Quais são os melhores pontos turísticos de Fortaleza? Quinta maior capital do Brasil, com mais de 2,5 milhões de habitantes, Fortaleza tem programas para todos os públicos – desde os passeios culturais, até belíssimas praias urbanas, museus, parques ecológicos, bares tradicionais e outros pontos de interesse.

Quase todos os pontos turísticos de Fortaleza estão localizados próximos à região mais turística da cidade, que engloba os bairros Praia de Iracema; Praia do Meireles; Praia do Futuro e o Centro Histórico de Fortaleza. E o melhor é quase todos são gratuitos e perfeitos para visitar com toda a família.

Fortaleza: Guia completo

Passeios em Fortaleza: Os 20 melhores pontos turísticos de Fortaleza para você visitar.

Uma seleção especial com os 20 melhores pontos turísticos de Fortaleza para te ajudar a montar o roteiro de férias perfeito.

1. Theatro José de Alencar

Teatro José de Alencar- pontos turísticos de Fortaleza
Fachada do Theatro José de Alencar.

Theatro José de Alencar é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza e símbolo da arte e cultura cearense. É uma das construções mais antigas da capital (1910) e recebe até hoje diversas manifestações artísticas através de eventos, oficinas, shows e espetáculos.

Construído em estilo neoclássico, o edifício se destaca por seus vitrais coloridos, pinturas no teto e também belo belíssimo jardim projetado pelo paisagista Burle Marx. Aberto ao público, o Theatro José de Alencar recebe visitas guiadas gratuitas com 1h de duração.

2. Cineteatro São Luis

Cineteatro São Luis, popularmente conhecido como Cine São Luis, é também um dos principais pontos turísticos de Fortaleza; localizado em outro ponto famoso de Fortaleza: a Praça do Ferreira.

Inaugurado em 1958, o luxuoso edifício foi considerado uma revolução para a época, constituindo-se como um marco simbólico afetivo e patrimonial da cidade. Atualmente o espaço realiza shows, espetáculos de dança, música e teatro, sendo assim, espaço perfeito para quem deseja incluir atividades culturais ao seu roteiro de férias em Fortaleza.

A programação completa do espaço pode ser conferida no site do teatro.

Estátua de Iracema - Pontos turísticos de Fortaleza
  • Onde? Rua Major Facundo, 500, Centro; Telefone(85) 3252-4138
  • Horários e funcionamento da bilheteria: Terça a sábado – 10h às 18h30;
  • Venda de ingressos online: acesso o site da Tudus.

3. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Pontos turísticos de Fortaleza. Centro Dragão do Mar.
O “Dragão do Mar”é um dos principais centros culturais de Fortaleza

Localizado na Praia de Iracema, o Dragão do Mar é apontado como um dos principais centros culturais do Brasil e claro, não poderia ficar de fora da nossa lista. Afinal, vir a Fortaleza e não visitar o Dragão do Mar é como ir ao Rio e não visitar o Cristo Redentor. A escadaria coberta por uma estrutura metálica vermelha é um dos pontos clássicos para fotos no local.

O espaço abriga o Museu da Cultura Cearense; Museu de Arte Contemporânea do Ceará; um Cinema, o Planetário Rubens de Azevedo e um Anfiteatro, onde são realizadas diversas apresentações dos mais variados gêneros artísticos. E o melhor é que quase todas as programações são gratuitas.

Pontos turísticos de Fortaleza. Centro Dragão do Mar.
Planetário Rubens de Azevedo – Dragão do Mar.

No entorno do dragão diversas boates, bares e quiosques formam um dos points de turistas na cidade à noite, vale a pena dar uma passada por lá.

  • Onde? Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema.
  • Funcionamento: Segunda à quinta-feira, das 8h às 22h; de sexta a domingo e feriados, das 8h às 23h;
  • Bilheteria: Terça a domingo, a partir das 14h. 

4. Emcetur – Centro de Turismo do Ceará

Emcetur - Centro de Turismo do Ceará. Pontos turísticos de Fortaleza.
Emcetur – Antiga cadeia pública de Fortaleza.

Antiga Cadeia Pública de Fortaleza, a Emcetur, ou Centro de Turismo do Ceará, além de um dos principais e mais belos legados arquitetônicos da cidade, é também, junto com o Mercado Central, parada obrigatória para você comprar o típico artesanato cearense.

Atualmente o espaço abriga também lojas de comercio popular, bastante frequentadas pelos moradores e dois museus: o de Arte e Cultura Popular e o de Minerais. Vale a pena conhecer!

