Bagagem de mão é um tema que sempre gera dúvidas em muitos viajantes. Principalmente após a divulgação das novas regras definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), determinando que as companhias aéreas não são mais obrigadas a oferecer a franquia de bagagem de 23k que antes costumávamos despachar.

Dessa forma, quem não quer desembolsar mais dinheiro para transportar mais do que os 10kg (bagagem de mão) permitidos precisa ficar atento aos itens realmente necessários para levar em sua viagem.

O que é bagagem de mão ?

Bagagem de mão é aquela que você não precisa despachar na hora do check-in e pode levar consigo para dentro do avião sem pagar nada. Ela deve ser acomodada no bagageiro superior ou embaixo da poltrona a sua frete, conforme orientações de cada companhia.

Bagagem de mão em voos nacionais

Em 2019 as companhias aéreas nacionais padronizaram e em todos os voos da Azul, Gol e Latam você pode levar:

  • um objeto pessoal bolsa/mochila com as seguinte medidas máximas: 35 x 20 x 45 cm
  • uma mala com as seguinte medidas máximas: 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10kg.
banner abear - Bagagem de mão: conheça as regras e o que pode ou não levar
Banner ABEAR – Foto: divulgação

Bagagem de mão em voos internacionais

A regra de bagagens para voos internacionais segue a mesma que de voos nacionais. Contudo, é preciso ficar atento a algumas restrições. É proibido levar qualquer tipo de pasta, líquido ou gel acima de 100 ml na bagagem de mão. 

Se precisar levar algum item como xampu, pasta de dentes, cremes etc. você pode colocá-los em uma embalagem plástica, transparente e vedada, mas eles nunca deverão ultrapassar esse limite de 100ml.

Lembrando que a fiscalização em voos internacionais é bem rigorosa, então se você chegar em sua conexão com líquidos em frascos com mais de 100 ml, terá de jogar fora quando passar pelos raios-x.

Pode levar bagagem de mão e mochila?

Todos os passageiros podem levar gratuitamente uma bagagem de mão de até 10 kg e um item pessoal como uma bolsa, notebook, tablet ou uma sacola de compras.

A mochila é considerada bagagem de mão e também item pessoal – nada impede que você viaje somente com ela. Joias, papéis negociáveis e dinheiro são aceitos apenas como bagagem de mão.

O que é permito levar na bagagem de mão ?

  • Cosméticos; perfumes são aceitos em recipientes de até 500 ml, sendo que o total transportado não pode ultrapassar 5 litros.
  • Medicamentos essenciais – apesar de não ser obrigatório, é indicado levar uma prescrição médica com o nome do passageiro;
  • Aparelhos eletrônicos de uso pessoal – celular, notebook, câmera fotográfica, tablets etc;
  • Bebidas Alcoólicas (consulte restrições com sua companhia aérea);
  • Objetos frágeis;
  • Mamadeiras e alimentos infantis industrializados – apenas com a quantidade necessária e suficiente para a duração do voo;
  • Alimentos – precisam ser acomodados em embalagens à prova de vazamentos, abertura acidental ou mau cheiro (consulte restrições com sua companhia aérea).

O que não é permitido levar na bagagem de mão?

Por razões de segurança, as normas internacionais determinam os itens autorizados e os proibidos na aeronave. Confira alguns itens que não podem ser levados na sua bagagem de mão.

  • Líquidos, géis, substâncias pastosas e aerossóis;
  • Materiais biológicos;
  • Equipamentos de segurança;
  • Objetos cortantes ou perfurantes, tais como canivetes, tesouras de unha e demais itens pontiagudos.

Extravio da bagagem de mão

Por estar sob os cuidados do dono, a cia. aérea não responde em caso de perda da bagagem de mão. Portanto, é necessário cuidado e atenção. Já a despachada, se extraviada, cabe à companhia resolver a questão.


Esse conteúdo faz parte de uma série de publicações com dicas e informações práticas para ajudar a organizar sua viagem. Confira as publicações anteriores.


Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)