Se você está visitando o Espírito Santo é bem provável que tenha reservado alguns dias para conhecer as belezas naturais de Pedra Azul.

Mas se a ideia é explorar ao máximo as belezas e atrativos da região, você não pode deixar de conhecer o município de Domingos Martins, que fica cerca de 50 km da capital capixaba. O destino é uma das principais rotas turísticas do Espírito Santo.

Você sabia?

Os atrativos turísticos do Espírito Santo, não cobram taxas ou ingressos, para serem visitados.

Ficou curioso pra saber mais? A gente te conta a seguir sobre esse maravilhoso destino.

Domingos Martins ES – O que fazer

Os principais atrativos e passeios em Domingos Martins

Conhecida como “Cidade do Verde”, Domingos Martins foi berço da imigração alemã, italiana e de pomeranos (alemães originários da Pomerânia, região localizada entre as atuais Polônia e Alemanha).

O Parque Estadual da Pedra Azul é o maior atrativo da cidade. Mas as opções do que fazer em Domingos Martins não limitam-se só a isso. Esportes radicais, aventuras, e ainda saborear uma maravilhosa gastronomia e até experiências ligadas ao agroturismo podem entrar na sua lista.

Parte intregante da Rota do Lagarto, uma estradinha de 8km cercada por belezas naturais exuberantes e, um pouco mais a frente, encontrará o Rabo do Lagarto com suas lojinhas.

Parque Estadual da Pedra Azul

A reserva do Parque Estadual da Pedra Azul é a principal atração da região. O local é perfeito para uma caminhada ecológica, ouvindo a natureza. Como por exemplo: as trilhas que levam as deliciosas piscinas naturais.

Monumento da Pedra Azul, Domingos Martins ES. Passeios em Domingos Martins
Maciço Rochoso em Pedra Azul, Domingos Martins ES – Foto: Ministério do Turismo

O destaque maior, como não poderia deixar de ser, é a própria Pedra Azul. Formação rochosa de 1.822 metros de altura do nível do mar, além da Pedra das Flores, no mesmo maciço com 1.909 metros de altura, ambas podem ser avistadas da BR 262.

A fauna e flora do parque são riquíssimas. As variadas espécies são: tatu, tamanduá de colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca ferro, sabiá e alguns ameaçados de extinção como: sagui-da-serra, onça suçuarana e macaco barbado.

O parque é um dos mais visitados por turistas no estado, principalmente no período de inverno.

As principais espécies da flora encontradas são: orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cassias e ipés.

Trilhas no Parque da Pedra Azul, Domingos Martins ES. Opção de o que fazer em Domingos Martins
As trilhas do Parque da Pedra Azul são perfeitas para reflexão e exercício do ouvir num cenário com muito verde e vista maravilhosa. Seguindo a trilha você encontrará as piscinas naturais.

As trilhas para conhecer o Parque da Pedra Azul são de dois níveis:

  • 1. Trilha nível fácil: percurso de 1900 metros (ida e volta), onde as pessoas, acompanhadas por um guia, terão a vista da Pedra do Lagarto e a vista do Parque do Forno Grande com 2.039 metros de altura.
  • 2. Trilha nível difícil: percurso de 2500 metros (ida e volta). No qual os visitantes são desafiados a subir 70 metros na Pedra Azul com o exercício do rapel (guiados por uma corda afixada no local). Após a subida de rapel, já no alto da montanha, você encontrará 8 piscinas naturais.

Cavalgada Ecológica Pedra Azul

Outra excelente opção dos passeios em Domingos Martins – especialmente para as crianças – é a cavalgada ecológica.

40199320384 1d4738354d z - Domingos Martins - Pedra Azul e Rota do Lagarto

O passeio exige idade mínima de 10 anos para realização e tem duas trilhas: uma curta, com duração de 20 minutos; e a trilha longa: com duração de 1h40. Na mais longa você vai até o Mirante do Lagarto, já bem próximo a Pedra Azul, pela manhã. À tarde, a trilha leva até as piscinas naturais na fazenda.

Ainda no Fjordland, tem mini-fazendinha, playground e cafeteria. Não deixe de tomar um café apreciando o melhor item do cardápio: a vista para a Pedra Azul.

Também lá você pode acompanhar processo produtivo do Café Orgânico Heimen e a criação dos cavalos Ford. Conhecer o reflorestamento e proteção de recursos hídricos, conhecer os estábulos, a cozinha escola e a horta orgânica.

Cascata do galo   

Uma das principais opções do que fazer em Domingos Martins, a Cascata do Galo é uma cachoeira muito bonita e bem famosa na região. Localizada a 10Km da Sede do município, é parada obrigatória para quem passa pela Estrada do Galo.

Cercada pela Mata Atlântica, a cascata tem mais de 70 metros de queda d’água. Sendo muito frequentada por praticantes de Rapel e também por quem simplesmente busca a tranquilidade da natureza local.

Ao redor existem alguns empreendimentos voltados ao turismo como pousadas e restaurantes que servem de ponto de apoio para quem deseja passar o dia por aqui.

Rua João Batista Wernersbash “Rua do Lazer”

Localizada no centro de Domingos Martins, a Rua João Batista Wernersbash, ou “Rua do Lazer”, é um espaço com beleza arquitetônica, variadas opções de locais gastronômicas, lojas de artesanato, cafeterias, e outros atrativos culturais.

A rua fica próxima a outros atrativos de Domingos Martins, como a Praça Arthur Gerhaldt, onde ocorrem festas tradicionais na cidade.

Sendo assim, se está a procura de passeios em Domingos Martins, não deixe de visitar a Rua João Batista Wernersbash.

Praça Dr. Arthur Gerhaldt

Da mesma forma que a Rua do Lazer, a Praça Dr. Arthur Gerhaldt é outra excelente opção de passeios em Domingos Martins para você curtir com a família.

Bastante frequentada pelos turistas e moradores, o local tem um belo jardim, perfeito para você registrar aquela foto, e ainda outros atrativos culturais como o Monumento ao Colono Imigrante e a Igreja Luterana.

Igreja Luterana, Domingos Martins ES - Foto: Ministério do Turismo
Igreja Luterana, Domingos Martins ES – Foto: Ministério do Turismo
Igreja Luterana no centro de Domingos Martins ES
Igreja Luterana no centro de Domingos Martins ES – Foto: Ministério do Turismo

O local é super aconchegante e nos remete a cultura alemã, presente na arquitetura e também na gastronomia dos restaurantes ao redor. Dá ainda pra visitar a Feira de Artesanato Cidade do Verde, que fica bem próximo da praça.

Casa da Cultura

passeios em Domingos Martins ES - Casa da Cultura
Casa da Cultura – Foto: Ministério do Turismo

A Casa da Cultura é um museu dedicado a história da colonização alemã em Domingos Martins. O acervo conta com objetos, documentos, fotografias, que pertenceram aos primeiros imigrantes.

A Casa da Cultura foi a primeira do tipo no estado e foi inaugurada em 17 de Dezembro de 1983 e é tombada como Patrimônio Histórico Estadual. O espaço oferece ainda exposições e ponto de informações turísticas.


Confira nossas publicações sobre outros destinos do Espírito Santo



Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)