  • Onde? Rua Senador Pompeu, 350 – Centro;
  • Funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 8h às 18h; Sábado, das 08h às 16h; Domingo, das 08h às 12h.
Mercado Central de Fortaleza. Passeios em Fortaleza.
No Mercado Central de Fortaleza você encontra os mais diversos itens da cultura cearense. Foto: Levarti

5. Mercado Central de Fortaleza

Mercado Central é o maior mercado do Nordeste, por conseguinte, um dos melhores pontos turísticos de Fortaleza para você comprar itens genuinamente cearenses.

O local conta com mais de 550 lojinhas distribuídas em 5 pavimentos, repletas dos mais diversos artigos como renda, couro, objetos de barro, madeira, além de comidas e bebidas típicas como doces, licores, cachaças, rapaduras e castanhas.

O Mercado central fica bem próximo de outros pontos turísticos de Fortaleza, como a Catedral Metropolitana, o Museu do Ceará e a Praça José de Alencar. Vale fazer um tour pelo centro incluindo também esses outros lugares.

Corredores do Mercado Central de Fortaleza
Mercado Central de Fortaleza. Foto: Ministério do Turismo

6. Mercado dos Peixes

Quem aprecia frutos do mar não pode deixar de visitar o Mercado dos Peixes. É um dos melhores locais em Fortaleza para quem gosta de frutos do mar e não quer gastar muito – o vendedor traz o peixe em uma bandeja para você escolher na hora qual vai consumir.

O Mercado fica bem ao lado da Praia do Mucuripe, outro ponto turístico de Fortaleza, com vista para o mar. Mesas e cadeiras são dispostas no calçadão da Beira Mar. Não deixe de experimentar o tradicional peixe-frito com baião de dois, um prato tradicional da cozinha cearense.

  • Onde?Av. Beira Mar, 3479 – Meireles, Fortaleza.
Mercado dos Peixes - Fortaleza - CE.
Mercado dos Peixes – Fortaleza – CE. Foto: Blog Praias de Fortaleza

7. Fortaleza Nossa Senhora da Assunção

Fortaleza Nossa Senhora da Assunção. Pontos  turísticos de Fortaleza.
Fortaleza Nossa Senhora da Assunção.

Construída pela primeira vez em 1964 no período da segunda invasão holandesa no Brasil, a Fortaleza Nossa Senhora da Assunção abriga atualmente a sede da 10ª Região Militar do Exército e é aberta ao público com visitas guiadas.

A Fortaleza, que inclusive deu nome à cidade, foi o primeiro respiro de vida da atual capital cearense, que iniciou-se através de uma vila construída no entorno do Forte.

O Forte fica ao lado da Praça do Mártires, do Mercado Central e da Catedral Metropolitana, pontos turísticos importantes de Fortaleza e acessíveis em uma breve caminhada entre um e o outro.

8. Catedral Metropolitana de Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza
A Catedral Metropolitana é um dos símbolos arquitetônicos de Fortaleza. Foto: Ministério do Turismo

A Catedral é uma das mais belas e imponentes construções arquitetônicas do estado, construída em estilo gótico romano e levando mais de 40 anos para ser finalizada. Ela ocupa um dos principais pontos do centro da cidade de Fortaleza e tem capacidade para até 5 mil pessoas.

Próximo à Catedral, existem muitos comércios de artesanatos, roupas e utensílios. É provável que você queira aproveitar para ir as compras depois de visitar o local.

9. Praia do Futuro

A Praia do Futuro é considerada como um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. Perfeita para aproveitar com a família e amigos.
Praia do Futuro – Fortaleza, CE

Conhecida por suas megas barracas, a Praia do Futuro consolidou-se no turismo local como parada obrigatória para quem visita Fortaleza. Sempre figurando na lista dos principais e melhores pontos turísticos da capital.

Conta com uma excelente estrutura para banho e diversas opções de barracas, para você curtir bastante o dia com sua família – algumas delas oferecem até piscinas e parques aquáticos para as crianças. A programação para os adultos engloba shows particulares, espaços de massagem e até lounges para quem curte experiências mais exclusivas.

Entre as praias de Fortaleza, a Praia do Futuro é uma das mais indicadas para banho, por isso está sempre lotada de banhistas.

10. Av. Beira Mar

Av. Beira Mar de Fortaleza.
Av. Beira Mar de Fortaleza.

A Avenida Beira Mar, que margeia a orla urbana de Fortaleza, passando por bairros como Meireles, Praia de Iracema e Mucuripe, é o principal ponto de interesse dos turistas que visitam a capital. Aqui está concentrada a maior oferta de hotéis e pousadas da cidade; além de barracas de praia, bares e restaurantes, feiras de artesanatos e até outros pontos turísticos.

