A Colômbia sem dúvidas é um dos país mais interessantes para se visitar em toda a América do Sul. Interessante principalmente, porque as notícias quase sempre negativas sobre o país, envolvendo narcotráfico, violência generalizada e outra série de problemas, ficaram para trás. Possibilitando assim, a descoberta de destinos e experiências incríveis no país.

Um desses destinos é Cartagena das índias, um dos tesouros da Colômbia turística, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade. Fundada em 1533, Cartagena tem o conjunto de fortificações mais completo da América do Sul, além de casario colonial de quase 500 anos, centro histórico com ruas de pedras, igrejas centenárias, um castelo e até um vulcão perto. 

Numa simples caminhada pelas ruas, além de encantar-se com o colorido das casas, você encontrará as afamadas Palenqueras, mulheres com vestidos e turbantes coloridos vendendo frutas frescas pela cidade.

colombia 1558499 1280 1024x698 - Cartagena das Índias, Colombia - Um destino colorido e vibrante

A gastronomia é considerada de alto nível. Peixes, frutos do mar e banana da terra estão entre os ingredientes principais. Os drinks também fazem parte, sendo a limonada com coco um dos mais apreciados.

Mas se tudo isso ainda não for suficiente, a cidade ainda tem o festival de cinema mais famoso do país. E é banhada pelo mar do Caribe, com praias de cenários cinematográficos.

O que fazer em Cartagena

cartagena 1247674 1280 1024x682 - Cartagena das Índias, Colombia - Um destino colorido e vibrante

O que fazer em Cartagena? Depois dessa apresentação fica até difícil começar a explicar por onde. A cidade é vibrante, colorida, cheia de atrativos, tradições e muita história para contar. Daí você consegue entender porque muita gente cruza os quase 1.000 km que separa Cartagena da capital Bogotá.

Os principais atrativos e passeios em Cartagena estão localizados em uma área dividida em quatro bairros: Centro, San Diego, La Mutana e Getsemaní.

Centro

1.Caminhar na muralha e admirar seus baluartes. O de Santo Domingo é um dos preferidos dos turistas. Lá fica o famoso Café del Mar.

2. Visitar os museus, principalmente o Museu Histórico de Cartagena. Ele funciona no Palácio da Inquisição e foi sede do Tribunal do Santo Ofício, que condenava e torturava pessoas por heresia e bruxaria.

3. O Museu do Ouro Zenú, fala sobre esse etnia indígena da Colômbia.

4. Visitar a Torre do Relógio e a Plaza de la Aduana. O local já foi a principal porta de entrada da cidade. Na praça está a mansão onde morou Pedro de Heredia, o fundador de Cartagena das Índias, e a Plaza de los Coches, onde antigamente era montado o mercado de escravos.

5. Do lado de dentro, em frente a Torre, está o Portal de los Dulces, local onde você encontrará os mais diversos tipos de doces, que certamente vão fazer lembrar a sua infância.

6. Conhecer as igrejas: a principal é a Catedral de Cartagena. Visite também a Igreja de San Pedro Claver e a Igreja de Santo Domingo. No entorno há diversos restaurantes.

7. Plaza Bolívar, em frente ao Museu Histórico, toda arborizada e bem aconchegante.

San Diego

1.Um dos principais atrativos dessa região da cidade é a Plaza Fernandes Madrid, cheia de bares e restaurantes que ficam lotados de dia e de noite.

2. Plaza San Diego. A cerca de 3 minutos da Plaza Fernandes, também conta com excelentes opções de bares e restaurantes.

3. Visite a Plaza de las Bóvedas, uma antiga masmorra do período colonial, com 47 arcos e 23 abobadas, onde você pode comprar artesanato local.

4. Museu Naval do Caribe. Conta com acervo que conserva a cultura e história das rotas do comércio no Caribe.

5. Outra opção é o Museo del Cacao, que na verdade é uma loja super legal que conta a história do cacau, e das degustações de chocolate.

6. Inglesia de San Toribio, construção colonial que abriga o único retábulo barraco de Cartagena.

Getsemaní

1. Caminhe no Parque del Centenario, que fica em frente à Torre do Relógio. Há uma feira diária de artesanato com preço muito bom.

2. Visite a Calle Media Luna, famosa rua onde ficam os principais bares, restaurantes e hotéis, ao lado do Parque Centenário. É o ponto de partida para circular pela região. Vale a pena conferir os grafittis do bairro, que lembra o Beco do Batman em São Paulo.

Rua Calle Media Luna, situada no bairro Getsemaní, Cartagena.
A rua Calle Media Luna é uma das mais famosas e vibrantes de Cartagena.

3. Conheça o Café Havana, para dançar salsa ou outros ritmos caribenhos. É uma das casas noturnas mais famosas de Cartagena, com shows, drinks e uma personalidade única na cidade. Vale a visita!

4. Na Plaza e Iglesia de la Trinidad você encontrará muitos bares e restaurantes para aproveitar. O local é considerado o ponto central de Getsemaní, sempre movimentado.

5. A Calle del Arsenal é uma rua revitalizada, que ganhou ares colorido, várias sacadas, bares, restaurantes e boates.

Passeio para Isla del Rosário

Isla del Rosário, Cartagena das Índias
Isla del Rosário, Cartagena.

A Isla del Rosário é um arquipélago formado por 27 ilhas que abrigam um dos mais importantes recifes de corais de toda costa colombiana. Vistas de cima, as ilhas lembram um rosário (segundo os moradores) daí o nome do local.

A maior delas é a Ilha Grande, onde estão alguns dos mais famosos hotéis de Cartagena. Cada ilha do arquipélago oferece uma estrutura diferente e nomes distintos – entre as mais famosas estão Oceanário, Isla del Pirata e Isla del Encanto.

O passeio, feito em lanchas, sai diariamente do centro às 9h. O percurso é de cerca de 1h30. Há outras atividades e passeios opcionais, como a visita ao Oceanário, snorkeling e outros.

Ilhas Múcura

A Ilha Múcura pertence a um arquipélago chamado San Bernardo, formado por dez pequenas ilhas de águas cristalinas e quentes. Bem ao estilo do Caribe.

Ela também faz parte da mesma área de preservação da Isla del Rosário, uma zona muito visitada na região. Para chegar até o local é necessário pegar uma embarcação saindo do Hotel Punta Faro, em Cartagena.

As praias locais são encantadoras. Algumas delas cercadas de coqueiros e com faixa de areia branquinha. Os principais atrativos da ilha, além de apreciar suas belezas naturais, são o snorkeling, mergulho e caiaque.

Playa Blanca

Playa Blanca, Cartagena das Índias. O que fazer em Cartagena.
Playa Blanca, Cartagena das Índias

Playa Blanca é considerada uma das melhores praias de Cartagena. A beleza incrível de suas areias claras e finas, misturadas com a tonalidade azul turquesa das águas do mar, criam um cenário espetacular. Indispensável para aproveitar em Cartagena das Índias.

Por ser a praia mais procurada pelos turistas em Cartagena, costuma ficar cheia de vendedores que oferecem de tudo: comida, bebidas e até artesanato. Nos finais de semana cadeiras e guardas-sol ocupam boa parte da faixa de areia, todos alugados na hora.

A lotação de Playa Blanca também pode afastar viajantes que preferem praias mais tranquilas e sossegadas, como as encontradas na Isla del Rosário e Isla Múcura. Mas se tratando da beleza da praia em si, vale a pena visitar.



Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)