A região do Cariri é uma dos principais expoentes da cultura nordestina e principalmente cearense. Terra de gente importante como Patativa do Assaré, Padre Cícero Romão e Espedito Seleiro; personagens responsáveis por levar a poesia, a religiosidade e arte do povo cearense por todo o Brasil e pelo mundo.

Ceará – As Histórias e personagens inusitados

Se você pensa em conhecer a região saiba que a lista de lugares para visitar não é pequena! Vai de museus até centros de artesanato, teatros, igrejas (muitas!!!), feiras populares, trilhas, cachoeiras e até sítios arqueológicos. Um verdadeiro mix de atrativos que atende a todos os gostos.

E já pra ir te ajudando a organizar um roteiro especial para sua viagem, preparamos uma lista com 5 lugares imperdíveis para visitar na Região do Cariri.

1. Museu de Paleontologia

Localizado na cidade de Santana do Cariri, o Museu de Paleontologia é um dos principais atrativos para quem visita essa região. Além de ser referência para pesquisadores de vários países nas áreas de paleontologia, sedimentologia e estratigrafia.

O local reune aproximadamente sete mil fósseis de peixes, répteis, anfíbios, insetos e vegetais; alguns com mais de 100 milhões de anos.

DSC 0019 - 5 atrativos imperdíveis para visitar na Região do Cariri
Museu de Paleontologia em Santana do Cariri – Créditos da imagem: Blog Rodando pelo Ceará

2. Memorial Patativa do Assaré

Parada obrigatória em um roteiro de viagem ao Cariri, o Memorial Patativa do Assaré é um dos grandes tesouros da cultura nordestina. Assim como foi o legado de Antônio Gonçalves da Silva (O Patativa); poeta que encantou cearenses, brasileiros e até estrangeiros com seus versos e prosas.

O prédio de três andares, uma construção do final do século XIX, foi escolhido para preservar as mais de 1.200 peças que integram a coleção de artefatos doados pela família do poeta. No acervo: objetos de uso pessoal como os óculos escuros e o chapéu, além de títulos e troféus, manuscritos e até itens da casa onde ele nasceu.

Ao longo do percurso, o guia, membro da família de Patativa, recita os versos e prosas do poeta, fazendo a passagem pelo Memorial um momento mágico e singular.

3. Geossítio Batateiras/ Sítio Fundão

Além da imersão na cultura popular cearense, os atrativos da região do Cariri também garantem experiências únicas em contato com as belíssimas paisagens locais.

Localizado na cidade do Crato, o Geossítio Batateiras fica no sopé da Chapada do Araripe, área onde estão presentes fontes naturais de água que fertilizam a Região do Cariri. O local reúne natureza e história: com fontes de águas naturais intermitentes, o rio Batateira e suas corredeiras e ainda os microcanyons.

Geossítio Batateiras/ Sítio Fundão

As trilhas pelo parque são sempre guiadas por profissionais da região e incluem além dos atrativos naturais, visita a uma antigo casarão construído em 1950 pelo proprietário do sítio e as ruínas de um engenho construído em 1880.

No coração do Parque há uma enorme casa de taipa de dois pavimentos onde funciona um pequeno museu
No coração do Parque há uma enorme casa de taipa de dois pavimentos onde funciona um pequeno museu – Foto: Panorama Cultural

4. Trilhas em Juazeiro

Ledo engano achar que em Juazeiro do Norte só é possível fazer turismo religioso. A cidade, uma das principais da região do Cariri, oferece alguns outros atrativos voltados para o ecoturismo. Nesse caso: a Trilha do Colina do Horto.

Trilha da Colina do Horto  em Juazeiro do Norte CE, Região do Cariri
Trilha da Colina do Horto, Juazeiro do Norte – Foto: Turismo no Cariri

Considerada de dificuldade média, a trilha tem um total de 2,8 km e leva justamente até o topo da Colina do Horto, onde está instalada a enorme estátua do Padre Cícero, principal cartão postal de Juazeiro. Aproveite para observar a vegetação nativa e a geografia do local e faça paradas nas várias capelas construídas em cima de enormes formações de granito. Essas capelas serviam de refugio para os beatos praticarem suas penitências e autoflagelações, principalmente nas épocas da Semana Santa.

Saiba mais sobre os atrativos de Juazeiro do Norte nessa publicação especial sobre a cidade.

5. Santuário de São Francisco

Santuário de São Francisco em Juazeiro do Norte
Santuário de São Francisco em Juazeiro do Norte

Ainda em Juazeiro do Norte, o Santuário de São Francisco, a chamada Igreja dos Franciscanos, é um dos maiores e mais belos templos dessa ordem religiosa no Brasil. E sendo assim, parada obrigatória para quem visita a cidade.

O local é um dos mais visitados pelos fiéis peregrinos em Juazeiro. Mas quem aprecia arquitetura e história com certeza vai querer visitar: Ao redor do Santuário, na Praça das Almas, passarelas suspensas formam uma réplica da Praça São Pedro, no Vaticano. Sua torre de 53 metros de altura conta com um bonito relógio e mais oito sinos que tocam trechos do Hino a São Francisco.

Interior do Santuário de São Francisco em Juazeiro do Norte, Região do Cariri
Interior do Santuário de São Francisco em Juazeiro do Norte



Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)