Logo ao entardecer o calçadão da Beira Mar já fica lotado de pessoas caminhando e aproveitando os atrativos da região, sendo esse inclusive, programa imperdível para aproveitar durante sua viagem.

Também é um bom ponto de encontro dos amantes de esportes, corredores, skatistas, patinadores e ciclistas.

11. Museu do Ceará

O Museu do Ceará tem um dos mais ricos acervos sobre a história do povo cearense.
Museu do Ceará.

Instalado em um edifício inaugurado em 1871, o Museu do Ceará fica no centro de Fortaleza e conta com detalhes a história da região através do seu rico acervo de peças famosas, como o Bode Ioiô, relíquias interessantes como o chapéu, bengala e batina do Padre Cícero, um punhal que pertenceu ao cangaceiro Lampião, a primeira planta da cidade,

Há também uma exposição dividida em oito temas diferentes que mostram as fases que o estado viveu, como os povos indígenas, o poder das armas, a escravidão e o abolicionismo.

12. Passeio Público (Praça dos Mártires)

Praça dos Mártires (pontos turísticos de Fortaleza)
Praça dos Mártires

O Passeio público é a mais antiga praça de Fortaleza. Sua construção deu-se em 1864, tendo recebido diversas denominações ao longo dos anos, até, por fim, ser chamada de Praça dos Mártires.

O espaço é um dos mais importantes da história de Fortaleza e possui uma das mais belas vistas da capital.

De frente para o mar e cercada de história através de tantos outros prédios, como o Museu da Indústria, o Forte Nossa Senhora da Assunção e a Santa Casa de Misericórdia, a praça chama atenção pelo aconchego e calmaria em pleno centro de Fortaleza.

  • Onde? Praça dos Mártires – Centro, Fortaleza.

13. Jardim Japonês

O Jardim Japonês é considerado um dos pontos turísticos mais aconchegantes de Fortaleza.
Jardim Japonês – Fortaleza.

O Jardim Japonês está situado na Av. Beira Mar e é um dos pontos turísticos preferidos dos turistas, por ser super aconchegante e lugar ideal para fazer boas fotos da viagem. O projeto arquitetônico do local é todo inspirado na cultura oriental, com escadarias bem parecidas com as das construções japonesas e iluminação especial.

  • Onde? Av. Beira Mar – Meireles, Fortaleza – CE.

14. Bar do Pirata

Bar do Pirata - Fortaleza. Foto: Bar do Pirata
Bar do Pirata – Fortaleza. Foto: Bar do Pirata

Um dos principais atrativos turísticos de Fortaleza, o Bar do Pirata foi inaugurado ainda na década de 80.

Com fama internacional, a casa abre os trabalhos da semana em plena segunda-feira, que na verdade é o principal dia para se curtir o lugar: conhecida como a segunda feira mais louca do mundo, o Pirata reúne principalmente muitos turistas e alguns residentes para um maravilhoso forró pé de serra.

Situado na região mais turística da cidade, a Praia de Iracema, o local é uma excelente opção para quem está curtindo o calçadão da Beira Mar e quer dar uma esticada, já que em Fortaleza as noturnas costumam fechar na segunda.

12 e1567184528388 - 20 Pontos turísticos de Fortaleza para incluir no seu roteiro de viagem.
Muito forró e arrasta pé no Bar do Pirata. Foto: Bar do Pirata

Embalados por forró pé serra na segunda e também por diversos outros tipos de música e festa,o Pirata ainda recebe peças, quadrilhas e shows musicais variados. A entrada da casa custa em torno de R$ 50,00 e conta também com um cardápio variado de comidinhas e bebidas.

  • Onde? Rua dos Tabajaras, 325 – Praia de Iracema, Fortaleza

15. Beach Park

Beach Park - Fortaleza
Beach Park- atrativo que garante diversão e alegria para toda a família. Fonte: Ministério do Turismo

Ao contrario do que pensa a maioria dos visitantes, o Beach Park não está localizado exatamente em Fortaleza, e sim na sua Região Metropolitana, mais precisamente em Aquiraz.

Visita obrigatória para quem vem ao Ceará, o Beach Park é um dos maiores complexos turísticos do Brasil, com mais de 200.000m2, divididos entre o parque, três resorts e um hotel; além de uma estrutura na praia do Porto das Dunas onde é possível ter uma maravilhosa experiência gastronômica.

As 18 atrações do parque são separadas em três categorias: radicais, moderadas e para toda família. O maior parque aquático da América Latina já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, como quando foi eleito pelos usuários do Trip Advisor como segundo melhor parque aquático do mundo.

Seja viajando com a família, ou até mesmo sozinho, uma visita ao Bech Park é o seu passaporte para a diversão.

