento da Pedra Azul, Domingos Martins ES. Passeios em Domingos Martins
Maciço Rochoso em Pedra Azul, Domingos Martins ES – Foto: Ministério do Turismo

A fauna e flora do parque são riquíssimas. As variadas espécies são: tatu, tamanduá de colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca ferro, sabiá e alguns ameaçados de extinção como: sagui-da-serra, onça suçuarana e macaco barbado.

O parque é um dos mais visitados por turistas, principalmente no período de inverno. As principais espécies da flora encontradas são: orquídeas, um jardim de bromélias, ingás, cedros, cassias e ipés.

Trilhas no Parque da Pedra Azul, Domingos Martins ES. Opção de o que fazer em Domingos Martins
As trilhas do Parque da Pedra Azul são perfeitas para reflexão e exercício do ouvir num cenário com muito verde e vista maravilhosa. Seguindo a trilha você encontrará as piscinas naturais.

As trilhas para conhecer o Parque da Pedra Azul são de dois níveis:

  • 1. Trilha nível fácil: percurso de 1900 metros (ida e volta), onde as pessoas, acompanhadas por um guia, terão a vista da Pedra do Lagarto e a vista do Parque do Forno Grande com 2.039 metros de altura. 
  • 2. Trilha nível difícil: percurso de 2500 metros (ida e volta). No qual os visitantes são desafiados a subir 70 metros na Pedra Azul com o exercício do rapel (guiados por uma corda fixada no local). Após a subida de rapel, já no alto da montanha, você encontrará 09 piscinas naturais. 

Cavalgada Ecológica Pedra Azul

Outra excelente opção dos passeios na rota, especialmente para as crianças, é a cavalgada ecológica, maiores informações no local.

40199320384 1d4738354d z - Domingos Martins - Pedra Azul e Rota do Lagarto

Do local é possível ver mirante do Lagarto, já bem próximo a Pedra Azul, de preferência, pela manhã. A região contempla propriedades com mini-fazendinha, playground e cafeteria. Não deixe de tomar um café apreciando o melhor item do cardápio: a vista para a Pedra Azul.

Não deixe de tomar um café apreciando o melhor item do cardápio: a vista para a Pedra Azul.

Outras atividades educativas podem ser agendadas mediante consulta como: acompanhar processo produtivo do Café Orgânico, conhecer o reflorestamento e proteção de recursos hídricos, fazenda de morango, e a horta orgânica.

Cascata do galo   

Uma ótima opção em Domingos Martins é a Cascata do Galo, uma cachoeira linda, bem famosa na região. Localizada a 10 km da sede do município, é parada obrigatória para quem curte cachoeira e passa pela estrada do Galo.

Cercada pela Mata Atlântica, a cascata tem mais de 70 metros de queda d’água. Sendo muito frequentada por praticantes de Rapel e também por quem simplesmente busca a tranquilidade da natureza.

Ao redor existem alguns empreendimentos voltados ao turismo como pousadas e restaurantes que servem de ponto de apoio para quem deseja passar o dia ali. 

Rua João Batista Wernersbash “Rua do Lazer”

Rua João Batista Wernersbash, conhecida como rua do lazer, está  Localizada no centro de Domingos Martins, é um espaço com beleza arquitetônica, variadas opções de locais gastronômicas, lojas de artesanato, cafeterias, e outros atrativos culturais.

A rua fica próxima a outros atrativos de Domingos Martins, como a Praça Arthur Gerhaldt, onde ocorrem festas tradicionais na cidade.

Sendo assim, se está a procura de passeios em Domingos Martins, não deixe de visitar a Rua João Batista Wernersbash. 

Praça Dr. Arthur Gerhaldt

Da mesma forma que a Rua do Lazer, a Praça Dr. Arthur Gerhaldt é outra excelente opção de passeios em Domingos Martins para você curtir com a família.

 Bastante frequentada pelos turistas e moradores, o local tem um belo jardim, perfeito para você registrar aquela foto, e ainda outros atrativos culturais como o Monumento ao Colono Imigrante e a Igreja Luterana.

Igreja Luterana, Domingos Martins ES - Foto: Ministério do Turismo
Igreja Luterana, Domingos Martins ES – Foto: Ministério do Turismo
Igreja Luterana no centro de Domingos Martins ES
Igreja Luterana no centro de Domingos Martins ES – Foto: Ministério do Turismo

O local é super aconchegante e nos remete a cultura alemã, presente na arquitetura e também na gastronomia dos restaurantes ao redor. Dá ainda pra visitar a Feira de Artesanato Cidade do Verde, que fica bem próximo da praça. 

Casa da Cultura

passeios em Domingos Martins ES - Casa da Cultura
Casa da Cultura – Foto: Ministério do Turismo

A Casa da Cultura é um museu dedicado a história da colonização alemã em Domingos Martins. O acervo conta com objetos, documentos, fotografias, que pertenceram aos primeiros imigrantes. Foi a primeira do tipo no estado, inaugurada em 17 de Dezembro de 1983 e é tombada como Patrimônio Histórico Estadual. O espaço oferece ainda exposições e ponto de informações turísticas.


Conteúdo extraído da Agência Chofer Brasil Turismo Receptivo (@chofer_brasil). Adaptado para Blog Levarti.

Confira nossas publicações sobre outros destinos do Espírito Santo



Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)