Não importa se você é um viajante experiente ou um mochileiro de primeira viagem. Preparar um checklist para verificar alguns itens como: o que levar na mala, reserva de hospedagem e passagens áreas, quais os melhores passeios no destino, documentos exigidos, vacinas (em casos de destinos internacionais) … essas coisas que exigem planejamento e organização e podem tomar muito do seu precioso tempo.

Abaixo, um checklist completo com itens essenciais para qualquer viagem e também dicas e ferramentas que vão facilitar tudo para você.

1. Reserve tudo com antecedência

checklist de viagem

A menos que você não se importe de pagar um valor bem maior pelo seu hotel e passagens aéreas, o ideal é sempre reservar com antecedência. Essa é uma regra essencial para todo viajante, principalmente se a sua viagem for em períodos mais procurados como final de ano e carnaval, dependendo do destino.

Sites e apps como o Kayak, Trivago, Voopter e o Google Voos são excelentes ferramentas para você encontrar os melhores preços de passagens e hotéis.

Já publicamos anteriormente um guia específico sobre como encontrar passagens aéreas mais baratas. Você pode conferir o material aqui.

2. Monte seu roteiro de viagem antes de sair de casa

Saber o que fazer no seu destino, quais os melhores passeios, atrativos e lugares especiais para visitar também é essencial para que sua viagem seja um sucesso. Com tantos blogs e sites especializados é fácil encontrar as melhores dicas. Anote todos os lugares que pretende visitar e informações básicas como endereço e horário de funcionamento. Você também pode pesquisar por roteiros prontos, se preferir. Isso vai garantir que nada fique de fora.

Alguns apps como o Levarti Roteiro de Viagem são uma verdadeira mão na roda quando o assunto é saber quais lugares visitar. Com ele você cria roteiros personalizados de acordo com suas preferências como: museus, igrejas, praias, compras etc. Dá pra adicionar fotos, anotações e também compartilhar o seu próprio roteiro com outros viajantes. Fica a dica!

3. Você tem todos os documentos necessários ?

checklist de viagem

Você precisa de visto? É bom sempre conferir se precisa ou não de um – inclusive o tempo que levará para obter e quais as exigências, de acordo com o destino que você vai visitar ou só passar, em casos de conexões durante o voo. Se você já tem um, certifique-se de que estará válido para toda sua estádia.

Seu passaporte está válido? Esse é um item importantíssimo para evitar imprevistos ou até o cancelamento da sua viagem. Cheque antes as regras de passaporte para cada país que você vai viajar. Diversos países exigem que o passaporte esteja válido por um certo número de meses a partir da data de entrada e outro tanto depois que você deixar o país.

Sua viagem é dentro do Brasil? Não esqueça um documento oficial com foto que permita sua identificação.

Vai dirigir em outro país? Se você vai dirigir não só você precisa estar com sua carteira de motorista do Brasil em dia, como é bom fazer a “Permissão Internacional para Dirigir”, o PID. Mas somente a PID não permite que você dirija fora ou alugue um carro, então a carteira de motorista do Brasil precisa entrar na sua mala, certo?

4. Orçamento da viagem – dinheiro x cartão

Organizar um orçamento para sua viagem – incluindo os gastos essenciais (passagens, hotel, alimentação) e variáveis (passeios, ingressos para atrativos, compras, transporte) sem dúvidas é uma excelente dica para você não passar perrengue por aí. Se já preparou o roteiro da sua viagem, calcule uma média de preço de todas as atividades que pretende fazer; isso vai te ajudar a chegar a um valor aproximado no caso dos gastos variáveis.

Se for uma viagem internacional, verifique se não vale mais a pena trocar o dinheiro aqui no Brasil ou levar dólares e trocar pela moeda local já no seu destino.

Não esqueça de entrar em contato com o seu banco e habilitar o uso do cartão no exterior. Também pode ser uma boa levar um cartão pré-pago, que pode ser recarregado durante sua viagem. Isso ajuda e muito a controlar os gastos.

Aqui você confere um artigo especial sobre Como organizar um orçamento para sua viagem.

5. Vacinas em dia?

Alguns destinos exigem que você esteja vacinado (a) para poder entrar no país. A mais comum das vacinas exigidas é contra a febre amarela. Sendo assim, pesquise essa informação sobre o destino que vai visitar e tome sua vacina com mínimo 10 dias de antecedência da data da sua viagem.

Aqui você confere a lista completa e atualizada dos países que exigem o certificado de vacinação.

6. Internet no celular

Se for viajar para fora do país você vai precisar de um chip internacional. Existem diversas opções no mercado. Com pacotes incluindo ligações e planos de internet. As opções mais conhecidas dos viajantes são a Yes Brasil e EasySim4U. Mas hoje em dia também já é possível utilizar o seu próprio número do Brasil enquanto estiver fora. Consulte sua operadora para verificar a disponibilidade de acordo com seu plano atual.

7. Você tem seguro viagem?

O seguro viagem, além de obrigatório em muitos países, é essencial para você viajar de forma mais tranquila. Como mostramos nessa publicação falando só sobre seguro viagem, ele funciona como um plano de saúde contratado por um período de tempo específico. Neste caso, o tempo de duração da sua viagem. 

O tipo de cobertura e assistências variam de acordo com as especificações de cada plano contratado. Mas as mais comuns incluem, além de despesas com saúde, eventuais gastos extras com bagagens, passagens aéreas e hotéis.

Sendo assim, é mais que essencial embarcar com todas essas assistências garantidas. Próxima dica…

8. Faça a mala. Desfaça e refaça de novo.

suitcase 4410369 640 - Checklist de viagem: dicas essenciais para qualquer viajante

Parece exagero, mas é preciso ter certeza de estar levando exatamente tudo o que vai precisar durante sua viagem. Afinal, você não quer chegar ao seu destino e ver que esqueceu algo importante como o carregador do celular, um documento ou uma peça de roupa específica.

A dica é preparar outro checklist só com o itens da mala, descartando coisas que não essenciais. Menos é mais na hora de fazer a mala.

Nessa publicação apresentamos as principais regras sobre bagagem de mão, de acordo com as novas regras da Anatel.

9. Tenha uma playlist especial para sua viagem

Música e viagens combinam perfeitamente. Seja para ajudar a passar o tempo entre um conexão e outra ou mesmo para animar os seus passeios. Uma super dica é preparar playlists só com artistas do destino que você vai visitar afinal, a música é parte importantíssima da cultura de qualquer povo.

Quase todos os serviços de streaming disponíveis permitem baixar músicas para ouvir offline e criar playlist personalizadas.

Nós preparamos uma seleção especial com 10 álbuns essenciais para ouvir durante suas viagens. Confere aqui!



Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)