  • Onde? R. Porto das Dunas, 2734, Porto das Dunas – Aquiraz

16. Praia de Iracema

O monumento Iracema Guardiã é um dos símbolos da Praia de Iracema e de Fortaleza.
O monumento Iracema Guardiã é um dos símbolos da Praia de Iracema e de Fortaleza.

A Praia de Iracema é um dos principais e mais badalados pontos turísticos de Fortaleza.

Carregado de muita historia, o famoso bairro boêmio da capital segue como principal cartão postal da cidade, contemplando diversos tipos de lazer, entre gastronomia, entretenimento, práticas de esporte e outros diversos espaços pela praia, que juntos formam um encantador e acolhedor lugar para visitantes e residentes.

Feirinhas de artesanato e outras mercadorias também fazem parte dos atrativos para quem visita a Praia de Iracema. O burburinho é maior à noite, mas durante o dia, claro, não faltam pessoas aproveitando para pegar um belo bronzeado nas areias da praia.

Por ser considerado um dos principais bairros turísticos da cidade, grande parte da oferta hoteleira de Fortaleza fica por aqui, bem em frente ao calçadão da Beira- Mar.

17. Estoril

Estoril, Praia de Iracema Fortaleza. Pontos turísticos de Fortaleza.
O Estoril, na Praia de Iracema, é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza.

O Estoril de Fortaleza é mais uma construção histórica que além de impressionar pela beleza, ajuda a contar a história da cidade.

Sendo a primeira construção de grande porte próxima ao mar na capital, o Estoril já passou por muitas transformações e teve diversas utilizações diferentes de seu espaço.

O prédio hoje abriga a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (Setfor) mas que ainda é aberto a visitação do público com eventos e feiras pontuais, já foi cassino dos soldados americanos na segunda guerra, Vila Morena, bar e restaurante, onde fez sua principal fama nas noites de Fortaleza até poucos anos atrás, com música ao vivo, noites temáticas e recebendo bloquinhos no pré carnaval da cidade.

O entorno do Estoril possui também diversas casas noturnas, facilitando o trânsito intenso de pessoas pela Rua dos Tabajaras e paralelas na época de seu auge como bar e restaurante. No mais, hoje, sediando a Setfor, o espaço abre para eventos, feiras gastronômicas e de artesanato, shows musicais e eventos temáticos no prédio.

  • Onde? Rua dos Tabajaras, 397, Praia de Iracema, Fortaleza 

18. Praça do Ferreira

Praça do Ferreira, centro de Fortaleza. Pontos Turísticos de Fortaleza.
A Praça do Ferreira é considerada por muitos como o coração de Fortaleza. Foto: Levarti

Considerada o coração de Fortaleza, a Praça do Ferreira abriga muitas Fortalezas em um só lugar, assim como muitas histórias.

Desde o hotel mais importante da história da cidade, ao Cinema mais belo e luxuoso, a pastelaria mais histórica e o episódio que originou a famosa vaia cearense, bem como o palco aberto de muitos artistas de rua e vendedores ambulantes.

A praça ainda encaminha o turista a muitos outros pontos turísticos e históricos de Fortaleza, e é ponto principal do centro histórico da cidade, sendo assim, quem curte passeios históricos não pode deixar de visitar o local.

  • Onde? R. Floriano Peixoto – Centro, Fortaleza 

19. Centro Cultural Banco do Nordeste

Um dos principais centros culturais de Fortaleza e já consolidado no mapa cultural e artístico da cidade, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) promove desde 1998 atividades ligadas a arte, cultura e outros saberes.

Localizado no centro de Fortaleza, o local oferece ainda tours pelos espaços culturais e outros museus da região central da cidade. São quatro andares de espaços para exposições itinerantes ou permanentes, biblioteca e um teatro.

Onde? R. Conde d’Eu, 560 – Centro, Fortaleza

20. Mercado dos Pinhões

Mercado dos Pinhões - Fortaleza
Mercado dos Pinhões – Fortaleza

O Mercado do Pinhões é primordialmente necessário para quem respira cultura, manifestações populares, arte e feirinhas.

Num espaço com toda a estrutura de ferro na cor verde, que é sua marca registrada e que, de longe é visto por sua esplendorosa forma, o Mercado é um dos queridinhos da juventude de Fortaleza, assim como inesquecível para quem visita o local.

Semanalmente ocorrem também shows musicais de ritmos diversos como chorinho, samba, forró, dentre outros. Feiras orgânicas, de gastronomia e até eventos de moda e design embalam a programação local. Ou seja, sempre tem algo para fazer no Mercado dos Pinhões.

  • Onde? Praça Visconde de Pelotas, S/N – Centro
Gostou? Compartilhe nas suas Redes Sociais! :)